Universidade: um ecossistema com base no conhecimento e na inovação

A missão de uma universidade está geralmente associada à criação, sistematização e socialização do conhecimento. E, mais comumente, isso se traduz em novas patentes de produtos e processos, na publicação de livros e artigos, na criação de metodologias e ambientes promotores do conhecimento, na transformação das práticas pedagógicas, no desenvolvimento de tecnologias, na mudança de paradigmas sobre o modo de ver o mundo, a sociedade e a ciência.

Como instituição de vanguarda, cuja missão é exatamente "Produzir, sistematizar e socializar o conhecimento com qualidade e relevância para o desenvolvimento sustentável", a Universidade de Caxias do Sul projeta para seus alunos uma formação integral, que, ao envolver todas as dimensões do desenvolvimento humano, favorece a constituição de um sujeito capaz de dar conta, com seus conhecimentos, habilidades e criatividade, dos desafios que o mundo lhe apresenta cotidianamente. Um mundo, onde a inovação é cada vez mais necessária e atitudes empreendedoras - no plano pessoal e profissional - são cada vez mais valorizadas.

Empreender é um conceito que surge no campo da economia e rapidamente invade a área comportamental. Pode significar "acreditar em uma ideia", "perseguir um objetivo", ou "vontade de fazer diferente". Há quem fale em "cultura empreendedora", que no âmbito das organizações está associada à produtividade nos negócios. Na universidade, preferimos pensar em formação para empreender, como mais uma possibilidade da qual os estudantes podem lançar mão durante a sua trajetória acadêmica. Presente em grande parte de seus cursos, a formação para empreender pode, num nível maior ou menor, favorecer ou complementar habilidades, competências e interesses específicos de alunos de todos os cursos e de todos as áreas.

Hoje, já se sabe que o empreendedorismo não é uma característica pessoal - como a cor dos olhos, por exemplo - e já existem metodologias que permitem apreender habilidades e competências empreendedoras. Empreender exige criatividade, interesse pelo conhecimento, capacidade de aprendizagem e dedicação à pesquisa. Exige ousadia para pensar "fora do quadrado" e identificar o novo, o que ainda não foi feito. Exige, principalmente, coragem para encarar o erro e o fracasso como parte da aprendizagem.

Assim como "uma andorinha sozinha não faz verão", empreender e inovar são verbos que se conjugam no plural. Estabelecer relações de cooperação entre muitos atores (pessoas, empresas, universidades), com confluência de interesses, aponta para o que hoje se define como inovação aberta ou inovação em rede, com a conjugação de ideias, pensamentos, processos e pesquisas abertos, que surgem dentro ou fora das organizações e são processadas em um intercâmbio produtivo onde o capital intelectual de uma universidade pode assumir o protagonismo desse processo.

A atual gestão universitária trabalha para o alinhamento e conjugação de programas e ações que visam à formação de um profissional empreendedor e inovador, com espírito investigativo e capacidade criadora. Ao ingressar na Universidade, o aluno passa a fazer parte de um ecossistema, baseado na interdisciplinaridade dos saberes, no acesso à pesquisa avançada que se realiza nos programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, nos núcleos de Pesquisa e de Inovação e Desenvolvimento, nas centenas de laboratórios da Instituição, na convivência com pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento.

Com a criação do Programa Institucional de Empreendedorismo, esse tema passa a fazer parte do currículo dos cursos de graduação e uma equipe de professores já vêm atuando como facilitadores de metodologias integradoras que preparam o aluno para saber como empreender uma ideia ou projeto inovador. Ideias inovadoras surgem pela multidisciplinaridade, interação e transversalidade do conhecimento, por isso as metodologias da disciplina de Empreendedorismo se baseiam na atuação interativa, com a formação de equipes - com estudantes de cursos e áreas diferentes - onde cada um tem uma contribuição importante para o desenvolvimento de uma ideia, seja ela um novo negócio, um projeto inovador numa empresa ou uma ação de impacto social.

A UCS está efetivamente num ecossistema de conhecimento, empreendedorismo e inovação que promove a interação entre estudantes, professores, pesquisadores, funcionários e sociedade, na perspectiva de fomentar novas oportunidades de desenvolvimento social, econômico, científico e tecnológico baseadas no Conhecimento e na Inovação. Realidade que confirma as pesquisas que colocam a UCS como a 2ª em inovação e a 9ª em pesquisa, entre as universidades comunitárias e privadas do país.

Professor Doutor
Odacir Deonisio Graciolli
Vice-Reitor e Pró-Reitor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico



Revista UCS - É uma publicação bimestral da Universidade de Caxias do Sul que tem como objetivo discutir tópicos contemporâneos que respondam aos anseios da comunidade por conhecimento.

O texto acima está publicado na décima sétima edição da Revista UCS que já está sendo distribuída nos campi e núcleos.

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