Transpor montanhas não é uma mera figura de linguagem para o farroupilhense Gilberto Galafassi, 51 anos, diretor administrativo-financeiro e de TI das Lojas Colombo - uma das maiores redes de varejo do Brasil, com sede no Município de Farroupilha. O executivo, que aos 11 anos começou a trabalhar em uma fábrica de calçados, aos poucos foi construindo uma carreira consolidada. "Na minha vida, sempre troquei de emprego por algo melhor, não sempre pelo salário maior, mas pela oportunidade de crescimento", revela o administrador. Aos 25 anos, ingressou no curso de Administração na UCS, em Caxias do Sul. Na época, era gerente administrativo em uma indústria e procurou aliar o conhecimento prático da sua rotina de trabalho ao acadêmico. "O professor me perguntou o que um gerente buscava em um curso de Administração. Eu respondi: - Um dia gostaria de estar no seu lugar." E foi o que aconteceu. Em 1993, quando o Núcleo da UCS em Farroupilha foi instalado, Galafassi ingressou como professor, após ter cursado a especialização em Administração Financeira. Ele ficou na UCS por cinco anos e, inclusive, foi coordenador do curso.
Atuando na Lojas Colombo desde 1995, Galafassi, em 1998, foi convidado a trabalhar em uma indústria de plásticos em Guarulhos (SP). Lá ficou por nove anos até ser convidado a retornar em 2007 para a empresa de varejo de Farroupilha, na qual atua até hoje. Ele é um entusiasta da profissão e diz carregar no bolso, com orgulho, a carteira do CRA, Conselho Regional de Administração. "O administrador tem a oportunidade na sua formação de desenvolver uma visão sistêmica, do geral, atuando, também, no específico. Ele recebe treinamento e preparação para atuar em diversas áreas", avalia. Além disso, ele analisa que o mercado é muito receptivo na área: "Embora a região tenha um perfil de empreendedores, tem um espaço muito grande para as pessoas exercerem a profissão de administrador, pois nem todos os empreendedores são ou querem ser administradores." Da área de Administração ele aprendeu muita coisa. "A profissão nos dá oportunidade de termos o que não podemos comprar. Você não pode comprar a experiência", reflete, lembrando as diversas oportunidades de viagens que fez pelo mundo.
Toda essa trajetória justifica a primeira frase deste texto. Na infância, ele viveu em uma localidade chamada Busa, que, em dialeto vêneto, quer dizer buraco. O local fica próximo ao Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio, em Farroupilha. Nesse cenário, a nonna de Galafassi, sendo fiel ao seu espírito maternal, dizia: "O mundo acaba ali naquelas montanhas", com medo de que os familiares saíssem dali. "Eu me criei nesse ambiente, da vó com medo que os filhos fugissem", recorda. Hoje, ao retornar à paisagem dos primeiros anos de vida (foto ao lado), um filme passa na sua cabeça. Afinal, transpor as montanhas que circundam a Busa foi somente o primeiro dos grandes desafios que o administrador assumiu para a sua vida.
Revista UCS - Publicação mensal da Universidade de Caxias do Sul, de caráter jornalístico para divulgação das ações e finalidades institucionais, aprofundando os temas que mobilizam a comunidade acadêmica e evidenciam o papel de uma Instituição de Ensino Superior.
O texto acima está publicado na segunda edição da Revista UCS que já está sendo distribuída nos campi e núcleos.