A PESQUISA COMO INSTRUMENTO DE QUALIFICAÇÃO INSTITUCIONAL

Além da tradicional e relevante função relacionada ao ensino, a universidade, atualmente, tem também a importante função da pesquisa, motivada por dois fatores: a necessidade de qualificar permanentemente o ensino, adequando-o constantemente aos novos conhecimentos produzidos e desenvolvendo competências, junto ao aluno, relacionadas ao processo de construção de conhecimento - como a identificação e resolução de problemas e a capacidade crítica no uso responsável do conhecimento - e a de contribuir para o avanço científico e tecnológico e, assim, dar sustentação ao desenvolvimento local e regional.

O mercado de trabalho em que as empresas atuam competitivamente está inserido em setores econômicos cada vez mais baseados na inovação. E esse mercado exige dos profissionais um perfil com um mínimo de habilidades e competências, para que possam contribuir significativamente com o crescimento sustentável e a inovação dessas organizações.

Atualmente, a Universidade de Caxias do Sul tem 231 alunos de graduação e 222 de ensino médio que atuam como bolsistas de iniciação científica nos projetos de 206 pesquisadores integrantes dos 98 grupos de pesquisa da UCS cadastrados no CNPQ, e junto aos 17 Núcleos de Inovação e Desenvolvimento e 16 Núcleos de Pesquisa da instituição. Além disso, junto às linhas de pesquisa dos seis cursos de Doutorado e 14 de Mestrado, dos 598 alunos matriculados, 278 são bolsistas vinculados aos projetos de pesquisa desses programas.

A coparticipação dos alunos nessas pesquisas lhes proporciona aprendizagens como a de elaborar referenciais científicos que possam dar sustentação à identificação e à solução de novos problemas, bem como à construção de procedimentos críticos de testes e avaliação dessas soluções, que vão além das desenvolvidas em sala de aula. É nesses diferentes níveis que a UCS qualifica profissionais de graduação e de pós-graduação - bacharéis e licenciados, mestres, doutores e pós-doutores - com essas competências derivadas da vivência do processo de investigação científica durante suas trajetórias acadêmicas.

Além desse ganho pedagógico, a pesquisa na Universidade, para cada área da pós-graduação, procura direcionar suas linhas de investigação para a produção de conhecimento científico e tecnológico que contribua, no mínimo, para a sustentabilidade social, econômica e ambiental do desenvolvimento do local e região em que está inserida. Hoje a UCS não apenas contribui junto à comunidade acadêmica e científica internacional, com publicações relevantes para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, como também se articula com as organizações empreendedoras locais, regionais e nacionais, desenvolvendo pesquisas científicas e tecnológicas que lhes permitam introduzir inovação em suas áreas de atuação.

E é esta articulação, na UCS, da pesquisa com a qualificação do ensino e com a busca de soluções para os problemas da sociedade local e regional, que a coloca em uma posição de destaque no cumprimento de sua missão institucional.

Professor Doutor
Prof. Dr. José Carlos Köche
Pró-Reitor de Pesquisa e de Pós-Graduação



Revista UCS - É uma publicação bimestral da Universidade de Caxias do Sul que tem como objetivo discutir tópicos contemporâneos que respondam aos anseios da comunidade por conhecimento.

O texto acima está publicado na décima oitava edição da Revista UCS que já está sendo distribuída nos campi e núcleos.

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