Institucional

Uma gestão comunitária

Professor Isidoro Zorzi encerra sua gestão à frente da reitoria da UCS no dia 2 de maio, tendo atingido sua meta de promover mudanças necessárias na Instituição com o apoio da comunidade acadêmica e em consonância com o Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS). Na sua primeira gestão, de 2006 a 2010, ao ser empossado, enfatizou: "Me preparei para este cargo não apenas nos últimos meses, ou nos últimos quatro anos. Em quase 40 anos pensei, imaginei e planejei soluções para problemas da Instituição. Sou professor da Universidade desde o ano de sua criação e agora a Universidade começou a entrar numa nova era, de mudanças. O lema que escolhi para esta gestão - Ensino, Pesquisa e Extensão - dirige sua atenção para o papel da Universidade e seus fins".

Os passos apressados pelos corredores da UCS e a seriedade estampada em seu rosto são as marcas que o filósofo, sociólogo e cientista político Isidoro Zorzi exibe nos 47 anos dedicados à Instituição.

No ano da criação da Universidade, em 1967, Zorzi ingressou como professor de Sociologia, atividade que procurou conciliar com cargos públicos, como na Secretaria Municipal de Habitação e Ação Social de Caxias do Sul (nos anos de 1973 a 1980 e 1983 a 1988), a convite dos prefeitos Mário Bernardino Ramos, Mansueto Serafini Filho e Victório Trez e, de 2005 a 2006, de José Ivo Sartori.

Na Universidade, além da implantação do curso de Serviço Social, do qual foi coordenador entre 1976 e 1980, o professor Zorzi atuou no processo de regionalização da Instituição, aprovada pelo MEC em fevereiro de 1993, e participou, como representante da UCS, da coordenação do Comitê Técnico da Aglomeração Urbana do Nordeste Gaúcho, do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas do Comitê do Caí. Presidiu o Fórum Estadual e o Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, além de atuar como assessor da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional.

Mas foi como reitor da Universidade de Caxias do Sul, em duas gestões - 2006 a 2010 e 2010 a 2014 - que procurou implementar uma administração baseada nos princípios da pluralidade e do respeito às pessoas, priorizando sempre a Instituição e seus fins: ensino, pesquisa e extensão.

Direcionando a UCS para novos tempos

Em seus oito anos de gestão, professor Zorzi, com sua equipe diretiva, enfatizou a premissa básica de sua administração: UCS e FUCS não são entidades concorrentes. "Elas constituem uma só instituição, como se fossem as duas faces da mesma moeda. São distintas, mas não separadas. A FUCS é a forma da UCS e a UCS é a substância da FUCS, como o recipiente e o conteúdo. Uma não existe e nem funciona sem a outra: são duas instâncias de poder. A primeira é de natureza normativa e a segunda é operacional. O êxito da Instituição até aqui alcançado foi resultado da convivência harmoniosa e equilibrada entre essas duas instâncias de poder."

E coube à equipe de gestão direcionar a função social da Universidade: no ensino, na pesquisa e na extensão. O professor Zorzi entende que "a Universidade é uma agência de conhecimento e deve ser de interesse social, priorizando cursos e pesquisas que tragam respostas e resultados às demandas da sociedade."

Entre as principais ações desencadeadas estão:

  • a inversão de prioridades da Vila Olímpica, tendo sua estrutura direcionada, prioritariamente, para uso dos alunos e para atender o esporte de formação, através das escolinhas de base;
  • o alinhamento da filantropia, enquadrando as atividades institucionais da gratuidade e da responsabilidade social aos critérios e requisitos da legislação em vigor, canalizando os recursos para bolsas de estudo a alunos carentes. Hoje são mais de 3.500 bolsas ProUni, 953 bolsas FUCS e 3 mil alunos pelo FIES;
  • a modernização dos currículos com vistas à formação técnica, humanística e cidadã dos egressos e buscando o alinhamento com as universidades modernas. Os currículos dos cursos tornaram- se mais flexíveis e interdisciplinares;
  • a valorização dos professores e funcionários, com a discussão e implantação do Plano de Carreira dos Docentes e a elaboração e aprovação pelo Conselho Diretor do Plano de Cargos e Salários dos Funcionários, cuja implantação está prevista no orçamento de 2014;
  • a reestruturação acadêmica, com a criação de novas unidades acadêmicas, a extinção dos departamentos e de três pró-reitorias
  • permanecendo a Pró-reitoria Acadêmica, a de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico e a Diretoria Administrativa e Financeira;
  • a criação de novos cursos de graduação na Cidade Universitária, nos campi e núcleos universitários, além da ampliação de ofertas de cursos também nas unidades da região;
  • a qualificação da pós-graduação, com a organização da pesquisa, agrupando os pesquisadores em Núcleos de Pesquisa e Núcleos de Inovação e Desenvolvimento, base para futuros cursos de pós-graduação stricto sensu;
  • melhorias e ampliações na infraestrutura física de laboratórios, prédios e equipamentos, bem como a qualificação da estrutura do Hospital Geral: um hospital de assistência, ensino e pesquisa, que atende 100% pelo SUS a população dos 49 municípios da 5ª Coordenadoria Regional da Saúde;
  • certificação de 12 laboratórios, credenciando-os para a prestação de serviços técnicos;
  • a modernização da gestão, com a implantação do Sistema de Informações Gerenciais (SIG). Iniciou o funcionamento do Portal Acadêmico - UCS Virtual e o AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem. Em 2008, a matrícula dos alunos passa a ser online, processo desenvolvido pelos técnicos da Instituição.
Avaliações positivas do MEC na graduação

Conceito 4 na Avaliação Externa Institucional do MEC. Esse é outro ponto positivo da UCS. Avaliadores do Ministério da Educação visitaram, em agosto de 2013, as instalações físicas e as condições de oferta do ensino, da pesquisa e da extensão. Analisaram documentos e fi zeram reuniões com gestores, professores, alunos, funcionários e representantes da comunidade. A avaliação prevê conceitos que vão de 1 a 5 e o conceito 4 obtido pela UCS significa que a Instituição tem um bom perfil de qualidade e está além do que expressam os referenciais estabelecidos pelo MEC para o credenciamento das universidades. Entre os itens avaliados pelo MEC, a UCS obteve conceito máximo (5) em: Políticas de ensino (graduação e pós-graduação), pesquisa e extensão; Infraestrutura e Responsabilidade Social.

Hospital Geral

Nesta gestão, houve uma integração efetiva entre o Hospital Geral (HG) e a academia. O HG abriga 12 Programas de Residência Médica, que oferecem 39 vagas anuais a egressos de Medicina. Além dos 68 residentes, cerca de 500 acadêmicos dos cursos de graduação realizam atividades, por meio de estágios curriculares ou aulas práticas todos os dias. O quadro funcional é composto por 960 colaboradores.

Atualmente, o Hospital passa por obras de ampliação. Um prédio contíguo ao atual vai abrigar a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON). O espaço vai contar com serviços de quimioterapia, hematologia e radioterapia para tratamento adulto e pediátrico, com atendimento exclusivo pelo SUS. As obras de ampliação do HG são resultado da parceria entre o município de Caxias do Sul, o Governo do Estado e a UCS. Estas obras irão permitir a duplicação da capacidade já instalada, além da implantação do Hospital Materno-Infantil.

Centro de Teledifusão Educativa

O Centro de Teledifusão Educativa - Cetel é um espaço científico, pedagógico, cultural e instrumento de interação com a Sociedade. Com a UCS TV, em Caxias do Sul - com sinal que atinge mais de 30 municípios da região, - e três emissoras de rádio FM, em Caxias do Sul (106.5), em Bento Gonçalves (89.9) e em Vacaria (106.1), a Universidade comunica-se com a sociedade. Desde 2010, a UCS TV é parceira do Canal Futura, ampliando o compromisso de promover a educação e cultura.

Centro Tecnológico Universidade de Caxias do Sul

Com uma proposta educacional alinhada à filosofia e aos princípios da Fundação Universidade de Caxias do Sul, o Centro Tecnológico Universidade de Caxias do Sul (CETEC) é uma escola de Ensino Médio, que conjuga educação profissional e iniciação científica. Com unidades em Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Veranópolis, o CETEC ampliou, em 2011, sua atuação em Caxias do Sul, implantando uma unidade no Bairro Santa Fé. O CETEC Santa Fé se constitui numa proposta de Ensino Médio alicerçada no caráter comunitário e filantrópico da Instituição.

Administração democrática e responsável

O reitor Zorzi e sua equipe, sem inventar a roda ou fazer a política da "terra arrasada", deram continuidade às mudanças necessárias para fortalecer e consolidar a instituição como protagonista do desenvolvimento sustentável da região. As metas definidas foram atingidas: a modernização e descentralização da gestão; a consolidação do caráter comunitário e filantrópico da UCS; a manutenção do controle das finanças e dos investimentos nos fins da universidade; a reestruturação da Vila Olímpica; a ampliação dos espaços e de equipamentos para a modernização de laboratórios; e a reestruturação do Centro de Teledifusão Educativa (Cetel), enquadrando-o na legislação que regula o funcionamento das rádios e TVs educativas.

Consolidação da Universidade Comunitária

Há 47 anos na UCS, acompanhando a luta pelo reconhecimento de uma Universidade Comunitária da Serra, Isidoro Zorzi também tem mais um motivo a comemorar no final de sua gestão como reitor: a Lei Federal 12.881/2013 que cria as Instituições Comunitárias de Ensino Superior. "Com a normatização deste novo modelo de Instituições de Ensino Superior, nasce o perfil da universidade pública não estatal. Como é a UCS", enfatiza. "Já apresentávamos os critérios de adequação exigidos pela lei. Mas, éramos considerados apenas como instituição privada. Com as novas definições, tanto a comunidade como a própria instituição de ensino se fortalecem". O novo regramento possibilitará às comunitárias participarem da destinação de recursos públicos, através de editais até então reservados com exclusividade às instituições estatais (federais), além de facilitar a celebração de convênios com órgãos estatais.

Conceitos elevados nos programas de pós-graduação

Em dezembro do ano passado, a gestão do professor Zorzi também pode comemorar os resultados da avaliação trienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), órgão do Ministério da Educação, que responde pelo Sistema de Pós-Graduação no país.Todos os programas da UCS tiveram avaliações positivas e cinco deles - Administração, Direito, Educação, Turismo e Materiais - elevaram o conceito dos seus cursos, passando de 3 para 4 e 5.

Estes resultados confirmam o acerto da decisão, no início da gestão, de priorizar a pesquisa e a pós-graduação stricto sensu como a diretriz do Planejamento Estratégico da UCS. Em oito anos, o número de cursos de mestrado e doutorado foi triplicado, o que, sem dúvida, se deve à qualidade da pesquisa que se faz na Instituição e ao empenho dos professores pesquisadores na missão de abrir novos programas. Os pesquisadoras foram agrupados por temas afins, dando origem aos Núcleos de Pesquisa (são 20) e os Núcleos de Inovação e Desenvolvimento (são 18).

Quem é Isidoro Zorzi

Isidoro Zorzi nasceu em 16 de agosto de 1942 na localidade de Travessão Paredes, em Flores da Cunha, que hoje pertence ao Município de Nova Pádua. É o mais velho dos 14 fi lhos de José Zorzi e Ana Simionatto. Seus primeiros estudos foram feitos na Escola Municipal Carlos Gomes e, aos 12 anos, ingressou no Seminário Nossa Senhora Aparecida, de onde saiu em 1961 para cursar Filosofia no Seminário Maior de Viamão. O Bacharelado e Licenciatura em Filosofia acabou por ser concluído em 1965, na Universidade Católica de Pelotas. Professor da UCS a partir de 1° de março de 1967 e reitor de 2 de maio de 2006 a 1° de maio de 2014. Em novembro de 2006, recebeu o título de Cidadão Caxiense da Câmara Municipal de Vereadores de Caxias do Sul.

A UCS hoje
  • 84 cursos de graduação, com 94 habilitações e 223 opções de ingresso.
  • 13 Programas de pós-graduação stricto sensu com 14 mestrados e 4 doutorados.
  • 70 cursos de especialização.
  • 37 mil estudantes matriculados na graduação, pós-graduação e extensão.
  • 250 estudantes de graduação com bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (101 com financiamento do CNPq).
  • 3.000 estudantes inscritos no Programa de Financiamento Estudantil - FIES.
  • 3.638 estudantes com bolsas do Programa Universidade para Todos - ProUni.
  • 953 alunos com bolsas FUCS.
  • 125 estudantes já participaram do Programa Ciência sem Fronteiras, desde 2012. Atualmente 82 alunos da UCS participam do programa.
  • 63 acadêmicos desenvolvem intercâmbio no exterior.
  • 86 alunos estrangeiros dos cinco continentes estão na UCS.
  • 47 bolsas e 92 taxas da CAPES para estudantes de mestrado e doutorado.
  • 1,1 mil professores.
  • 1.090 funcionários.
  • 800 laboratórios.
  • 500 salas de aula.
  • 20 Núcleos de Pesquisa.
  • 18 Núcleos de Inovação e Desenvolvimento.
  • 103 Grupos de Pesquisa cadastrados no CNPq.
  • 53 registros de patentes no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual - INPI.
  • 12 bibliotecas, que somam mais de 1 milhão de exemplares e um acervo eletrônico com mais de 10 mil livros-texto.

Fotos de Berenice Stallivieri, Cadinho Andrade, Claudia Velho, Daiane Nardino, Daniela Schiavo, Douglas Trancoso, Hugo Araujo, Jonas Ramos e Sabrina de Almeida.



Revista UCS - Publicação da Universidade de Caxias do Sul, de caráter jornalístico para divulgação das ações e finalidades institucionais, aprofundando os temas que mobilizam a comunidade acadêmica e evidenciam o papel de uma Instituição de Ensino Superior.

O texto acima está publicado na décima edição da Revista UCS que já está sendo distribuída nos campi e núcleos.

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