Por VAGNER ESPEIORIN | vaespeio@ucs.br
Foto Claudia Velho
A aparência lembra uma farmácia comum, daquelas que existem aos montes no centro da cidade. Mas não é apenas isso. Localizada no bloco S, na Cidade Universitária, a Farmácia Escola vai além da comercialização de medicamentos a qualquer um que necessite, não apenas à comunidade acadêmica. Atrás das gôndolas e das paredes, o espaço de 300m² abriga laboratórios responsáveis por produzir remédios e cosméticos manipulados. A infraestrutura, que completa 10 anos em novembro, tem a missão de auxiliar os alunos durante a realização dos estágios curriculares e de outras ações de ensino.
"Aqui, adquiri experiência na manipulação de medicamentos", afirma a estudante do curso de Farmácia Fernanda Grandi, de 29 anos. Em estágio curricular, Fernanda iniciou as atividades em outubro do ano passado. Gostou e permanece até hoje. No final do ano, deve concluir o curso e além da teoria levará para o mercado os conhecimentos práticos.
Apesar das ações de ensino, a Farmácia Escola tem ainda outros objetivos, como o de desenvolver parcerias com instituições públicas no cuidado à saúde. É assim com o Hospital Geral, por exemplo. "Temos nossa própria formulação e fornecemos alguns medicamentos para o Hospital Geral, principalmente, soluções orais para o setor neonatal", explica Camila Romana Dalpiccoli, que é a farmacêutica responsável pela unidade. Cabe à Camila auxiliar os alunos que passam pela Farmácia Escola.
E com ela, os jovens aprendem que todo cuidado é precioso na hora de dar vida a um produto. A começar pela entrada. Há uma preparação para quem pretende seguir pelos corredores que levam aos laboratórios de manipulação.
Touca, avental, calça, máscara e propé (tecido que envolve os calçados) são alguns dos aparatos exigidos para a entrada. O local segue uma legislação rigorosa estabelecida por órgãos reguladores, além de se manter fiel às Boas Práticas de Manipulação em Farmácias. A cautela se estende além dos procedimentos. Os produtos utilizados para a criação de medicação passam por exames de controle de qualidade, em que são avaliados as propriedades dos princípios ativos e dos demais compostos. "Tratamos de medicação. Todo cuidado é necessário", afirma Camila.
"A farmácia manipula medicamentos, cria homeopáticos e ainda comercializa industrializados", ressalta o coordenador do curso de Farmácia, professor Diego Gnatta. Ao lado das atividades de ensino e das parcerias públicas, a Farmácia Escola também presta serviços externos à comunidade, mas o público universitário é o maior beneficiado. Alunos, docentes e funcionários ganham descontos na compra de medicamentos industrializados e até mesmo nos manipulados.
Revista UCS - É uma publicação mensal da Universidade de Caxias do Sul que tem como objetivo discutir tópicos contemporâneos que respondam aos anseios da comunidade por conhecimento.
O texto acima está publicado na décima terceira edição da Revista UCS que já está sendo distribuída nos campi e núcleos.