Quais são os pré-requisitos que devem ser observados para inscrição nos Programas de Intercâmbios Internacionais?
É muito importante que o aluno observe todas as informações sobre o Programa que lhe interessa para que não prejudique a sua inscrição por falta de dados ou pela apresentação de documentos incorretos;
Os Programas de Intercâmbios Internacionais têm exigências diferentes uns dos outros, aqui estão as mais importantes:
- O aluno interessado deve dominar o idioma do país para onde quer se deslocar;
- Deve ter cursado 50% das disciplinas de seu curso de graduação;
- Seu intercâmbio deve receber a aprovação por parte do Coordenador de seu curso;
- Deve ter condições financeiras para participar do programa.
Como devo proceder para participar de um Programa de Intercâmbio Internacional?
A preparação para participar de um Intercâmbio Internacional deve começar desde o primeiro semestre de ingresso na Universidade.
O aluno que ambiciona ter uma experiência internacional deve buscar informações desde o início de sua vida acadêmica, pois assim estará bem preparado na hora de embarcar para a realização de sua viagem. Algumas dicas:
- Manter-se atualizado sobre as propostas dos Programas Internacionais que aumentam a cada dia;
- Buscar o máximo de informações sobre os países de destino, a fim de que tenha elementos suficientes para fazer a sua escolha. (Para onde eu gostaria de ir?);
- Desenvolver as habilidades para se comunicar com o idioma do país de destino, bem como conhecer os seus costumes;
- Ter um currículo exemplar.
Quais são os meus compromissos e responsabilidades durante a realização do Programa de Intercâmbio Internacional? E no meu retorno?
O aluno que for selecionado para participar dos Programas de Intercâmbios Internacionais estará representando não somente a sua Instituição, mas também a sua cidade e o seu país. Portanto, sendo ele o nosso "Embaixador", ele terá a responsabilidade de bem representar a UCS, cumprindo com seriedade todas as atividades propostas pela Universidade anfitriã, envolvendo-se com a comunidade acadêmica de forma a usufruir o máximo possível de sua experiência internacional e poder adquirir uma gama de conhecimentos que será compartilhada com seus colegas, amigos e familiares.
No seu retorno, o aluno poderá socializar o que aprendeu no país anfitrião e poderá envolver-se na recepção de alunos estrangeiros que chegam à nossa Universidade, bem como auxiliar na captação de novos alunos que tenham o perfil adequado para nos representar fora do Brasil e levar o nome da UCS para outros países.
Se for selecionado, como devo me preparar para a viagem?
O aluno que for selecionado para os Programas de Intercâmbios Internacionais receberá todo o acompanhamento necessário pela equipe da Assessoria para Relações Internacionais. Desde as orientações para o preenchimento dos documentos, contato com a coordenação do Curso, até as mais diversas informações sobre o país de destino, alimentação, clima, fuso horário, moeda corrente, o que levar na bagagem, informações sobre o Brasil, etc...
A Assessoria de Relações Interinstitucionais e Internacionais fará o acompanhamento também com os pais dos alunos para que a família possa dar todo o apoio antes da saída do aluno, durante a sua permanência fora do Brasil, bem como a sua adaptação no retorno ao final do Programa.
O que devo fazer para escolher o melhor lugar para realizar um Intercâmbio Internacional?
Um dos excelentes efeitos da globalização é o acesso rápido à informação e ao conhecimento.A melhor maneira de se desfrutar das oportunidades de algum lugar novo é buscar o máximo de informações sobre ele.
Recomendamos que, antes de fazer a escolha do local que gostaria de fazer intercâmbio, o aluno reúna todas as informações possíveis sobre aquele país.
O aluno também poderá acessar páginas na internet sobre determinado país e sobre determinada universidade; poderá conversar com pessoas que já estiveram naquele local, colegas que já participaram de intercâmbio na mesma cidade; poderá identificar publicações que indiquem onde, na sua área de conhecimento, estão as melhores instituições, etc...
A Assessoria de Relações Interinstitucionais e Internacionais possui um acervo de catálogos das instituições conveniadas que poderá servir como ponto de partida para uma melhor escolha.