CONHECER PARA ESCOLHER

BUSCAR INFORMAÇÕES SOBRE CARREIRAS, MERCADO E SI MESMO ATENUA MEDO DE NÃO FAZER A OPÇÃO CERTA, FRACASSAR OU NÃO CORRESPONDER ÀS EXPECTATIVAS DOS FAMILIARES NO MOMENTO DA DEFINIÇÃO PROFISSIONAL

CRISTINA BEATRIZ BOFF - cbboff@ucs.br

A escolha da profissão é um dos momentos mais importantes da vida do adolescente, que ao encerrar o Ensino Médio busca ingressar na Universidade. E esse momento - de definir que rumo tomar, que escolha fazer - é conflitivo. "O jovem se depara com um leque cada vez maior de cursos e possibilidades atrativas em relação ao mundo do trabalho, porém, o desejo de sucesso imediato e as pressões familiares e sociais que enfrenta para que a sua decisão seja assertiva, aumentam a sua insegurança e ansiedade frente à situação vivenciada", ressalta a psicóloga e professora Sandra Maria Poloni, coordenadora do projeto de Orientação Vocacional da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

O momento da definição profissional, na opinião da psicóloga Renata Sassi, coordenadora do curso de Psicologia da UCS, "é sempre muito difícil pelas características da própria escolha. O adolescente precisa optar não só pela profissão que terá, mas por quem ele quer ser, qual o estilo de vida que ele quer levar, ter consciência do papel que irá desempenhar e da realização pessoal e econômica que poderá ter futuramente".

FASE DE AFIRMAÇÃO

E esse momento - da escolha profissional - coincide com outro vivenciado pelos adolescentes: o determinado por intensos conflitos de identidade. "A adolescência é uma fase da vida que se expressa através da necessidade da afirmação, da insegurança e da esperança com o tornar-se adulto. Os jovens são envolvidos por uma sociedade que dita que a escolha profissional deve ocorrer ao fim do Ensino Médio, mas nem sempre essa etapa coincide com o momento que o jovem adquire a maturidade", enfatiza Renata.

"Na etapa em que está buscando sua identidade (quem sou eu?), o adolescente acaba precisando decidir sobre seu futuro profissional, escolhendo um curso e definindo uma profissão, sua identidade profissional: quem serei e qual minha missão e o meu papel na sociedade", reforça Sandra.

E é aí que surgem temores, dúvidas e incertezas que são próprias desse estágio de transição da adolescência para a vida adulta, mas que interferem no processo de escolha. Assim, é fundamental que o adolescente conheça o cenário, isto é, a realidade profissional, os cursos existentes e o mercado de trabalho, todos em constante flutuação e transformação.

Atenta a esse contexto, a Universidade de Caxias do Sul promove, a cada ano, o Portas Abertas, evento que proporciona aos estudantes do Ensino Médio contato direto com a estrutura e detalhamento das várias opções de cursos oferecidos na instituição (veja box).

Portas Abertas ao conhecimento

Neste ano, a UCS promove o Portas Abertas de 1º a 3 de outubro, no Campus-Sede, em Caxias do Sul. Nesses dias, os estudantes terão acesso aos laboratórios e à infraestrutura de ensino da universidade. Com uma programação variada para toda a família, o evento é completado pelo 1º Mix Portas Abertas, com shows, DJs, gastronomia, artesanato, entre outras atrações. Saiba mais no site do UCS Portas Abertas.


'NADA SE COMPARA À EXPERIÊNCIA'

O estudante do 3º ano do Ensino Médio Rafael Galiotto Thains, 17 anos, experimentou um período de indecisão e insegurança frente à realidade de estar concluindo o ciclo escolar e ter que decidir o que fazer depois. Para conhecer mais sobre sua possível escolha, o aluno da Escola São Rafael, de Flores da Cunha, buscou informações sobre a área pretendida, Ciências Biológicas.

"A minha avó tinha várias plantas em casa e eu convivia muito com isso. Lia bastante sobre a área na internet, em revistas e jornais, e então descobri que tinha a ver com botânica", conta, recordando o interesse inicial. Mais tarde, Rafael teve a oportunidade de trabalhar em laboratório como bolsista na UCS. "Nada se compara a ter uma experiência, sentir a expectativa para ver se um experimento dará certo, por exemplo", aponta Rafael, sobre a certeza para a decisão pela graduação a partir do contato com a ciência.

Já Gabriela dos Santos da Silva, 17, estudante do 3º ano do Ensino Médio no Centro Tecnológico (Cetec) da UCS, gosta da área da Saúde, mas ficou indecisa entre dois cursos. "Medicina Veterinária foi minha primeira opção desde criança. Depois pensei em Farmácia, mas com a possibilidade de Veterinária na UCS, me decidi", descreve. Gabriela sempre teve interesse em ciências e também amor pelos animais, mas procurou estar bem-informada para se decidir. "Fiz um curso e um estágio, quando conheci uma colega que era da primeira turma de Veterinária. Com ela, pude saber sobre o curso e fiquei mais tranquila. Depois, procurei também com a coordenadora da graduação", relata. (Franciele Lorenzett, especial)


CONSCIÊNCIA DE QUEM SE É E DE QUEM SE PRETENDE SER

A escolha profissional não é algo pronto, mas um processo de construção "que vai se delineando a partir do próprio sujeito, da sua realidade interna, dos seus interesses, gostos, valores, motivações, potenciais e idealizações. Da tomada de consciência de quem é e de quem pretende ser, através do autoconhecimento, da informação e do processo de decisão", explica Sandra Poloni. Por isso, a especialista defende a participação do adolescente em um processo de orientação vocacional, "para que a escolha seja feita de forma consciente, madura, autêntica e ajustada entre interesses e potencialidades, resultando em grandes possibilidades de sucesso na profissão escolhida".

Em virtude da sensação de angústia provocada pela indecisão, Renata Sassi destaca a importância do suporte familiar para a definição de carreira pelo adolescente. "Vivemos tempos conflituosos, ocasionados pelas mudanças no mundo do trabalho, que exige indivíduos mais competitivos, adaptativos e competentes. A influência da família ocorre de diversas maneiras, e é positivo para os jovens receberem incentivos dos pais para seguirem seus próprios desejos", ressalta a coordenadora do curso de Psicologia da UCS.



Revista UCS - É uma publicação bimestral da Universidade de Caxias do Sul que tem como objetivo discutir tópicos contemporâneos que respondam aos anseios da comunidade por conhecimento.

O texto acima está publicado na décima oitava edição da Revista UCS que já está sendo distribuída nos campi e núcleos.

Veja outras matérias da Revista.