Ana Laura Paraginski | alparaginski@ucs.br
Fotos de Claudia Velho
A expectativa de vida dos brasileiros vem aumentando progressivamente nos últimos anos e, consequentemente, haverá um constante envelhecimento populacional nas próximas décadas. Segundo a ONU, a expectativa média de vida no Brasil passou de 62,7, em 1980, para 74,6 anos, em 2013. Um aumento de quase 20%. O avanço foi apontado no Relatório de Desenvolvimento Humano 2014 pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em junho deste ano. Segundo o Ministro da Saúde, Arthur Chioro, o crescimento foi possível em razão das medidas de combate à desnutrição, redução da mortalidade materna e infantil, ampliação do acesso a vacinas e medicamentos gratuitos, melhoria do atendimento às mães e bebês, enfrentamento das doenças crônico-degenerativas e das chamadas mortes violentas, entre outras ações na área de atenção básica, urgência e emergência.
Os idosos são hoje 26,3 milhões no Brasil, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número representa 13% da população. A expectativa é que esse percentual aumente e que, em 2060, chegue a 34%, segundo previsão do próprio IBGE.
A UNTI agora é UCS SÊNIORCom o número de idosos aumentando, é bom que a sociedade se prepare para atender esse público. A UCS, com a experiência consolidada de 23 anos da UNTI - Universidade da Terceira Idade, inova e atualiza o posicionamento, que é concebido por referencial teórico de Pedagogia Social. O programa, agora UCS Sênior, atualmente, conta com mais de mil alunos. Para o coordenador do Programa, professor Delcio Antonio Agliardi, a qualidade de vida, em qualquer idade, e de forma especial depois dos 50 anos, se efetiva na convivência humana - um tesouro a ser descoberto, na aprendizagem continuada e significativa, no lazer sério, enfim, no cuidado do corpo e da mente. "As pessoas procuram o UCS Sênior em busca de novas amizades, de experiências de vida, buscam ser proativas para viverem melhor", ressalta Agliardi.
Como ingressar no programa
O Programa UCS Sênior recebe pessoas a partir dos 50 anos. O principal critério, válido para todos os ingressantes, é a vontade de participar e interagir em grupo na realização de atividades que têm como foco principal a Educação e a Longevidade. A escolha é do aluno, a partir de seus interesses prévios, aptidões e objetivos. O Programa oferece uma vasta relação de atividades, organizadas em três grandes áreas: Saúde, movimento e lazer; Atualização e aquisição de novos conhecimentos; Arte e cultura. O período de matrículas para novos alunos é de 08 a 12/12, na Central de Atendimento, junto à Galeria Universitária. Outras informações podem ser obtidas pelo fone (54) 3218.2355. |
Aluna do Programa há mais oito anos, Ana Salete de Oliveira Lain, diz já ter participado de diversas programações do UCS Sênior. Já fez curso de informática, oficina de música, arteterapia, entre outros. "Eu fiz o curso de informática para saber usar o computador, mas eu não gosto muito", comenta Ana. Atualmente, participa do curso Dança e Expressão Corporal e da oficina chamada Licença Poética que propõe a produção de poesias e distribuição em pontos da cidade, como ocorreu durante a última edição da Feira do Livro de Caxias do Sul. "Vou na UCS duas vezes por semana e adoro. Se pudesse iria todos os dias", enfatiza. Para ela, ter qualidade de vida na idade da maturidade é ser saudável, ter bons pensamentos e boas atitudes, sem reclamar da vida. Enfim, manter uma mente sadia.
Há 12 anos, a professora de Informática Andreia Carla Velho Witt presencia o interesse dos idosos em se atualizar e adquirir conhecimentos. "No primeiro dia de aula, ficam um pouco assustados, com medo, mas ao mesmo tempo curiosos. E, com o passar das aulas, vão entendendo o conteúdo e se encantando com a tecnologia", conta. Para ela, é interessante observar a capacidade de aprender e interagir. "Muitos chegam achando que são velhos demais para aprender, mas depois do conhecimento adquirido eles não ficam para trás dos jovens, e não querem mais parar de aprender, querem se sentir inseridos na sociedade das tecnologias de informação e comunicação", ressalta Andreia.
Segundo a professora, muitos procuram os cursos para poder interagir com filhos, netos e amigos através das tecnologias, como computador, smartphones e tablets. "Vem aí um novo idoso, que não fica em casa, que quer buscar conhecimentos, está cheio de energia, embora com limitações", enfatiza.
A professora de Dança e Expressão Corporal do UCS Sênior, Vanessa Bellani Lyra, conta que no início do processo educacional em suas aulas, observa a abertura para o novo, a ansiedade se transforma em acolhida, tanto para as alunas como para a professora. "O encontro com o novo, embora muito desejado, traz ao grupo espanto, cautela e passividade. Em outras palavras, elas movimentam seu corpo exclusivamente numa atitude de cópia dos movimentos da professora. Afinal, reproduzir é, inicialmente, um lugar mais seguro. Posso afirmar, no entanto, que, com o passar das aulas, esses sentimentos iniciais são rapidamente substituídos por outros: autoconfiança, satisfação, relaxamento, vontade de mostrar as possibilidades de seus movimentos a si e ao grupo, sem falar nas demonstrações afetivas que surgem a partir de novos gestos", relata Vanessa.
Ela comenta que, ao escutar as alunas, conclui que suas expectativas em relação às aulas de dança vão ao encontro de vivenciar sensações prazerosas, que lhes provoquem emoções positivas, que por outro lado lhes exijam atenção e superação corporais para a realização dos gestos motores desconhecidos mas que, sobretudo, traga-lhes diversão nesse processo de autoconhecimento. "A saúde (física e mental), também pode ser destacada como um elemento motivador para esse público adepto às aulas regularmente", assinala a professora.
EVOLUÇÃOTanto a evolução do Programa UCS Sênior como a evolução dos alunos é notável. Agliardi comenta que os planos para o Programa estão sendo levados muito a sério pela Instituição. "Aproveitamos toda a estrutura acadêmica e social da UCS para consolidar e ampliar nossas atividades, bem como buscar novas e diferenciadas programações. O domínio das tecnologias de informação e de comunicação é um dos nossos principais focos, bem como poder inserir o aluno nas atividades de graduação e de pós-graduação, sempre pensando que o Programa deve ter um diálogo interdisciplinar", finaliza o coordenador.
De acordo com Vanessa, é possível pontuar avanços significativos em todas as dimensões (física, afetiva, social e cognitiva). "Posso dizer que, após um período regular de aulas, as alunas apresentam melhora em sua coordenação motora, coordenação rítmica, noção tempo/espaço em que ocorrem os movimentos, maior controle dos gestos já conhecidos, domínio de novos gestos, melhora na postura, ganhos em termos de expressão do movimento (dos membros isolados, em conjunto, e também, da expressão facial), melhora da resistência para a execução da aula em sua totalidade, melhora na socialização e nas demonstrações afetivas, melhora na capacidade de memorizar as pequenas sequências, melhora na aceitação/aprendizado de novos estilos de música/dança, outrora desqualificados em seus julgamentos".
Os benefícios vão muito além: as pessoas acima de 50 anos que participam das atividades do UCS Sênior viajam, ampliam seus horizontes distraindo-se e pensando apenas em coisas boas. Outra constatação nesta nova etapa da vida é que é hora de voltar a estudar e ampliar os saberes. Um exemplo disso é que, em 2014, mais de 15 mil idosos se inscreveram no ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio, um sinal importante de que esse público está cada vez mais interessado em aprender e buscar qualidade de vida.
Revista UCS - É uma publicação bimestral da Universidade de Caxias do Sul que tem como objetivo discutir tópicos contemporâneos que respondam aos anseios da comunidade por conhecimento.
O texto acima está publicado na décima quinta edição da Revista UCS que já está sendo distribuída nos campi e núcleos.