ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL CONSTITUI-SE EM UM IMPORTANTE DESAFIO PARA O FUTURO DAS PRÁTICAS DE ENSINO
CRISTINA BEATRIZ BOFF | cbboff@ucs.br
É NO AMBIENTE ESCOLAR QUE CRIANÇAS E ADOLESCENTES AMPLIAM SUAS RELAÇÕES SOCIAIS, CONFRONTAM SUAS VIVÊNCIAS, DESENVOLVEM E CORRIGEM O QUE APRENDERAM EM CASA. A ESCOLA POSSIBILITA E ESTIMULA A FORMAÇÃO DE NOVAS HABILIDADES E CAPACIDADES |
A preocupação com a garantia do direito ao acesso à educação cresce à medida que o Brasil passa a contar com mais estudantes frequentando a escola. Conforme explica Nilda Stecanela, docente do Programa de Pós-graduação em Educação da UCS e membro do Conselho Municipal de Educação de Caxias do Sul, "através da emenda Constitucional 59/2013, o Brasil passa a figurar como um dos países com maior extensão na obrigatoriedade da frequência à escola: o Estado e a família deverão garantir vagas e a frequência à escola para crianças em idades entre os quatro e os 17 anos. Até 2016, deverão ser adotadas medidas para a efetivação de uma escolarização obrigatória de 14 anos, alargando o direito à educação gratuita para o Ensino Médio".
Várias propostas buscam elevar a qualidade da educação no país. Uma delas é o Programa Mais Educação do Ministério de Educação: a educação integral que amplia a jornada escolar nas escolas públicas para, no mínimo, sete horas diárias. "É importante ressaltar que a educação em tempo integral não se faz somente nos espaços e tempos da escola ou pelos profissionais que nela trabalham, mas agrega um protagonismo transversal de todos os atores da esfera pública e da sociedade civil no sentido de proteger e de educar as gerações em processo de formação", enfatiza Nilda.
A educação integral em jornada ampliada é uma política pública em construção e um grande desafio para gestores educacionais, professores e comunidades: ao mesmo tempo, amplia o direito à educação básica e colabora para reinventar a escola.
O município de Caxias do Sul já conta com experiências orientadas pela Política de Educação Integral em Escola de Tempo Integral. Recentemente, a Universidade de Caxias do Sul e a Prefeitura Municipal acertaram a parceria que oportuniza um espaço de estudos na Cidade Universitária para cerca de 130 crianças - do 6º ao 9º ano - residentes no Loteamento Campos da Serra. São alunos da Escola Integral Governador Leonel Brizola, que desenvolvem atividades pedagógicas, em dois turnos, no Bloco J do Campus Sede.
A secretária municipal de Educação, Marléa Ramos Alves, é uma defensora da Escola de Tempo Integral. Para ela, a parceria com a UCS "oportuniza a semeadura de uma proposta educacional ousada na qual educação básica e academia mesclam saberes e desafiam mestres".
Conforme o reitor da UCS, professor Evaldo Antonio Kuiava, "é possível buscar soluções coletivas, como essa, e pensar em projetos maiores. A Universidade de Caxias do Sul conta com 15 licenciaturas e podemos manter relações mais próximas na formação de professores, pensando em uma escola de aplicação".
Este desafio também se dá na desconstrução das representações clássicas da escola tradicional, revendo concepções e posturas. Nilda Stecanela enfatiza a necessidade de um processo de formação continuada e que "não se negligencie o direito da criança e do adolescente ao convívio com a família, como espaço da casa e com a vida cotidiana da cidade", conclui.
Revista UCS - É uma publicação mensal da Universidade de Caxias do Sul que tem como objetivo discutir tópicos contemporâneos que respondam aos anseios da comunidade por conhecimento.
O texto acima está publicado na décima quarta edição da Revista UCS que já está sendo distribuída nos campi e núcleos.