Certa feita o poeta ditou a ordem das letras para um conjunto de palavras. Deixou as orientações e foi assentar-se às margens do riacho para inspirar-se. E quando voltou para a página na qual ele editava seu novo poema, leu: Se a vida ensina, sou aprendiz! Essa pequena crônica é a tradução possível do UCS Desafiando Estrelas, que há 10 anos tem sido uma das provocantes atividades de extensão que ampliam os horizontes de quem quer conhecer um pouco mais do cotidiano da vida profissional e pessoal.
Esse evento foi elaborado a partir de conversas que as professoras Elisandra Martins, Gabriela Bossardi e Magda Bassanesi fizeram quando buscavam, em 2010, promover a aprendizagem ativa nas aulas e Gestão de Serviços e Operações II, dos cursos de Administração da UCS. A grande questão era: como fazer a abordagem complexa da gestão de processos numa aula diferente para desafiar o pensamento sistêmico dos futuros administradores das empresas, das organizações públicas e das instituições de estado?
A resposta veio rápido: reunião das três salas numa atividade onde a missão central foi elaborar, a partir das teorias vistas em sala de aula, propostas para solucionar questões cotidianas das empresas, organizações e instituições de estado, num curto espaço de tempo. E quem apresentasse o projeto mais completo recebia uma bonificação e certificação de horas de atividades complementares, que a partir daquele ano, começaram a ser implantadas nos currículos do ensino superior.
Esta atividade que provoca o desenvolvimento alternativo da aprendizagem quando cria situações reais para experimentar a aplicação dos conteúdos das aulas teóricas ou das práticas extrapolou as barreiras dos cursos de Administração. Em 2017, o UCS Desafiando Estrelas abrangeu a área do conhecimento das Ciências Sociais (Administração, Gestão, Comunicação e Turismo); alcança os campi Sede e Cidade das Artes em 2019 e em 2020, quando completa sua primeira década, vai ter participante de toda a UCS (cursos de todos os campi, UCS Mais Campus - EAD; pós-graduação e Programa UCS Sênior).
As professoras Elisandra, Gabriela e Magda viram o rebento crescer e se transformar numa oportunidade de ampliar os contatos com a responsabilidade social e ética que a sociedade contemporânea pede dos profissionais que chegam no mercado. E é isso que o UCS Desafiando Estrelas - Edição 10 continuará fazendo: desafiar os participantes a fortalecerem o espírito solidário e a responsabilidade ética e social com a comunidade próxima, ao desenvolver atividades beneficentes, atendendo a distintas demandas das instituições que circundam a universidade. E também aumentar os espaços inovadores para as aprendizagens.