Mestrados Profissionais
Linha direta com a inovação

O compromisso da UCS de priorizar a pós-graduação stricto sensu (mestrados e doutorados) e a pesquisa científica e tecnológica, como forma de atender às demandas por conhecimento e inovação em áreas estratégicas para o desenvolvimento do País, intensificou-se com a implantação, a partir de 2011, dos mestrados profissionais em Biotecnologia e Gestão Vitivínicola, Engenharia Mecânica, Engenharia e Ciências Ambientais, e Ensino de Ciências e Matemática.

Segundo definição da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes, o mestrado profissional, entre outras finalidades, visa à "capacitação de pessoal para a prática profissional avançada e transformadora de procedimentos e processos aplicados, por meio da incorporação do método científico, habilitando o profissional para atuar em atividades técnico-científicas e de inovação", tendo como foco "a gestão, a produção técnico-científica na pesquisa aplicada e a proposição de inovações e aperfeiçoamentos tecnológicos para a solução de problemas específicos".

As duas primeiras dissertações nos mestrados profissionais em Biotecnologia e Gestão Vitivínicola e em Engenharia Mecânica, defendidas recentemente, procuravam responder a questões das empresas onde os mestrandos atuavam e, em ambos os casos, resultaram em soluções inovadoras do ponto de vista da tecnologia e da gestão.

Indústria metalmecânica

A busca por novas soluções tecnológicas para aprimorar os processos produtivos é um dos principais desafios da indústria metalmecânica, que tem em Caxias do Sul e região o segundo maior polo do país. A interação e colaboração com o setor metalmecânico é um dos principais objetivos do Mestrado Profissional em Engenharia Mecânica.

Tiago Vacaro, engenheiro de Simulação na empresa caxiense Endosul Pinturas Automotivas, do grupo alemão Eisenmann, estudou a "Otimização do Fresamento de Topo Esférico de Planos Inclinados", para aperfeiçoar os parâmetros de corte em uma operação de usinagem. "Meus estudos permitiram um aprofundamento dos conhecimentos na área de otimização, como a modelagem matemática de processos e a análise de restrições, tópicos diretamente relacionados com os projetos de simulação que desenvolvo na Endosul."

Os resultados ajudam a demonstrar que os tempos de usinagem podem ser reduzidos com a aplicação de ferramentas de otimização. As operações de acabamento demandam elevados tempos de usinagem, e o custo com a máquina-ferramenta representa a maior parte dos custos totais de usinagem. Com a redução de tempos de usinagem é possível uma redução dos custos operacionais. "Não há muito conhecimento, por parte das indústrias em geral, sobre as potencialidades das ferramentas de pesquisa operacional", conclui Tiago.

Cadeia vitivinícola

João Carlos Taffarel, analista e supervisor do Setor de Prospecção e Avaliação de Tecnologias da Embrapa Uva e Vinho, foi o primeiro profissional a defender dissertação no Mestrado Profissional em Biotecnologia e Gestão Vitivinícola. Ele estudou "O perfil da vitivinicultura vinculada à Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin) e a identificação de gargalos como subsídio para a definição de demandas e transferência de tecnologia."

Taffarel explica que "a Embrapa Uva e Vinho, em parceria com a UCS, desenvolve com a Afavin a Indicação de Procedência Farroupilha. A minha pesquisa visava a conhecer o perfil dos agentes envolvidos, tanto os produtores de uvas como as vinícolas vinculadas ao projeto e identificar os gargalos tecnológicos da produção de uvas e das vinícolas. Proponho mecanismos de transferência de tecnologia para superar alguns desses gargalos e identificar demandas de pesquisa e desenvolvimento, bem como ações de políticas públicas que não dependem de transferência de tecnologias nem de pesquisa e desenvolvimento."

O mestrado tem a proposta de formar profissionais qualificados na área de vitivinicultura, de modo a atender à demanda das empresas do setor e contribuir para a qualificação e o fortalecimento da vitivinicultura. [Saiba mais sobre Indicação de Procedência e Indicações Geográficas]



Revista UCS - Publicação da Universidade de Caxias do Sul, de caráter jornalístico para divulgação das ações e finalidades institucionais, aprofundando os temas que mobilizam a comunidade acadêmica e evidenciam o papel de uma Instituição de Ensino Superior.

O texto acima está publicado na quarta edição da Revista UCS que já está sendo distribuída nos campi e núcleos.

Veja outras matérias da Revista.