A determinação é uma das qualidades presentes na personalidade da pesquisadora Jadna Catafesta. Aos 20 anos, quando deixou São Marcos - seu município natal -, não imaginava que sua caminhada nos estudos seria ininterrupta. Na época, ela já havia cursado dois anos do curso de Engenharia Química, na UCS. Hoje, aos 32 anos, integra o quadro de professores do Programa de Pós-graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais da Universidade. As oportunidades obtidas no ambiente acadêmico conduziram a então aluna Jadna a atividades de pesquisa desde os primeiros anos de sua graduação, quando atuou em projetos de iniciação científica. "No terceiro ano do curso fui bolsista na área de Física, logo após ingressei na área de Química e, no último ano, atuei na área de Materiais", conta a professora, que escolheu a graduação em Engenharia Química (concluída em 2004) por gostar de disciplinas exatas. Como resultado de suas experiências como bolsista, resolveu desenvolver o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na área de Materiais. Inspirada pelo entusiasmo dos professores e orientadores, Jadna resolveu dar continuidade aos seus estudos. "Por conta desse incentivo, realizei o mestrado em Materiais, também na UCS, e depois, na UFRGS, o doutorado concluído em 2011, seguido de um pós-doutorado em Ciências dos Materiais, na França, na Université de Montpellier 2, com uma bolsa do Centre National de la Recherche Scientifique."
Publicações científicasNo início deste ano, a professora conseguiu uma realização almejada pela maioria dos pesquisadores da área de Ciências Exatas e Tecnológicas: a publicação em um periódico da editora Nature. Jadna faz parte do grupo de 10 pesquisadores da França, do Reino Unido e da Alemanha que assinam o artigo "Giant negative linear compressibility in zinc dicyanoaurate" (Compressibilidade Linear Negativa Gigante no Zn[Au(CN)2]2) publicado pelo periódico mais prestigiado da área de Materiais: a Nature Materials. Seu fator de impacto, medida amplamente aceita pela comunidade científica internacional para determinar a relevância das revistas, é o mais alto da área de Materiais: é de 32,84, de acordo com o site da revista. O fator de impacto considera a quantidade de citações recebidas pelos artigos de uma determinada revista, ou seja, a quantidade de vezes que uma informação contida num artigo foi utilizada e referenciada em outros artigos. "O meu trabalho foi desenvolvido dentro de um projeto colaborativo entre a Université de Montpellier 2 e a Universidade de Oxford. Juntamos os resultados e a organização do artigo ficou sob a responsabilidade da universidade inglesa", explica a professora. A docente já publicou outros cinco artigos: desses, quatro em periódicos internacionais e espera ainda a publicação de mais três artigos com a sua pesquisa de pós-doutorado.
Revista UCS - Publicação mensal da Universidade de Caxias do Sul, de caráter jornalístico para divulgação das ações e finalidades institucionais, aprofundando os temas que mobilizam a comunidade acadêmica e evidenciam o papel de uma Instituição de Ensino Superior.
O texto acima está publicado na segunda edição da Revista UCS que já está sendo distribuída nos campi e núcleos.