Goethe Zertifikat

O Goethe Zertifikat é um certificado de proficiência na língua alemã reconhecido internacionalmente.
Através de uma parceria firmada entre o Goethe-Institut e a Universidade de Caxias do Sul, a UCS Línguas Estrangeiras oferece os exames oficiais de língua alemã, elaborados pelo Goethe-Institut, que possuem alta reputação em todo o mundo e são reconhecidos como um comprovante de qualificação por empregadores e entidades de ensino continuado em muitos países.

Vantagens da certificação do Goethe-Institut:

  • possibilita comprovar a competência linguística na língua alemã em diferentes níveis.
  • cobre os níveis e habilidades do Quadro Comum Europeu de Referência para as línguas.
  • é sinônimo de qualidade, pois os exames são testados e têm a qualidade controlada mundialmente.
  • facilita as viagens de longa duração na Alemanha que necessitam do certificado do nível A2 para obtenção do visto.

CALENDÁRIO DE EXAMES

Os exames serão realizados três vezes por ano. Embora estejam abertos à comunidade em geral, os exames são requisitos para os alunos candidatos ao programa de mobilidade acadêmica para a Alemanha.
Investimento: A1 - R$ 820,00 e A2 - R$ 990,00

Prova em 12 de abril de 2024 - sexta-feira
Inscrições: até 28 de março.
Níveis oferecidos: A1
Horário: Será informado após o término das inscrições
Local: UCS - Bloco L

Prova em 21 de junho de 2024 - sexta-feira
Inscrições: até 6 de junho.
Níveis oferecidos: A1
Horário: Será informado após o término das inscrições
Local: UCS - Bloco L

Requisitos: o candidato deve ter no mínimo 16 anos e apresentar um documento de identidade. Para inscrever-se, faça download da Ficha de Inscrição, preencha-a corretamente e encaminhe-a, juntamente com uma cópia do documento de identificação, digitalizada ao e-mail ucslinguas@ucs.br.

CERTIFICAÇÃO

Os exames de alemão do Goethe-Institut correspondem aos níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR): desde A1 para iniciantes até C2 para o nível linguístico mais alto. Descrição dos níveis, segundo o Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas.

É capaz de compreender e usar expressões familiares e quotidianas, assim como enunciados muito simples, que visam satisfazer necessidades concretas. Pode apresentar-se e apresentar outros e é capaz de fazer perguntas e dar respostas sobre aspectos pessoais como, por exemplo, o local onde vive, as pessoas que conhece e as coisas que tem. Pode comunicar de modo simples, se o interlocutor falar lenta e distintamente e se mostrar cooperante.

É capaz de compreender frases isoladas e expressões frequentes relacionadas com áreas de prioridade imediata (informações pessoais e familiares simples, compras, meio circundante). É capaz de comunicar em tarefas simples e em rotinas que exigem apenas uma troca de informação simples e direta sobre assuntos que lhe são familiares e habituais. Pode descrever de modo simples a sua formação, o meio circundante e, ainda, referir assuntos relacionados com necessidades imediatas.

É capaz de compreender as questões principais, quando é usada uma linguagem clara e estandardizada e os assuntos lhe são familiares (temas abordados no trabalho, na escola e nos momentos de lazer, etc.). É capaz de lidar com a maioria das situações encontradas na região onde se fala a língua-alvo. É capaz de produzir um discurso simples e coerente sobre assuntos que lhe são familiares ou de interesse pessoal. Pode descrever experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições, bem como expor brevemente razões e justificações para uma opinião ou um projecto.

É capaz de compreender as ideias principais em textos complexos sobre assuntos concretos e abstractos, incluindo discussões técnicas na sua área de especialidade. É capaz de comunicar com um certo grau de espontaneidade e de à-vontade com falantes nativos, sem que haja tensão de parte a parte. É capaz de exprimir-se de modo claro e pormenorizado sobre uma grande variedade de temas e explicar um ponto de vista sobre um tema da atualidade, expondo as vantagens e os inconvenientes de várias possibilidades.

É capaz de compreender um vasto número de textos longos e exigentes, reconhecendo os seus significados implícitos. É capaz de se exprimir de forma fluente e espontânea sem precisar de procurar muito as palavras. É capaz de usar a língua de modo flexível e eficaz para fins sociais, acadêmicos e profissionais. Pode exprimir-se sobre temas complexos, de forma clara e bem estruturada, manifestando o domínio de mecanismos de organização, de articulação e de coesão do discurso.

É capaz de compreender, sem esforço, praticamente tudo o que ouve ou lê. É capaz de resumir as informações recolhidas em diversas fontes orais e escritas, reconstruindo argumentos e fatos de um modo coerente. É capaz de se exprimir espontaneamente, de modo fluente e com exatidão, sendo capaz de distinguir finas variações de significado em situações complexas. Fonte: CONSELHO DA EUROPA, 2001, p.49