A Sociologia, a Psicologia, a Economia, a Ciência Política, a Antropologia e a Ética têm um papel fundamental na carreira de um assistente social. Essas disciplinas contribuem para que o egresso do curso de Serviço Social esteja preparado para analisar e intervir nas expressões da questão social, tendo como premissa a defesa e a garantia dos direitos do ser humano. "A profissão é cativante!" É assim que Daiana Maria Batista, 27 anos, define a carreira que resolveu seguir com a escolha de Serviço Social ao ingressar na Universidade em 2004. "Esse curso oferecia uma grade curricular interessante para uma jovem recém-saída do Ensino Médio, já engajada em diversas lutas de minorias sociais e com o mínimo de consciência reflexivo-analítica, capaz de visualizar a crueldade deste modelo societário", enfatiza.
Assim, juntaram-se os desejos dessa jovem acadêmica e a proposta ético-política do Serviço Social, conforme o Código de Ética da Profissão.
Quando concluiu o curso, em setembro de 2011, Daiana já atuava na Associação Caritativo Literária São José, em Caxias do Sul, como educadora social (ela também trabalhou como educadora social na Associação Centro de Promoção do Menor, no bairro Santa Fé, em Caxias do Sul). Hoje, a assistente social divide seu tempo entre uma escola de Educação Infantil, uma Escola de Ensino Fundamental e um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, para crianças de seis a 15 anos, mantidas pela Associação Caritativo Literária São José. Além disso, é presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, de Caxias do Sul.
Como assistente social, Daiana procura atuar de maneira crítica, tomando conhecimento de uma realidade social complexa e buscando a superação das situações de vulnerabilidade e risco social do público atendido. Público esse que se apresenta sob diversas faixas etárias, gêneros e classes socioeconômicas, principalmente sob a forma de minorias sociais. "No cotidiano do atendimento e do acompanhamento dos indivíduos e suas famílias, busco zelar pela ética e pelo respeito, criando e fortalecendo vínculos para uma maior resolutividade do trabalho", destaca. Daiana ressalta ainda que "o profissional assistente social é capaz de, através de uma competente leitura da realidade, fomentar transformações de ordem social, político-econômica e cultural e redirecionar os esforços coletivos para a construção de um mundo melhor."
O bacharel em Serviço Social, ou assistente social, atua em instituições públicas e privadas, incluindo entidades de classe, organizações não governamentais e empresas de consultoria. É o profissional que administra o serviço social das organizações, integra equipes interdisciplinares voltadas à atuação social; planeja, coordena e executa programas, projetos e pesquisas sociais, assessora e supervisiona entidades sociais, indivíduos, grupos e organizações sociais; trabalha diretamente com a população, promovendo processos de autonomia e desenvolvimento social e individual, voltados à melhoria da qualidade de vida e ao acesso aos direitos sociais.
(Texto: Cristina Boff)
Revista UCS - Publicação mensal da Universidade de Caxias do Sul, de caráter jornalístico para divulgação das ações e finalidades institucionais, aprofundando os temas que mobilizam a comunidade acadêmica e evidenciam o papel de uma Instituição de Ensino Superior.
O texto acima está publicado na terceira edição da Revista UCS que já está sendo distribuída nos campi e núcleos.