Foco, qualidade e competência. Simples palavras que podem significar muito na vida de um acadêmico que está prestes a iniciar sua vida profissional, principalmente se inseridas nos conselhos do professor e pesquisador Gabriel Sperandio Milan, reconhecido pela sua trajetória na docência e na pesquisa. Bem provável que Gabriel esteja apresentando algumas das suas características pessoais e profissionais, que estão presentes na sua personalidade.
Quem convive com o docente no Centro de Ciências da Administração percebe o quão focado está nas atividades que desenvolve. É reservado e não hesita em destacar a importância das pessoas mais próximas: "Meu maior desejo é me realizar pessoalmente, com minha família e, para isso, o lado profissional é importante."
Sua formação profissional foi adquirida, quase em sua totalidade, na UCS. Após a conclusão do curso de Administração, Gabriel fez ainda duas especializações na Instituição: Administração em Marketing e Planejamento Econômico - Gestão Econômica da Empresa. Na sequência, o professor cursou mestrado e doutorado em Engenharia da Produção na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. "Quando escolhi a área de Engenharia, pensei em suprir uma lacuna da minha formação, principalmente no que diz respeito a um maior domínio à base quantitativa, além de projetar uma formação multidisciplinar, o que é característica do universo da gestão. "
Há cerca de 14 anos concentra suas atividades acadêmicas no eixo ensino e pesquisa. "A sala de aula foi uma oportunidade apresentada a mim pelo professor José Carlos Avino (que foi vice-reitor da UCS no período 2006- 2010)", salienta. Gabriel desenvolve seus trabalhos na área de Marketing. "É uma área com vários temas de interesse. Sempre procurei não me confinar em um único assunto, pois isso restringiria muito as minhas atividades", destaca o professor, que também atua como consultor.
DestaquesEm 2010, foi ganhador do Prêmio Mérito em Administração no Setor de Ensino, concedido pelo Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul (CRARS). No último mês de outubro, foi agraciado com o Prêmio Pesquisador Gaúcho, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), na categoria "Economia e Administração". Sobre as premiações, ele enfatiza: "Reforçam que estou no caminho certo, mas aumentam a minha responsabilidade. Se alguém diz que você é referência, e se queres continuar sendo referência, a dedicação e o empenho também aumentam."
Natural de Caxias do Sul, Gabriel relembra que sempre quis ser um profissional de destaque. "Comecei a trabalhar cedo. Queria ter minha vida, ser independente." Hoje, considera-se um profissional bem-sucedido. Parte desse sucesso ele remete à base familiar e ao apoio da sua esposa, Jaqueline, e do seu filho, Guilherme. "Quando pensei em fazer o mestrado pedi a opinião dela, até porque seria uma caminhada que implicaria algumas trocas e pequenos sacrifícios. Depois segui para o doutorado, e ela continuou assumindo todas as responsabilidades com o nosso filho, durante o período em que eu estava fora", detalha.
Por conta das atividades profissionais, não consegue ficar com a família o tempo que gostaria, mas quando existe tal oportunidade se dedica 100%.
(Texto: Wagner Júnior de Oliveira)
Revista UCS - Publicação da Universidade de Caxias do Sul, de caráter jornalístico para divulgação das ações e finalidades institucionais, aprofundando os temas que mobilizam a comunidade acadêmica e evidenciam o papel de uma Instituição de Ensino Superior.
O texto acima está publicado na sétima edição da Revista UCS que já está sendo distribuída nos campi e núcleos.