Egressos
Administrar como um maestro

"Administrar hoje exige um conhecimento de todas as áreas da empresa, sejam elas na produção, no financeiro, marketing, nos recursos humanos... Somente conhecendo cada departamento, suas responsabilidades e funções podemos criar uma ideia da empresa como um sistema interligado, um organismo vivo e que exige ações diferentes em cada um de seus setores." Essa é a definição do que é ser um administrador para Cristian Leone Pavan, formado em Administração na UCS, com habilitação em Comércio Exterior, em 2011.

Em Caxias do Sul, na empresa Eurostec Máquinas e Assessoria para Importação, onde é sócio e coordenador da parte internacional, ele cuida dos investimentos, das compras e do desenvolvimento de novos produtos no Exterior. "Nossa empresa atua na importação de máquinas e equipamentos da Ásia e da Europa, na importação de tecnologia para aplicação aos processos produtivos. Contamos com escritório na China e trazemos aos nossos clientes tecnologia de ponta desenvolvida lá fora, visando à redução de custos de produção, à melhoria produtiva e à qualidade de seus produtos", explica.

Sua trajetória profissional, apesar de seus 26 anos, é longa: aos 16 anos atuou como tradutor em viagens internacionais da empresa em que seu pai trabalhava. Aos 17 anos, ingressou no curso de Comércio Exterior na UCS, fez um semestre, e optou por realizar uma experiência internacional: durante três meses trabalhou em uma fábrica em Taiwan. "Essa foi a maior experiência prática e de trabalho. Na volta dessa viagem, regressei ao curso da UCS e decidi abrir a Eurostec."

Experiências de vida

A empresa, em sociedade com a irmã Bruna, graduada pela UCS em Comércio Internacional, mudou a sua forma de pensar e de ver o mundo. "Graças ao meu trabalho, consigo realizar o sonho de conhecer o mundo, não simplesmente como turista, mas fazendo negócios, interagindo com as pessoas, tirando experiências de vida que me fazem dar valor diferente às coisas mais simples que antes passavam despercebidas." Em seis anos, Cristian teve a oportunidade de visitar a China por 21 vezes e ainda outros 35 países. "Também fiz parte de uma missão ministerial do Governo brasileiro para o desenvolvimento do Continente Africano, estreitando relações da África com empresas brasileiras", complementa.

O conhecimento em inglês, espanhol, mandarim e francês o ajuda muito em seu trabalho, iniciado em 2006, em casa, com um computador, prestando serviço na parte de desenvolvimento e prospecção de produtos e fornecedores na China. "Temos uma empresa que busca sempre o diferencial, o novo, o inexplorado. Vemos um potencial de crescimento no Brasil do qual o próprio brasileiro não tem noção até vivenciar situações lá fora e poder perceber o quanto somos grandes e podemos nos tornar ainda mais", enfatiza Cristian.

O trabalho na empresa iniciou cedo, somente com o conhecimento prático. Sentiu a falta do conhecimento teórico e o buscou na graduação. "O curso me ajudou a entender o porquê das coisas e como elas funcionavam, como eram regradas e como fazer o melhor uso dos recursos e dos benefícios de se trabalhar da forma mais correta."

Para ele, "administrar exige muito conhecimento do produto, comprometimento e agilidade. Atuamos em um país onde a estabilidade não é uma referência: lidamos com variações cambiais, mudanças bruscas de barreiras tarifárias, alterações de legislação como medidas paliativas, ao invés de soluções concretas. Um administrador pode ser visto como uma ponte entre diferentes departamentos e, às vezes, até mesmo como um maestro regendo diferentes instrumentos", conclui.

(Texto: Cristina Boff, Foto: Daniela Schiavo)



Revista UCS - Publicação da Universidade de Caxias do Sul, de caráter jornalístico para divulgação das ações e finalidades institucionais, aprofundando os temas que mobilizam a comunidade acadêmica e evidenciam o papel de uma Instituição de Ensino Superior.

O texto acima está publicado na quarta edição da Revista UCS que já está sendo distribuída nos campi e núcleos.

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