Carreiras
Um leque de possibilidades

Engana-se quem pensa que o nutricionista é somente aquele profissional da saúde capacitado a atuar visando à segurança alimentar e à atenção dietética. As oportunidades de atuação no mundo do trabalho são amplas: existe mercado na área clínica, coletiva, política, acadêmica, esportiva, comercial, de marketing... Um exemplo da amplitude dessa atuação profissional é o da guaporense Mircéia Cunha, 28 anos, formada em Nutrição em 2010 e coordenadora Comercial e de Marketing da Detella Restaurantes Empresariais Ltda., em Caxias do Sul.

Por acreditar na importância de uma alimentação adequada, ela optou pelo curso em 2002, iniciado em Lajeado. Sua trajetória profissional na área da alimentação começou em 2004, como estagiária em um restaurante no Município de São Valentin do Sul. "Foram tempos desafiadores, pois eu morava em Guaporé, trabalhava em São Valentin do Sul e, à noite, cursava Nutrição em Lajeado. Em 2005, a Detella me convidou para trabalhar em Caxias do Sul, cidade-sede da empresa. Mudei para Caxias do Sul, transferi meu curso para a UCS, onde me formei", conta.

Durante quatro anos, atuou como gestora de restaurantes: enfatiza que aí aprendeu muito. "Todo o acadêmico de Nutrição precisa ter esta experiência, pois, de todas as áreas do curso, esta é a que mais nos prepara. Na área operacional, o acadêmico e/ou profissional de Nutrição aprende a liderar, a tratar com diferentes públicos, aprende a administrar e, principalmente, a tomar decisões".

Conhecimentos

Um desafio importante para Mircéia lhe foi apresentado a partir do convite para desenvolver, dentro da empresa, o setor Comercial e de Marketing. "Precisei estudar muito sobre o universo de vendas, além de conciliar os horários de aula, estágios curriculares e trabalho. Após a formatura em Nutrição, busquei um MBA em Marketing. Muitas pessoas me questionam: Quais os conhecimentos de Nutrição que você utiliza no seu trabalho? E eu respondo: Utilizo todos os meus conhecimentos de Nutrição: vender para uma empresa com os valores e diferenciais da Detella, significa estar levando saúde e qualidade de vida para muitas pessoas. Todo nutricionista almeja levar saúde para a população, e eu faço isso todos os dias", relata.

Há nove anos na empresa, Mircéia avalia a importância de seu trabalho: "Vendemos saúde, satisfação para os trabalhadores, prevenção de doenças e absenteísmo, aumento de produtividade e bem-estar. O planejamento e a venda de um serviço é desafiador por ser intangível, e é isso que me encanta e me motiva", conclui.

(Texto: Cristina Beatriz Boff)

Nutrição

O nutricionista é responsável por avaliar, diagnosticar e acompanhar o estado nutricional da população, prescrever e orientar condutas alimentares, visando à promoção, proteção e restauração da saúde humana e da qualidade de vida. Esse profissional pode atuar em unidades de alimentação e nutrição (restaurantes, indústrias, refeições transportadas, produção de congelados e catering), creches, escolas, restaurantes comerciais, hotéis, hospitais, clínicas, ambulatórios, consultórios, lactários, bancos de leite, spas, Unidades Básicas de Saúde, vigilância sanitária, indústrias de alimentos.



Revista UCS - Publicação da Universidade de Caxias do Sul, de caráter jornalístico para divulgação das ações e finalidades institucionais, aprofundando os temas que mobilizam a comunidade acadêmica e evidenciam o papel de uma Instituição de Ensino Superior.

O texto acima está publicado na oitava edição da Revista UCS que já está sendo distribuída nos campi e núcleos.

Veja outras matérias da Revista.