Vivemos em tempos dinâmicos em que o virtual e o presencial confundem-se dentro das diferentes culturas, desenhando-se novas perspectivas, que, antes do desenvolvimento das tecnologias digitais, eram impensáveis. E os atores dessa realidade são convocados à reinvenção, inclusive, das maneiras de como se ensina e se aprende.
É nesse cenário que uma modalidade de educação, em especial, vem confirmando-se cada vez mais como uma alternativa e uma tendência: a educação a distância. A característica principal dessa modalidade é a mudança na concepção de tempo e de espaço para aprendizagem. O professor, como responsável por suas "aulas", promove, constantemente, o contato com os estudantes e entre eles, por meio das atividades planejadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
Engana-se, no entanto, quem pensa que essa flexibilidade é sinônimo de menos exigência. Essa é uma opinião compartilhada entre professores e estudantes que integram a Educação a Distância da UCS - Ea- DUCS e que creditam à modalidade o desenvolvimento de autodisciplina, autonomia e responsabilidade do estudante, além do aprimoramento dos processos pedagógicos planejados pelo professor.
O aluno que ingressa na UCS, na modalidade EaD, recebe todas as orientações necessárias para o estudo. As atividades acadêmicas estão concentradas no Ambiente Virtual de Aprendizagem que, além das aulas, também é um espaço de interação entre estudantes, professores e técnicos de apoio. O estudante conta, ainda, com o polo de Educação a Distância, com completa infraestrutura e técnico de apoio presencial. É nesse local que são realizadas as avaliações presenciais. A UCS possui atualmente nove polos EaD, aos quais os alunos matriculados estão vinculados: Bento Gonçalves, Canela, Caxias do Sul, Guaporé, Nova Prata, São Sebastião do Caí, Vacaria, Veranópolis e Porto Alegre. O primeiro curso a distância oferecido na UCS foi o de Licenciatura em Pedagogia, que iniciou suas atividades em 2004, e, na avaliação do MEC, em 2012, obteve conceito máximo 5 (o conceito é de 1 a 5). A novidade, neste semestre, é a implantação do curso de Biblioteconomia. Hoje, são dez cursos de graduação (entre bacharelado, licenciatura e tecnologia), um do Programa Especial de Formação Pedagógica e quatro de pós-graduação lato sensu. Somente na graduação, mais de mil estudantes já concluíram seus cursos no EaDUCS. Além disso, os cursos presenciais reconhecidos da Universidade, segundo a legislação vigente, podem viabilizar até 20% da carga horária na modalidade EaD. O atendimento a essa legislação está sendo gradativo. Por exemplo, as disciplinas de núcleo comum, como Ética, Universidade e Sociedade, de cursos presenciais, já são ministradas na modalidade EaD. Ainda, há aproximadamente 30 disciplinas de cursos presenciais sendo ministradas na modalidade semipresencial.
Segundo estatísticas da Assessoria da EaDUCS, o perfil do aluno da Universidade nessa modalidade é de um estudante trabalhador, alcançando um índice de 98%. Isso significa que na EaD o estudante tem maior facilidade para conciliar as atividades de estudo com a agenda profissional. É o caso de Rogério Décio Gauss Neto, 55 anos, de Porto Alegre, que atua como supervisor de vendas, coordenando uma equipe de representantes. Ele trabalha nessa área há 28 anos e encontrou no curso de Tecnologia em Marketing, uma oportunidade de formação acadêmica adequada ao seu estilo de vida. "Destaco a modalidade EaD como a possibilidade da conclusão de um curso superior conforme a disponibilidade de tempo, independentemente da minha localização, pois o meu trabalho requer viagens constantes dentro e fora do Rio Grande do Sul", conta. Da mesma forma, a adaptação do curso à realidade profissional foi um fator relevante de escolha pela modalidade EaD, destacado por Liliam Geanni Pazinatto, 33 anos. Apaixonada pela educação, ela cursa Pedagogia desde o início de 2012. "Essa modalidade foi fundamental para que eu pudesse ajustar a rotina agitada de mãe de três filhos e de professora do Ensino Fundamental", enfatiza.
Do mesmo curso, Vanderlei Ricardo Guerra, 45 anos, acabou partindo para o Mestrado em Educação, iniciado em 2012. "Fazer Pedagogia EaD, na UCS, foi uma grande oportunidade de estudar de acordo com as minhas possibilidades de tempo e espaço, respeitando a minha individualidade e capacidade cognitiva", relata. O professor, que leciona na Escola de Ensino Profissionalizante Senai Nilo Peçanha, em Caxias do Sul, encontrou, no conhecimento adquirido no curso, ferramentas para a prática do ensino de Mecânica para adolescentes. "Atualmente, observo meus alunos com novo olhar, pois a dimensão humana e social abordadas no curso, aliadas aos aspectos de vivências de campo, oportunizadas por quatro estágios, proporcionaram-me uma compreensão de diferentes realidades no âmbito da educação", avalia. Esses três profissionais dividem a mesma opinião em relação à aprendizagem da modalidade EaD. "Essa é uma modalidade em que o estudante desenvolve um método próprio e solitário de estudos, devendo ser persistente e organizado", salienta Rogério. "O EaD faz o aluno crescer junto com as inovações que a educação a distância proporciona. Aprendemos a estudar e a gostar de estudar. Essa modalidade faz com que seus alunos leiam muito e tenham a pesquisa como uma grande aliada na caminhada universitária", afirma Liliam. Para Vanderlei, "a EaD da UCS é uma forma de ensino muito séria e com qualidade em suas ações; que impõe naturalmente uma postura de comprometimento, tanto pela Instituição através de seus profissionais, quanto pelo aluno em busca do conhecimento".
Educação a Distância
Assessoria EaDUCS, Centro de Convivência - Sala 101/102
Cidade Universitária - Caxias do Sul
Telefones: (54) 3218-2724 e 0800-5411166, E-mail: eaducs@ucs.br
Fotos: Daniela Schiavo - Ilustração: Adriano Oliveski/EaDUCS/Divulgação
"A Educação a Distância vem sendo implementada
na UCS com uma política que está em consonância
com as tendências atuais em educação no
Brasil e no mundo. Essas tendências levam o estudante
a ser protagonista na construção do seu conhecimento,
o que só é possível quando o educador assume, com
competência e segurança, seu papel como mediador
dessa construção. Para tanto, é imprescindível acompanhar
a evolução dos processos pedagógicos apoiados
por recursos tecnológicos disponíveis, ao invés de
evitar a sua utilização."
Professora Laurete Zanol Sauer, do Centro de Ciências Exatas
e Tecnologia e coordenadora da Assessoria EaDUCS.
"A Educação a Distância transforma a experiência de
ensinar. Ao se preparar para essa modalidade de ensino,
o professor desenvolve novas habilidades e aprimora
sua didática. No ambiente virtual, o docente não
está na frente do aluno e, dessa forma, não tem como
supor a apreensão do conteúdo. Por isso ele precisa
investir em planejamento e dedicar-se, principalmente,
à atividade escrita que é um importante canal de comunicação
com o aluno."
Professora Eliana Rela, do Programa de Formação
para Professores e integrante da equipe gestora da Assessoria
EaDUCS.
"A Educação a Distância é uma modalidade que
nada tem de diferente em relação à proposta e a qualidade
de ensino de um curso presencial. A implantação
de um curso, nessa modalidade, segue os mesmos
trâmites de um curso presencial, o coordenador para
as duas modalidades pode ser o mesmo, da mesma
forma como os professores. Prova disso é que o formulário
de avaliação do MEC é o mesmo para ambas as
modalidades. A Educação a Distância tem o encantamento
da tecnologia, e o processo de aprendizagem é
muito mais visível, pois todas as ações, tanto do aluno
como do professor ficam registradas."
Professora Isolda Giani de Lima, do Centro de Ciências Exatas
e Tecnologia e integrante da equipe gestora da Assessoria EaDUCS.
Revista UCS - Publicação mensal da Universidade de Caxias do Sul, de caráter jornalístico para divulgação das ações e finalidades institucionais, aprofundando os temas que mobilizam a comunidade acadêmica e evidenciam o papel de uma Instituição de Ensino Superior.
O texto acima está publicado na segunda edição da Revista UCS que já está sendo distribuída nos campi e núcleos.