UCS
| Línguas Estrangeiras
Russo

Russo

Carlos V, imperador da França, aconselhava a falar: com Deus em espanhol, com os amigos em francês, com os inimigos em alemão e com as damas em italiano. Mas se Carlos V conhecesse a língua Russa, diria, certamente, que em russo se pode falar com todos: com Deus, com os amigos, com os inimigos e com as damas, porque a língua Russa tem a majestade do espanhol, a vivacidade do francês, a força do alemão, a leveza do italiano e, além disso, a riqueza, a expressividade e a concisão do latim e do grego.
Mikhail Vassilievich Lomonossov 1711 - 1765


Por que estudar Russo?

Depoimento de Larlecianne Picolli, 30 anos, egressa do curso de Turismo da UCS

Larlecianne Piccolli, 30 anos, egressa do curso de Turismo, optou por estudar esta língua influenciada pelo ballet, dança que pratica desde criança.

"Escolhi a Rússia para um intercâmbio estudantil em 1999. Concluí o ensino médio lá. Na época, o PLE ainda não oferecia o idioma, então precisei fazer aulas particulares pra viagem. Morei numa casa de família na cidade de Yaroslavl, mas aproveitei para conhecer outras cidades e aprender sobre a rica cultura daquele país. Em 2008, voltei à Rússia para fazer um curso na Universidade Estatal de São Petersburgo, já graduada e com o idioma na ponta da língua. O russo abriu portas para minha carreira acadêmica e profissional. Hoje desenvolvo meus estudos sobre Política Externa e de Segurança da Rússia. E isso porque o PLE investiu em um diferencial, o de oferecer este idioma pouco conhecido, e também por integrar o estudo de línguas estrangeiras a um ambiente de ensino qualificado como o da UCS."


Coordenadoria de Extensão
UCS | Línguas Estrangeiras
Bloco L - Sala 101 A - Campus-Sede
(54) 3218-2435 (54) 99973-1558 ucslinguas@ucs.br