Egressos
Conhecimento que dá bons frutos

Cleverson Gasperin Dian, 33 anos, vem de uma família com forte atuação na agropecuária no Município de Vacaria, e cursar Agronomia sempre foi seu sonho. Aos 15 anos, ganhou uma área arrendada e insumos para plantar. "Esse foi o início das minhas atividades ligadas à agropecuária, as quais seguiram uma trajetória de crescimento que se estende até hoje na produção de grãos. Em 1997 iniciamos também a implementação de um pomar de maçã", conta.

Em Vacaria, sua terra natal, no entanto, na época em que terminou o Ensino Médio não havia a oferta de Agronomia e ele acabou cursando Direito no Campus Universitário de Vacaria. Tão logo o curso desejado foi implantado, em 2006, Cleverson não hesitou. Inscreveu-se no Vestibular e passou em primeiro lugar no concurso para Agronomia. "É muito gratificante ver o desenvolvimento das plantas, que, ao final de seu ciclo, geram o alimento que vai para a mesa de todos. O trabalho é árduo, sob as intempéries do tempo, mas a recompensa vem com a colheita. Fico satisfeito em produzir alimentos preservando o meio ambiente, usando as melhores tecnologias disponíveis em uma profissão que me satisfaz muito", revela.

Esse relato serve para confirmar como é importante a presença da UCS com seus cursos em unidades fora de Caxias do Sul, pois possibilita formação acadêmica sem que os jovens precisem deixar sua cidade natal. "Sempre trabalhei na área da produção rural e não ficaria satisfeito se não estudasse Agronomia. Na UCS, tive a oportunidade de ser aluno de excelentes professores. A minha segunda graduação foi mais marcante, pois eu já estava em um estágio profissional mais elevado e isso fez com que eu pudesse aproveitar melhor os ensinamentos do curso", relata.

Atualmente, ele é vice-presidente da Cooperval, cooperativa de grãos localizada em Vacaria, que atua no recebimento de grãos como soja, milho e trigo, e também comercializa esses produtos e oferece assistência técnica e insumos para os produtores associados. O engenheiro agrônomo destaca que o sistema cooperativo é muito importante para a área agrícola. "Nesse sistema, em que há a união de pessoas com interesses comuns, fica mais fácil enfrentar as dificuldades do setor produtivo. No cooperativismo não se visa ao lucro e sim ao bem comum", avalia.

Para quem está começando na área, Cleverson aconselha a conhecer profundamente a parte técnica da profissão. Ele salienta que é preciso ter bom poder de comunicação para transmitir aos produtores o seu saber, para fazer com que as melhores técnicas sejam empregadas. "Não podemos parar de estudar, pois nossa profissão é muito dinâmica e exige atualização constante, já que novas tecnologias são lançadas frequentemente", complementa.

(Texto: Juliana Rossa, Foto: Daniela Schiavo)



Revista UCS - Publicação da Universidade de Caxias do Sul, de caráter jornalístico para divulgação das ações e finalidades institucionais, aprofundando os temas que mobilizam a comunidade acadêmica e evidenciam o papel de uma Instituição de Ensino Superior.

O texto acima está publicado na quarta edição da Revista UCS que já está sendo distribuída nos campi e núcleos.

Veja outras matérias da Revista.