O contato com adolescentes, com a comunidade escolar, com a gestão da educação e com a formação de professores, aliado às particularidades da infância simples que carrega consigo até hoje, foram pontos determinantes e impulsionadores para a professora e pesquisadora Nilda Stecanela construir sua carreira.
Doutora em Educação e membro do corpo docente do Programa de Pós-graduação em Educação da UCS, Nilda desenvolve pesquisas sobre juventude e processos educativos. "Entendo a educação como um processo de socialização e que não acontece somente na escola. Talvez esteja aí a explicação do meu interesse pelo estudo das dimensões históricas e culturais das instituições e das políticas educacionais, tendo a voz e as trajetórias dos sujeitos que as protagonizam como matéria-prima para reflexão", relata.
A convivência com os jovens, fato corriqueiro quando exercia a direção da Escola Municipal Dolaimes Stedile, e sua atuação como professora em outras escolas públicas municipais de Caxias do Sul a incentivaram a ampliar seus conhecimentos na área de pesquisa em que atua. Foram essas experiências que a conectaram com os cenários da educação popular. "Foi neste período que decidi ampliar meus limites explicativos sobre o cotidiano da educação básica. Os estudos em nível de pós-graduação apontavam possibilidades de agregar, de modo mais intencional, a teoria às dimensões do vivido e do percebido na atuação docente", relembra Nilda, que é graduada em Licenciatura Curta em Ciências pela UCS e Ciências Biológicas pela Unisinos.
Ousadia e determinaçãoNos últimos meses, seus hábitos passaram por uma grande mudança. Nilda está em Londres, na Inglaterra, desenvolvendo seus estudos de pós -doutoramento no Institute of Education, na University of London, onde fica até agosto deste ano. "Para além do investimento pessoal e da ousadia em realizar estudos em país de língua inglesa, especialmente advinda da área da educação, está a valorização de nossa própria Instituição de origem", enfatiza ao complementar que continua a ministrar aulas, a orientar, e a coordenar projetos e cursos. "Felizmente, as tecnologias nos aproximam."
Uma rotina adaptadaSão 32 anos de docência, sendo 12 concomitantes com o Ensino Superior. Aliar os compromissos nestes dois segmentos é um desafio diário para a professora, que busca conciliar a formação docente e de pesquisadores com os desafios que acompanham a educação. Em seu currículo, diversas publicações reafirmam o seu compromisso com a temática trabalhada ao longo dos anos de pesquisa.
A intensa rotina de trabalho não a impede de conviver com a família. Mãe de uma arquiteta e de uma psicóloga, são pequenas ações em conjunto que as aproximam no dia a dia. "Não abrimos mão de algumas coisas e a qualidade de tempo que passamos juntas é muito intensa, seja assistindo filmes, preparando as refeições ou viajando", destaca a pesquisadora ao citar o jogo de cartas com o pai e o café da tarde com a mãe e a irmã aos domingos. "Na agenda do final de semana ainda consta uma visita à horta da família."
(Texto: Wagner Junior de Oliveira)
Revista UCS - Publicação da Universidade de Caxias do Sul, de caráter jornalístico para divulgação das ações e finalidades institucionais, aprofundando os temas que mobilizam a comunidade acadêmica e evidenciam o papel de uma Instituição de Ensino Superior.
O texto acima está publicado na décima edição da Revista UCS que já está sendo distribuída nos campi e núcleos.