Evento contou com a presença de 130 escolas, vindas de mais de 53 municípios do Rio Grande do Sul.
Olhos curiosos. Mãos impacientes sobre os estandes. Perguntas na ponta da língua. Os sinais evidenciavam um sintoma comum aos alunos de Ensino Médio: o desejo por saber mais sobre as carreiras profissionais que poderão acompanhá-los pela vida. Na Feira das Profissões da UCS, que ocorreu entre os dias 1º e 3 de outubro, milhares de estudantes tentaram amenizar a ansiedade que antecede o período da escolha.
No Ginásio I da Vila Poliesportiva da Cidade Universitária, em Caxias do Sul, eles entraram em contato com os mais de 80 cursos de graduação oferecidos pela UCS, divididos em nove áreas: Engenharias e Tecnologias, Saúde, Ciências Sociais Aplicadas, Hospitalidade, Comunicação Social, Ciências Humanas, Informática, Ciências Agrárias e da Natureza, Artes, Arquitetura e Design. Com uma estrutura separada por áreas de estudo, o evento teve na organização o envolvimento de 800 pessoas, entre funcionários, professores e acadêmicos. Esse grupo foi responsável por recepcionar mais de nove mil pessoas.
Seguindo pelos números, um foi marcante nesta edição do evento: os 360 quilômetros percorridos pelos estudantes da Escola Professor Alfredo Gavioli, de Ronda Alta. Do Norte do estado, a turma precisou sair às 3h para chegar ainda pela manhã a Caxias do Sul. As cinco horas de viagem não intimidaram os alunos da turma de 3º ano, que, além de visitarem a feira, puderam conhecer Caxias do Sul.
Pais e filhosMilena, de 17 anos, que está no último ano do Ensino Médio na Escola Nossa Senhora Aparecida, participou da Feira das Profissões ao lado dos pais, Dirceu Justi e Rosana Cherubini Justi. Os pais, que vieram de Nova Prata para ver a feira, aprovaram o evento e também a carreira escolhida pela filha. Apaixonada por Matemática, a jovem pretende cursar Engenharia de Controle e Automação no próximo ano.
Fotos: Daniela Schiavo e Vagner Espeiorin.
Revista UCS - Publicação da Universidade de Caxias do Sul, de caráter jornalístico para divulgação das ações e finalidades institucionais, aprofundando os temas que mobilizam a comunidade acadêmica e evidenciam o papel de uma Instituição de Ensino Superior.
O texto acima está publicado na quarta edição da Revista UCS que já está sendo distribuída nos campi e núcleos.