De engenheiro ambiental graduado em 2009 a engenheiro de meio ambiente na Petrobras, no Rio de Janeiro, desde 2010. Essa trajetória, que à primeira vista parece curta, é de Vinícius Búrigo, 29 anos, natural de Bento Gonçalves. Atualmente, esse engenheiro atua na gestão ambiental corporativa, com foco em recursos hídricos, efluentes e biodiversidade, na empresa brasileira presente em 25 países e reconhecida mundialmente por sua excelência tecnológica.
Esse é o primeiro emprego de Vinícius na área, sem ter tido uma experiência anterior. Ele já havia passado em um concurso na Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), mas a exigência de experiência prévia comprovada - o que não tinha na época - não permitiu que assumisse a vaga. "Foi aí que prestei concurso nacional para engenheiro de meio ambiente. Passei por um período de estudo e preparação, revisei muitos conteúdos que havia estudado na graduação. Nesse concurso, havia três vagas para o cargo de engenheiro de meio ambiente e 15 pessoas foram chamadas no final do processo seletivo. Não tinha tanta expectativa de passar, até mesmo pela quantidade de inscritos, mas a dedicação no período anterior à prova contribuiu muito para isso." O concurso aconteceu em março de 2010 e, em agosto do mesmo ano, já estava morando e trabalhando no Rio de Janeiro.
Para Vinícius, o engenheiro ambiental tem fundamental importância nos dias de hoje: "não somente pela necessidade de cumprimento das demandas legais relacionadas ao meio ambiente, mas principalmente como agente promotor da sustentabilidade ambiental e da conscientização em relação às questões ambientais. Como profissionais, auxiliamos empresas e organizações no uso eficiente e racional dos recursos naturais, além de contribuir com a implementação de soluções que garantam a conservação desses recursos para as gerações futuras."
A própria evolução da legislação ambiental brasileira, ao longo das últimas décadas, tem, na opinião de Vinícius, consolidado cada vez mais a profissão de engenheiro ambiental em organizações e no mercado de trabalho. "Muitas oportunidades nessa área surgiram nos últimos anos, valorizando o engenheiro ambiental. No entanto, acredito que, pelo potencial de atuação e pela importância da atividade nos tempos atuais, ainda há espaço para maior valorização da profissão e abertura de novas oportunidades."
O otimismo em relação ao seu futuro é ressaltado por Vinícius, "especialmente por estar em uma empresa que oferece muitas oportunidades para a evolução de minha carreira, bem como muitas possibilidades de atuação na minha área de formação."
Vinícius Búrigo, durante sua trajetória acadêmica na UCS, foi um daqueles alunos que levava a sério a participação em projetos de Iniciação Científica. Por parte de seus estudos, ele atuou como bolsista no Instituto de Saneamento Ambiental (ISAM). "Foi uma oportunidade de adquirir conhecimentos e experiências sob a coordenação de diferentes professores que ali desenvolviam seus trabalhos. O período do curso foi muito bom. Entrei em contato com o universo da área do meio ambiente, percebi quais os assuntos que me interessavam mais, conheci muitas pessoas - colegas e professores - com quem pude trocar ideias e compartilhar experiências", lembra.
Dessa época, não muito distante, recorda desde as aulas mais interessantes até as matérias mais complicadas, as horas de estudo na biblioteca antes das provas, os professores mais inspiradores e carismáticos, os momentos com os colegas, as excursões e congressos dos quais participou, seu período de intercâmbio na Universidade de León, na Espanha, onde cursou um semestre de Ciências Ambientais e, claro, a formatura: um momento marcante, que fechava um ciclo em sua vida e abria outro, para a vida profissional.
(Texto: Cristina Beatriz Boff)
Revista UCS - Publicação da Universidade de Caxias do Sul, de caráter jornalístico para divulgação das ações e finalidades institucionais, aprofundando os temas que mobilizam a comunidade acadêmica e evidenciam o papel de uma Instituição de Ensino Superior.
O texto acima está publicado na oitava edição da Revista UCS que já está sendo distribuída nos campi e núcleos.