A qualidade de um estudo no tratamento Oncológico garantiu ao Instituto de Pesquisas Clínicas para Estudos Multicêntricos (IPCEM) a certificação de excelência da INC Research. Com sede nos Estados Unidos, a organização internacional certificou o trabalho da equipe do Instituto, a partir de um projeto que teve o professor André Reiriz como pesquisador responsável. A distinção é atribuída periodicamente ao melhor centro de pesquisa em nível mundial, em comparação às demais unidades envolvidas em pesquisa clínica.
De modo geral, os projetos desenvolvidos pelo IPCEM - que envolvem estudos de aplicação de medicamentos no tratamento de doenças prevalentes na região - são conduzidos de acordo com um protocolo idêntico e em vários centros de pesquisa no mundo, daí o perfil multicêntrico. Por exemplo, uma mesma avaliação clínica que o IPCEM realiza, também é executada, em paralelo, por demais centros de pesquisa, em diferentes países.
Conforme a professora Alessandra Godoy, que dirige o Instituto, atualmente estão em desenvolvimento 18 projetos de pesquisas na UCS e, para os próximos dois anos, a unidade é candidata a participar de mais 45.
O Instituto também mantém estudos orientados para a comunidade. Um banco de dados contém informações das doenças mais recorrentes na região. Projetos de mestrados e doutorados são mantidos em parceira com o Programa de Pós-graduação em Biotecnologia. Iniciativas de combate ao câncer, especialmente os ligados à saúde da mulher, são desenvolvidas pela equipe do Instituto, formada por 40 pesquisadores, 12 estagiários e seis funcionários.
Lançada recentemente, a revista do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Scientia cum Industria, vem se unir a outros periódicos e revistas científicas da UCS. Esse periódico acadêmico, com foco em aplicações industriais, tem como objetivo difundir trabalhos técnico-científicos, do País e do Exterior, nas áreas de Inovação Tecnológica em Ciências e Engenharia, e Ensino de Ciências e Engenharia.
A UCS conta com as seguintes publicações: Antares, revista eletrônica do Programa de Pós-graduação em Letras, Cultura e Regionalidade; Conexão, revista acadêmica do Centro de Ciências da Comunicação; Conjectura, periódico dos programas de Pós-graduação em Filosofia e em Educação; Direito Ambiental, periódico semestral do Programa de Pós-graduação em Direito; Do Corpo, publicação do Núcleo de Pesquisa Ciências e Artes do Movimento Humano; Métis: história & cultura, publicação do Centro de Ciências Humanas; Rosa dos Ventos, periódico eletrônico do Programa de Pós-graduação em Turismo.
Essa Jaguatirica - Leopardus pardalis é um dos animais que pode ser visto no Jardim Zoológico da UCS. Inaugurado em 1997, o Zoo possui um plantel de 120 animais de 39 espécies (11 ameaçadas de extinção), entre répteis, aves e mamíferos. Os animais são predominantemente nativos do Brasil, procedentes de acidentes, maus tratos, denúncias e apreensões realizadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e pelo Policiamento Ambiental da Brigada Militar. O Zoo é um espaço de lazer e de educação para a comunidade regional e para escolas que solicitam agendamento de visitas monitoradas. Como espaço universitário, fornece suporte didático e científico a cursos de graduação. O Zoo estará fechado até o dia 21 de janeiro de 2014. A partir dessa data, até o final de fevereiro, estará aberto à visitação de terça-feira a domingo, das 13h30min às 18 horas. Informações pelo telefone (54) 3218.2166.
Para participar da seção Detalhes, envie pelo e-mail: imprensa@ucs.br fotos em alta resolução, que apresentem o seu olhar sobre a UCS.
Revista UCS - Publicação da Universidade de Caxias do Sul, de caráter jornalístico para divulgação das ações e finalidades institucionais, aprofundando os temas que mobilizam a comunidade acadêmica e evidenciam o papel de uma Instituição de Ensino Superior.
O texto acima está publicado na oitava edição da Revista UCS que já está sendo distribuída nos campi e núcleos.