Alunos
Nos ares de São Paulo

O estudo da aerodinâmica motivou um grupo de 11 alunos dos cursos das Engenharias de Controle e Automação, Elétrica, Mecânica e de Produção, a criarem uma aeronave, em escala reduzida e radiocontrolada. A equipe, denominada Aerosul, é orientada pelo professor Vagner Grison, e participou, no final do mês de outubro, da 15ª Competição SAE Brasil AeroDesign, em São José dos Campos (SP).

O grupo já competiu em quatro edições. Em 2012, conquistou o 9º lugar, entre 76 concorrentes. Para 2013, os alunos desenvolveram o projeto em paralelo às aulas. Eles aproveitaram o tempo livre, nos finais de semana e entre o trabalho e a Universidade, para aperfeiçoarem o aeromodelo. Além do desenvolvimento prático, a equipe precisou estudar aspectos teóricos, como aerodinâmica e estabilidade de controle.

Aluno de Engenharia Mecânica, Maicon Milton Santini, 24 anos, é o capitão da Aerosul. Nos últimos três anos, ele integrou o grupo e aprofundou seus conhecimentos em aeronáutica. O desafio dele e dos colegas foi de projetar um avião capaz de transportar maior peso de carga durante o voo. Para atingir o resultado, a equipe utilizou uma estrutura treliçada com barras de fibra de carbono, perfis em espuma de PVC e madeira balsa. "O uso de materiais mais nobres permitiu reduzir o peso da aeronave que está com 2,47 quilos e consegue transportar 60 placas de madeira (14 quilos)", explica Santini.

Neste ano, o projeto apresenta algumas novidades, como a longarina (parte da aeronave que sustenta a asa) e uma placa de circuito elétrico, com sistema de proteção a descargas elétricas. A principal meta é melhorar o trabalho de 2012. "Acreditamos que é um projeto muito bem feito e estudado para chegar neste nível. Esperamos continuar entre os dez colocados e quem sabe garantir uma colocação superior a da competição anterior", conta.

O objetivo maior da competição, segundo os acadêmicos, é adquirir conhecimento nas áreas aeroespacial e aeronáutica. Na lista de aprendizado, também são elencados o trabalho em equipe, o gerenciamento do tempo e a troca de conhecimento. Santini ressalta que o grupo aprendeu muito no desenvolvimento do projeto. "É um desafio. Procuramos aprender os conceitos e aplicá-los. Queremos ser profissionais de alto nível de conhecimento", acredita.

Além de Santini, a equipe é formada pelos acadêmicos, Alex Rodrigues dos Reis, Eduardo Nantes Serenza, Felipe Biondo, José Filipe Trilha de Carvalho, Gustavo Basso, Leonardo Meneghel, Lucas Brandalise, Pedro Henrique Bolzan, Rodrigo Dalongaro e Wander Carlos Bortolon.

(Texto: Ana Carolina Vivan, Fotos: Daniela Schiavo)


Missão artes

Alunos e professores do curso de Artes Visuais do Centro de Artes e Arquitetura, artistas e membros do Instituto Bruno Segalla (parceiro da UCS nas Artes) estiveram em Nova Iorque, no mês passado, em uma Missão Acadêmica. Essa foi a primeira missão internacional do curso, que teve como objetivo promover o estudo in loco da história da arte e da arte contemporânea, através de acervos e exposições dos principais museus da maior capital cultural do continente americano. O curso de Artes Visuais, antecipando a missão, promoveu um seminário preparatório para situar os integrantes da viagem no contexto dos museus visitados, apresentando as características de cada um deles e os destaques dos acervos em termos de obras, artistas e conceitos.

Jacks Ricardo Selistre, 20 anos, acadêmico do curso, foi um dos integrantes dessa missão e relata seu entusiasmo: "Em Nova Iorque a arte não se reúne apenas nos museus, mas também nas ruas, prédios, parques... Todos os lugares estão impregnados com obras de arte. É indescritível a sensação de caminhar pelo Central Park e perceber que, em minha frente, havia uma obra do artista brasileiro Iran do Espírito Santo." O aluno ficou mais impressionado por estar perto daquilo que estudou em aula. Para ele, "poder ver o que antes víamos somente em livros é emocionante e recompensador. Nova Iorque é uma cidade que engloba todas as artes e estar com o professor, discutir o que estudamos em sala de aula, é inesquecível", conclui.

Para a professora Silvana Boone, que idealizou a missão acadêmica internacional do curso de Artes Visuais, "foi uma experiência única e de sucesso! A propagação imediata dos resultados da viagem indica que teremos a formação de um novo grupo para a segunda missão a Nova Iorque em 2014", comemora.

(Texto: Cristina Boff)


Profissional da informação

A trajetória profissional de 20 anos em biblioteca levou a graduada em Ciência da Computação, Elisângela Just Steiner, 40 anos, de Criciúma (SC), a cursar Biblioteconomia na UCS, na modalidade a distância. Há um ano e meio ela assumiu a coordenação da Biblioteca Central da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), em Criciúma. Estudar na modalidade a distância tem sido "uma experiência nova. Já fiz alguns cursos, com pequena carga horária. Somente depois de matriculada foi que me perguntei: será que tenho perfil para estudar a distância? Hoje, digo que sim. A qualidade do ensino é muito boa e as exigências também", enfatiza.

A biblioteconomia é uma área em expansão. Elisângela desmitifica a ideia de que o bibliotecário é aquele profissional que trabalha somente em biblioteca: "onde houver a necessidade de gerenciamento e recuperação de informações para a geração de conhecimento, haverá espaço para esse profissional da informação", explica.

Assim, o bibliotecário pode atuar em empresas, no atendimento quanto à necessidade de obter informações precisas; em escritórios de advocacia, trabalhando com a pesquisa jurídica; na saúde, no tratamento das informações e no gerenciamento de sistemas de informação; no Poder Público, em centros de pesquisa, arquivos públicos, gestão de bancos de dados; em ciência e tecnologia, no fornecimento de informações para o embasamento e a consolidação de pesquisas; em repositórios institucionais; bancos e bases de dados eletrônicos e digitais.

A extensão no mundo de trabalho desse profissional também fez com que Elisângela apostasse nessa nova forma de estudar!

(Texto: Cristina Boff)



Revista UCS - Publicação da Universidade de Caxias do Sul, de caráter jornalístico para divulgação das ações e finalidades institucionais, aprofundando os temas que mobilizam a comunidade acadêmica e evidenciam o papel de uma Instituição de Ensino Superior.

O texto acima está publicado na quarta edição da Revista UCS que já está sendo distribuída nos campi e núcleos.

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