Ensino
Cursos de Tecnologia
Aprendizado prático para as necessidades do mundo do trabalho

Muito antes dos cursos de Tecnologia tornarem-se uma tendência no Brasil, a UCS já oferecia formação com características dessa modalidade. Ainda na década de 70, a Universidade criou um curso chamado Engenharia de Operação de Máquinas, cuja duração era de três anos e atendia a uma necessidade das empresas da região que estavam em pleno desenvolvimento na época. O primeiro curso da UCS com denominação de curso de Tecnologia foi na área da Hospitalidade: Tecnologia em Hotelaria, em 1978, em Atlântida, no Litoral Norte, e transferido posteriormente para Canela. Na década de 90, uma série de novos cursos de Tecnologia passaram a ser oferecidos pela UCS, como de Automatização Industrial, em 1991 (hoje Automação Industrial), e o de Moda e Estilo, em 1992 (hoje Design de Moda). Com o processo de regionalização da UCS nesse período, diversos cursos foram criados, com formação voltada às especificidades econômicas dos municípios de abrangência da Instituição. É o caso, por exemplo, do curso de Tecnologia em Fruticultura de Clima Temperado em Vacaria (1993), Tecnologia em Produção Moveleira em Bento Gonçalves (1994); de Tecnologia em Horticultura em Veranópolis (1996); e de Tecnologia em Produção Joalheira em Guaporé (2003).

De acordo com o pró-reitor Acadêmico, professor Evaldo Antonio Kuiava, "na UCS os cursos de Tecnologia são estruturados para atender a uma área específica do mercado de trabalho, nos quais o aluno terá uma visão mais aprofundada daquelas áreas de atuação. Esses cursos são planejados a partir da identificação, na comunidade local e regional, de necessidades relacionadas com o desenvolvimento de competências para áreas ou funções emergentes, com aprimoramento de conhecimentos para as funções existentes ou em processo de consolidação." O professor Kuiava também salienta que os cursos de Tecnologia, que possuem duração em torno de dois anos e meio a três anos e meio, possuem uma rápida inserção do profissional no mercado de trabalho. "São cursos focados em pontos mais específicos, com conteúdo prático. Nesse sentido, o diferencial passa a ser a capacidade que cada um adquire ao transformar os conhecimentos em habilidades e competências, na busca de soluções para as demandas da sua profissão", avalia.

Essa ligação com a prática da atividade profissional também é repassada por professores que dividem sua carreira docente com outra profissão ligada ao curso no qual ministram aulas. É o caso do professor e engenheiro elétrico Cesar Augusto Bernardi, que é diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia e atualmente é professor, entre outros cursos, do Tecnólogo em Automação Industrial. Ele divide com os alunos a sua experiência de sócio-fundador da Akron Eletro Eletrônica Ltda., empresa que atua no mercado corporativo de redes de comunicação desde 1990. "O tecnólogo tem formação com ênfase na prática e é um profissional bastante valorizado pela indústria. Além disso, o curso possibilita uma evolução na carreira, já que o profissional pode, por exemplo, complementar a formação com um outro curso de graduação, como uma Engenharia."

Outra testemunha da vivência prática dos cursos de Tecnologia é João Paulo Maraschin, 21 anos. Ele finalizou o curso de Tecnologia em Design de Moda em junho de 2011 e, atualmente, é sócio de um estúdio de criação, que também desenvolve produtos de uma marca de vestuário masculino e feminino. Grande parte da sua bagagem profissional João conquistou durante o curso de Tecnologia na UCS. "Junto à graduação, além de ter trabalhado em duas marcas diferentes em Caxias do Sul, também atuei em pesquisas do Núcleo de Moda, em parceria com o Sindivest-RS", conta. O então estudante garantiu prêmios durante o percurso acadêmico: o segundo lugar no Concurso UCS/Fiateci e o primeiro lugar no 23° Prêmio UCS/Sultêxtil, no qual foi premiado com uma semana em Paris. "Fazer o curso na UCS foi uma alternativa que possibilitou desenvolvimento profissional dentro da área junto às empresas da região, proporcionando a vida acadêmica aliada ao mercado", opina o profissional que vê na moda um fator que nos coloca "afirmativamente no contexto do outro".

Diplomas em tecnologia e em bacharelado

Renata Flach da Silva, 21 anos, ingressou no curso de Administração em 2009. Ela escolheu o curso pelo leque de opções no mercado, já que pensava em atuar no ramo industrial. "Conforme fui me posicionando no mercado de trabalho, novas oportunidades foram surgindo no setor de Recursos Humanos. Me apaixonei pela área e decidi que deveria me especializar nisso. Em seguida ocorreu a abertura do curso de Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos no núcleo da UCS em Farroupilha e eu não pensei duas vezes. Decidi optar por fazer os dois concomitantemente, como uma complementação, até mesmo porque posso aproveitar disciplinas para os dois cursos", conta.

No último semestre do curso de Tecnologia, Renata atualmente é analista de Recursos Humanos na empresa Multinova Indústria de Embalagens Plásticas Ltda. de Farroupilha. A acadêmica afirma que essa modalidade de graduação trabalha especificamente com o dia a dia da profissão. "Outro ponto positivo é a curta duração do curso, que nos proporciona que o conhecimento não fique defasado ou que caia no esquecimento aquilo que não aplicamos frequentemente", destaca.

Do curso de tecnologia para o mestrado

O desenvolvimento de produtos com origem em materiais recicláveis sempre chamou a atenção de Karine Grison, 42 anos. "Quando cursava Tecnologia em Polímeros, fui bolsista de Iniciação Científica nessa área. Atuei no Projeto Madeira, no qual desenvolvíamos compósitos com base polimérica e utilizávamos pó e fibras de madeira. Gostava muito de poder transformar resíduos, que poderiam ser prejudiciais à natureza, em novos produtos com aplicações práticas", relata. Após alguns anos trabalhando em indústrias, Karine soube da abertura do Mestrado em Engenharia de Processos e Tecnologias na UCS. Foi a oportunidade de retomar pesquisas com produtos recicláveis. Ela ingressou no curso no início de 2012 como bolsista CNPq, em cooperação com uma empresa nacional. Sua linha de pesquisa é Processos Físicos e Químicos.

Em relação aos cursos de Tecnologia, a mestranda destaca que o curso proporciona conhecimento teórico e prático para a formação profissional e atuação imediata no mercado de trabalho. "Do curso de Tecnologia em Polímeros posso destacar que os laboratórios para aulas práticas e ensaios são excelentes e os alunos têm contato direto com situações reais desde o início da graduação", acrescenta.

O que são cursos de tecnologia?

São cursos de graduação que oferecem formação especializada em áreas científicas e tecnológicas, que conferem ao diplomado competências para atuar em áreas profissionais específicas. A duração média dos cursos de Tecnologia, na UCS, varia entre dois anos e meio a três anos e meio.
Assim como os cursos de Bacharelado e Licenciatura, os cursos de Tecnologia conferem diploma de nível superior.


(Texto: Juliana Rossa)



Revista UCS - Publicação mensal da Universidade de Caxias do Sul, de caráter jornalístico para divulgação das ações e finalidades institucionais, aprofundando os temas que mobilizam a comunidade acadêmica e evidenciam o papel de uma Instituição de Ensino Superior.

O texto acima está publicado na terceira edição da Revista UCS que já está sendo distribuída nos campi e núcleos.

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