O educador e filósofo brasileiro Paulo Freire, considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado "pedagogia crítica", inspira a pedagoga caxiense Monique Neckel Bueno, 23 anos, em suas atividades como professora do terceiro ano do Ensino Fundamental no Colégio Mutirão, em São Marcos. A inspiração deve-se a "todo o legado deixado para a educação, no que se refere à visão do aluno como sujeito de sua própria aprendizagem, como um ser pensante, que pode e deve ser educado para ser crítico", conta.
Graduada em Pedagogia pela UCS em 2012, Monique escolheu a sua carreira pela relevância social da profissão de professor, "por acreditar que, através da educação, podemos construir uma sociedade mais justa, mais digna e, por consequência, mais feliz".
Aos 17 anos, Monique iniciou sua experiência com a "docência" com uma turma de Educação Infantil na Escola de Educação Infantil Casa da Criança, no Bairro Jardelino Ramos, em Caxias do Sul e, durante a sua graduação, vivenciou atividades de pesquisa por dois momentos. O primeiro, como bolsista de Iniciação Científica no projeto "Percurso, memórias e identidades na formação de pedagogos", orientada pela professora Neiva Senaide Petry Panosso e, o segundo, como monitora no curso de extensão "Escola e Pesquisa: um encontro possível", no qual permanece até hoje. "O objetivo desse curso é formar professores disseminadores do uso da pesquisa em sala de aula, como ferramenta educativa", enfatiza. Profissão gratificante
Pode-se afirmar que a profissão de professor é a mais importante de todas, porque ele forma do médico ao engenheiro. E para um professor, como Monique, que está no início de sua carreira profissional, "estar em contato com os alunos renova as energias e me permite continuar acreditando que aos poucos, através da educação, podemos viver em um mundo melhor". E é por isso que ela também faz dos "bancos escolares" ainda uma parte de sua rotina: na UCS, ela é ainda aluna do curso de Letras - Língua Portuguesa e da especialização em Gestão Escolar.
O papel do educador torna-se ainda mais importante num mundo tão tecnológico como este que vivenciamos. Para Monique, "nada substitui a afetividade, a atenção, o respeito ao outro e, ao seu tempo, a aprendizagem. Penso que a tecnologia vem nos favorecendo, mas não realiza o papel de mediação, de intervenção e de busca das relações significativas, sendo estas as condições para a efetivação de uma aprendizagem com qualidade. O pedagogo vem conquistando espaço em outras áreas, diferentes do espaço escolar, mostrando a importância do seu trabalho, fazendo a diferença". "Heróis do nosso tempo"
O escritor português José Saramago, Prêmio Nobel de Literatura em 1998, costumava dizer que os professores "são os heróis do nosso tempo", ao refletir sobre as dificuldades que esses profissionais enfrentam em nossa sociedade.
Monique, nossa protagonista, menciona a insatisfação com a profissão ao constatar que 'ainda não somos suficientemente valorizados, tanto no que diz respeito à remuneração, quanto à autonomia no desempenho de nosso ofício e nas nossas condições de trabalho. Entretanto, acredito que, ainda que com passos lentos, estamos nos dirigindo para um caminho que anuncia melhorias. Por outro lado, há uma dimensão de satisfação e de motivação ao receber o retorno no trabalho com os alunos. É isso que nos faz crer na transformação, que nos permite acreditar nas pessoas, pois, do contrário, estaríamos numa contradição pedagógica", finaliza.
(Texto: Cristina Beatriz Boff)
Revista UCS - Publicação da Universidade de Caxias do Sul, de caráter jornalístico para divulgação das ações e finalidades institucionais, aprofundando os temas que mobilizam a comunidade acadêmica e evidenciam o papel de uma Instituição de Ensino Superior.
O texto acima está publicado na sétima edição da Revista UCS que já está sendo distribuída nos campi e núcleos.