Egressos
A tarefa diária de regar o jardim

"Todos os dia eu rego o meu jardim." Essa prática é realizada pelo gerente de produção-fabricação, Clairton Vitório Spido. O seu jardim tem cerca de 900 plantas e é totalmente diferente do que muitas pessoas possam imaginar. No lugar do adubo, Clairton instiga nas suas equipes a superação de seus objetivos e metas, sejam profissionais ou pessoais, na busca de atingir com segurança e qualidade a produção diária de mais de uma centena de implementos rodoviários pela Randon Implementos, de Caxias do Sul. O jardim do executivo caxiense de 44 anos, graduado pela UCS em Tecnologia em Automatização Industrial (hoje Automação Industrial) e Administração de Empresas, nada mais é do que o parque fabril de uma das maiores empresas da região.

A vida profissional de Clairton se iniciou cedo, aos 17 anos, logo após concluir o curso de Eletricista Geral de Manutenção, no Serviço Nacional da Indústria (Senai). Uma breve passagem por uma empresa de produção de máquinas para a indústria petroquímica foi o impulso para o seu despertar profissional. "No final da experiência, fui convidado para integrar a equipe de manutenção da Randon", conta o executivo que ficou mais de 15 anos nessa área. Durante esse período, ele percebeu a importância de adquirir novos conhecimentos. "Prestei vestibular para o curso de Engenharia Mecânica e, após alguns semestres, fiz reopção para Automatização Industrial", recorda. Apenas um curso de graduação não foi o suficiente para Clairton, que buscou na Administração de Empresas mais ferramentas para o seu dia a dia profissional. "Utilizo, na gerência dos processos diários, o conhecimento da minha segunda graduação." A sua experiência aliada ao interesse em profissionalizar-se fez com que, em 2005, fosse promovido a coordenador da Ferramentaria, uma das áreas de tecnologia e inovação do grupo Randon.

O segredo da liderança

Ter nascido no dia 1º de maio, quando se comemora o Dia do Trabalho, não é mera coincidência na vida de Clairton. Ele busca associar as funções de executivo com a sua rotina pessoal. "O segredo da liderança está baseada no equilíbrio entre família, trabalho, amigos, saúde e espiritualidade", revela. No cargo de gerente de produçãofabricação desde 2007, ele acredita que a liderança de uma equipe inicia pelo autoconhecimento, quando ocorre a gestão dos próprios processos. ¿Depois de ser líder de mim, irei em busca de parceiros de trabalho para a concretização das metas¿, enfatiza.

Ele acredita que todo o conhecimento adquirido na Universidade foi bem-aproveitado por ter vivenciado, dentro da empresa onde trabalha há 26 anos, situações apresentadas em sala de aula. "Havia sinergia entre a teoria e a prática. Todos os meus trabalhos acadêmicos estavam ligados a situações que eu presenciava na empresa. Se não tivesse esse tipo de vivência, as colocações teóricas seriam apenas teóricas." A disciplina entre o trabalho e o lazer está listada nas suas tarefas diárias. Os momentos de lazer são muito aproveitados com a leitura de diversos gêneros ou na companhia da esposa e dos dois filhos. Com eles, recorda os tempos de infância, quando jogava bola nos campinhos de futebol do bairro Panazzolo e, também, o período em que foi jogador de futebol de campo.



Revista UCS - Publicação mensal da Universidade de Caxias do Sul, de caráter jornalístico para divulgação das ações e finalidades institucionais, aprofundando os temas que mobilizam a comunidade acadêmica e evidenciam o papel de uma Instituição de Ensino Superior.

O texto acima está publicado na terceira edição da Revista UCS que já está sendo distribuída nos campi e núcleos.

Veja outras matérias da Revista.