A ciência contemporânea progride com uma rapidez cada vez mais acelerada, apresentando novas teorias que corrigem, modificam e ampliam o conhecimento existente, possibilitando a inovação nas aplicações tecnológicas. Esse progresso acelerado é decorrente dos altos investimentos em pesquisa científica desenvolvida pelos grupos de pesquisa nas universidades, nos institutos de pesquisa autônomos subsidiados por organizações privadas e agências e institutos governamentais.
Já está consolidada a visão de que a pesquisa assume uma função vital na vida e na missão de uma universidade, pois o ensino de qualidade deve alimentar-se permanentemente com e da pesquisa. Um ensino desvinculado da pesquisa corre o risco de estar rapidamente superado, não apenas porque poderá estar trabalhando com um conhecimento sucateado, mas também porque está desvinculado da possibilidade de desenvolver no aluno as competências e habilidades básicas de aprendizagem proporcionadas pela vivência dos processos de investigação científica. Isso permite afirmar que não pode haver excelência na qualidade do ensino se ele não estiver associado à pesquisa.
Não existe universidade sem pesquisa. Entendo por pesquisa não apenas a ação do professor buscar o conhecimento já desenvolvido e presente nos manuais, dominá-lo e sistematizá-lo para utilizá-lo no processo de ensino-aprendizagem. Somente isso não basta na universidade. Esse é apenas o primeiro passo para o desenvolvimento da aprendizagem. E, muitas vezes, até é o suficiente para determinados estágios de um bom ensino. A pesquisa, porém, no stricto sensu do termo, vai além disso. Ela decorre da capacidade de aprender a mapear o conhecimento teórico existente, apropriar-se do estado da arte, perceber questões problemáticas e cruciais sobre as quais se debruçam os pesquisadores e aprender a construir um referencial teórico que sirva de fundamentação para o desenvolvimento da atividade criativa para construir e testar criticamente soluções para esses problemas.
A pesquisa vai além do já produzido, superando-o, inovando-o. Trabalha com o processo de produção de novos conhecimentos. E essa é a essência que caracteriza uma universidade que atua com pesquisa, tornando mais qualificado seu ensino, pois, por ser um laboratório permanente de produção de conhecimento, oportuniza ao aluno a convivência com o professor pesquisador, participando dos ambientes e com os processos de investigação científica interdisciplinares, com o conhecimento novo e com oportunidades de desenvolver habilidades e competências direcionadas à identificação e à resolução de problemas. É uma oportunidade ímpar de capacitação que o acadêmico adquire para se tornar um competente profissional na atual sociedade do conhecimento.
A Universidade de Caxias do Sul, atualmente, possui 205 docentes pesquisadores desenvolvendo 311 projetos de pesquisa junto aos 17 Núcleos de Pesquisa (NPs) e 16 Núcleos de Inovação e Desenvolvimento (NIDs), e atuando nos 14 Programas de Mestrado e nos 4 de Doutorado, em suas diversas linhas de pesquisa. Em todos esses Programas, do total dos 542 alunos, 219 são bolsistas de Mestrado e de Doutorado. Além desses, há também 231 bolsistas de iniciação científica dos cursos de graduação, bem como bolsistas de ensino médio que participam como pesquisadores juniores ou auxiliares nos processos de investigação na maioria dos projetos executados na Universidade.
Cabe à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPPG), juntamente com os grupos de pesquisadores dos diversos Centros, identificar e estabelecer as prioridades dos investimentos que devem ser feitos na pesquisa e pós-graduação referente aos mestrados e doutorados da UCS. Além disso, coordenar e articular, juntamente com os coordenadores dos cursos de mestrado e doutorado e com a Câmara de Pesquisa e de Pós-Graduação, os processos de gestão dessas atividades, como a seleção e a capacitação permanente de seus docentes/pesquisadores, a internacionalização de seus programas de pós- -graduação e de seus projetos de pesquisa, por meio das parcerias com programas e com pesquisadores de instituições de renome internacional, a busca e a obtenção de financiamento externo para a pesquisa, a obtenção e a gestão das bolsas de mestrado e doutorado e de iniciação científica para os alunos e a avaliação da produção científica e de suas respectivas publicações.
Professor Doutor
José Carlos Köche
Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação
Revista UCS - É uma publicação mensal da Universidade de Caxias do Sul que tem como objetivo discutir tópicos contemporâneos que respondam aos anseios da comunidade por conhecimento.
O texto acima está publicado na décima quarta edição da Revista UCS que já está sendo distribuída nos campi e núcleos.