Academia
Mais um ano na história da Universidade Comunitária da Serra

A Universidade de Caxias do Sul prepara-se para comemorar, no dia 10 de fevereiro, 47 anos de atividades. Sua história muito nos orgulha, pois ela é o resultado da união de esforços de milhares de pessoas que, ao longo de quase meio século, contribuíram para que ela se configurasse hoje como a Universidade Comunitária da Serra. Uma região com um milhão de habitantes, que tem na UCS a parceria indispensável para o seu desenvolvimento social, econômico, tecnológico e cultural. A cada ano, a Universidade se renova e consolida a sua missão institucional e, assim, vai construindo a sua história, que é também um pouco da história de todos nós: alunos, professores e funcionários.

O ano de 2013 foi exitoso para a Universidade de Caxias do Sul, culminando com o reconhecimento pelo Governo Federal, de um novo modelo de Instituições de Ensino Superior, as IES Comunitárias - públicas não estatais, que têm uma legislação específica. Certamente, esse novo status jurídico possibilitará à Universidade obter recursos orçamentários em editais reservados, até então, às instituições estatais, e isso se reverterá em qualidade para as nossas ações.

Fazendo uma rápida retrospectiva dos resultados dos últimos anos, é necessário destacar os avanços no ensino, na pesquisa e nos serviços tecnológicos. Na graduação, houve um aumento do número de cursos: a UCS mantém hoje 84 cursos, com 94 habilitações e 223 opções de ingresso. Na Avaliação Externa Institucional do Ministério da Educação realizada in loco, no início de agosto, a UCS recebeu conceito 4, significando um bom perfil de qualidade superior aos referenciais estabelecidos pelo MEC para o credenciamento das universidades.

Na pós-graduação, alcançou-se a meta inicial de triplicar o número de cursos de mestrado e doutorado, com o crescimento do número de cursos e alunos e a elevação de conceito de todos os cursos que podiam ter seus conceitos alterados na Avaliação Trienal da CAPES 2013. Houve também um aumento significativo no número de bolsas de estudos para mestrandos e doutorandos, provenientes dos órgãos públicos de fomento à pós-graduação (CAPES/PROSUP, FAPERGS e CNPq) e de taxas acadêmicas provenientes da CAPES. Esses avanços resultam, em grande parte, da reestruturação da pesquisa institucional, que aglutinam os mais de 200 pesquisadores em 20 Núcleos de Pesquisa e nos 18 Núcleos de Inovação e Desenvolvimento.

No campo dos serviços, da extensão e inovação, a UCS abriu novas frentes de atuação para o desenvolvimento científico e tecnológico, na direção da formalização dos Parques Científicos e Tecnológicos da Serra e do Vale do Caí - TECNOUCS.

Em 2014, a Universidade de Caxias do Sul terá novos desafios e contará, como sempre contou, com o apoio e a colaboração de alunos, professores, funcionários e de sua comunidade regional, continuando a construir a sua história com a participação de todos.

Professor Isidoro Zorzi Reitor da Universidade de Caxias do Sul



Revista UCS - Publicação da Universidade de Caxias do Sul, de caráter jornalístico para divulgação das ações e finalidades institucionais, aprofundando os temas que mobilizam a comunidade acadêmica e evidenciam o papel de uma Instituição de Ensino Superior.

O texto acima está publicado na oitava edição da Revista UCS que já está sendo distribuída nos campi e núcleos.

Veja outras matérias da Revista.