Por uma universidade de excelência

Por Evaldo Antonio Kuiava, reitor da Universidade de Caxias do Sul

Numa história quase cinquentenária, professores, funcionários e entidades ligadas à UCS deram significativa contribuição para sua estruturação e consolidação enquanto uma universidade comunitária. De fato crescemos, ampliamos, diversificamos e nos tornamos referência. Vivemos uma fase de exclusividade no meio educacional do ensino superior e ocupamos hoje um lugar de destaque. Nesse sentido, o sentimento é de orgulho pela nossa Universidade e de agradecimento pelo empenho de todos que nos antecederam.

Mas o cenário atual evidencia profundas transformações em todas as esferas da sociedade. Essas transformações constituem um desafio contínuo a todos os envolvidos em processos institucionais, pois exigem que visões de mundo, formas de gestão e relacionamento sejam submetidos a permanente análise crítica. A Universidade não fica imune às mudanças. Nesse sentido, cabe à Universidade pensar a si mesma! Pensar e repensar sua visão de conhecimento, seu papel social, sua participação na resolução dos problemas do mundo, seu modelo pedagógico, sua forma de fazer educação e de promover o desenvolvimento.

Acreditamos que de forma planejada e coletiva, com regras claras e justas, com a valorização das pessoas que aqui desenvolvem seus projetos de vida, poderemos construir uma Universidade contemporânea, sintonizada com seu tempo e projetada para além dele; comprometida com a excelência acadêmica tanto no ensino como na pesquisa, com uma pedagogia inovadora e atraente, construindo programas e projetos articulados interdisciplinares, a partir de uma visão sistêmica.

Acreditamos, ainda, que é necessário fomentarmos a cultura da inovação científica e tecnológica, qualificarmos as relações internas e externas com respostas rápidas, competitivas e éticas. É por isso que nossa proposta de gestão é de um modelo compartilhado que possibilite esse tipo de respostas.

Em vista da excelência, consideramos importante a definição de uma estrutura organizacional e funcional clara, adequada às necessidades e aos objetivos institucionais, com indicadores que permitam a tomada de decisão. Na dinâmica hodierna a capacidade de reorganização constante permite à Universidade adaptar-se ao estado de evolução da ciência e da tecnologia e aos interesses da sociedade. Assim, devemos estar dispostos a rever os processos, a aculturar a Instituição para a integração do planejamento e do orçamento, a sermos ágeis com a relação com o mercado e abertos às parcerias, a aproximar a gestão da academia, a qualificar a equipe de gestores e professores, a consolidar políticas e a modernizar a infraestrutura.

Nesse sentido, convidamos a todos a colaborarem nesse processo de mudança e a renovarem o sentimento de pertença à Universidade. Contamos com a participação e com a contribuição de todos.

Professor
Evaldo Antonio Kuiava
Reitor da Universidade de Caxias do Sul



Revista UCS - É uma publicação mensal da Universidade de Caxias do Sul que tem como objetivo discutir tópicos contemporâneos que respondam aos anseios da comunidade por conhecimento.

O texto acima está publicado na décima primeira edição da Revista UCS que já está sendo distribuída nos campi e núcleos.

Veja outras matérias da Revista.