Antonio Lorenzett/Divulgação |
Um espetáculo cênico-musical em torno dos quatro elementos da natureza - fogo, ar, água e terra - compõe o primeiro DVD produzido pelo Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul. O Quadressencias foi lançado em dezembro, em conjunto com a Companhia Municipal de Dança de Caxias do Sul.
Com concepção e direção artística do maestro Manfredo Schmiedt, o espetáculo estreou em junho de 2014, mas foi reestruturado para a gravação, que ocorreu em julho de 2015. As filmagens foram realizadas durante três apresentações, que reuniram 2 mil pessoas no UCS Teatro.
Em 50 minutos de duração, o Quadressencias é composto por cinco movimentos: a abertura, apenas com a orquestra, em andamento calmo, e os quatro atos com dança - Fogo (allegro), Ar (calmo), Água (moderato) e Terra (allegro). A composição musical de Daniel Wolff, feita especialmente para o espetáculo, conta com 40 músicas, encenadas por 11 bailarinos coreografados por Ney Moraes.
Ao todo, 30 pessoas envolveram-se na produção. O visagismo é de Pepe Pessoa e a concepção de figurinos de Rosmari Giusto, Paula Giusto e Verónica Gomezjurado. A direção de fotografia é de Luciano Paim; a iluminação, de Israel Cabral; a captação de áudio, da AtmosFERA Produções Culturais; e a produção audiovisual, da Spaghetti Filmes, com direção geral de Moacir Lazzari e Cristina Nora Calcagnotto.
DISTRIBUIÇÃO - O projeto foi financiado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com apoio cultural da Unimed Nordeste e da Racon Consórcios, o que garantiu a produção de mil exemplares. Parte foi distribuída gratuitamente a escolas da rede pública, entidades culturais e à Secretaria Municipal da Cultura.
Como contrapartida, a cota comercializável é oferecida ao preço reduzido de R$ 20. O DVD pode ser adquirido com a Cia. Municipal de Dança ou com o Setor de Desenvolvimento Cultural da UCS (Sala 102 do Centro de Convivência, no Campus-Sede). Informações pelo 3218.2610.
DESTINAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA
Como contribuir
|
Por meio da Lei de Incentivo à Cultura Federal (Lei Rouanet), a Orquestra Sinfônica da UCS pode receber, anualmente, o repasse de até 6% do Imposto de Renda devido de pessoas físicas e jurídicas. Referente ao exercício de 2016, a designação deve ser feita até o dia 20 de junho (confira o procedimento ao lado).
O valor será descontado na ocasião do pagamento do imposto - ou seja, é retirado da parcela a receber pela Receita Federal. No caso de restituição, a quantia é devolvida integralmente. Empresas que declaram IR por lucro real podem participar com limite de contribuição de até 4% do imposto devido.
"Ao decidir sobre parte do destino daquilo que terá que pagar de qualquer forma ao governo, a pessoa contribui com a economia da região, porque os valores são mantidos no mercado local", observa o coordenador da Orquestra, Moacir Lazzari, sobre as vantagens da adesão à proposta.
Revista UCS - É uma publicação bimestral da Universidade de Caxias do Sul que tem como objetivo discutir tópicos contemporâneos que respondam aos anseios da comunidade por conhecimento.
O texto acima está publicado na décima nona edição da Revista UCS que já está sendo distribuída nos campi e núcleos.