Grupos de Trabalho

GT1 - Educação Popular e Movimentos Sociais
Coordenadores: Andréa Wahlbrink Padilha da Silva - Doutoranda em Educação e Ivanio Dickmann - Mestre em Serviço Social
Ementa: O grupo de trabalho propõe debater os estudos relativos às práticas educativas escolares e não escolares na sua relação com movimentos sociais, em particular com setores populares, com vistas ao fortalecimento das lutas sociais, da sua organização e mobilização, na defesa de direitos, tendo como valores a equidade na diversidade, a democracia, a superação das desigualdades sociais e a proteção ao meio ambiente.
E-mail para envio dos resumos: cedu2020gt1@gmail.com

GT2 - Pensamento Decolonial e Educação na América Latina
Coordenadores: Claudia Soave - Doutoranda em Educação e Maicon Dorigatti - Mestrando em Educação
Ementa: Dentre as perspectivas que buscam a emancipação latino-americana, o GT tratará de ações advindas da análise dos movimentos da decolonialidade e do sistema-mundo moderno capitalista e seus poderes consequentes do pensamento universalista eurocêntrico. Caminharemos no sentido de destacar as importantes contribuições decoloniais, buscando compreender o cerceamento constituinte dos poderes predominantemente hegemônicos, apresentando uma perspectiva de mudança epistêmica e de caráter factual.
E-mail para envio dos resumos: cedu2020gt2@gmail.com

GT3 - Horizontes para a Educação frente a COVID-19
Coordenadoras: Fabiana Kaodoinski - Doutoranda em Educação e Nanci Junqueira - Doutoranda em Educação
Ementa: Este GT engloba pesquisas sobre horizontes educacionais frente a pandemia da Covid-19. Serão acolhidos resumos que tematizem: trabalhos realizados por profissionais de saúde/equipes multiprofissionais, educadores, comunicadores, dentre outros, em diversos espaços de aprendizagem; prevenção, riscos e manejo da Covid-19; projetos interdisciplinares ligados a perspectivas da educação no contexto da pandemia; percepções a respeito do enfrentamento do vírus; transformações nos processos educacionais e na vida dos sujeitos impulsionadas pela Covid-19; proposições educativas a partir das experiências em tempos de pandemia.
E-mail para envio dos resumos: cedu2020gt3@gmail.com

GT4 - História da Educação e Políticas Públicas
Coordenadores: Cristian Giacomoni - Doutorando em Educação e Valdete Gusberti Cortelini - Doutoranda em Educação
Ementa: A História da Educação é um campo fecundo para pensarmos os diferentes fenômenos educativos em uma perspectiva histórica, bem como as imbricações e implicações desses fenômenos na sociedade contemporânea e as relações com os problemas educacionais. Buscamos abordar por meio de um diálogo reflexivo, os processos de legitimação das políticas públicas educacionais em diferentes décadas, analisando estruturas responsáveis pela manutenção das mazelas sociais e do ensino, a partir de estudos históricos ou contemporâneos sobre educação e políticas públicas que contemplem processos emancipatórios diante da opressão política, social e econômica. São aceitos estudos que utilizam diferentes tipologias de fontes e temáticas relacionadas à História da Educação, Políticas Públicas e suas inter-relações.
E-mail para envio dos resumos: cedu2020gt4@gmail.com

GT5 - Ciência e tecnologia a partir da vida para o mundo da vida
Coordenadores: Adriano Malikoski - Doutor em Educação, Márcia Boell - Doutoranda em Educação e Paula Marchesini - Mestranda em Educação
Ementa: O Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia a Partir da Vida para o Mundo da Vida é um espaço para diálogos e trocas de experiências entre pesquisadores, estudantes, professores e demais sujeitos interessados/as em estudos multi/interdisciplinares, sobre as relações entre o humano, as tecnologias e as relações da cultura tecnológica com diferentes dimensões do ser, sejam elas ontológicas, éticas, epistemológicas ou estéticas. Busca uma tessitura sobre a tecnociência. Nesse sentido, o objetivo do GT é pensar os desafios da ciência e da tecnologia no Brasil, considerando a amplitude e a complexidade, a considerar que: a tecnologia tem relação com a ciência, com a técnica e com a sociedade. A tecnologia integra elementos materiais: ferramentas, máquinas, equipamentos e não-materiais: saber fazer, conhecimentos, informações, organização, comunicação e relações interpessoais. A tecnologia tem relações com fatores econômicos, políticos e culturais. A evolução da tecnologia é inseparável das estruturas sociais e econômicas de uma determinada sociedade. Sendo assim, a necessidade de múltiplas expertises e oportunizar reflexões por uma educação emancipatória, envolvendo os múltiplos atores sociais. Porém, esta relação não pode ser compreendida por um viés unilateral. É preciso reconhecer a potencialidade de cada área e que as análises e discussões podem proporcionar avanços e descobertas significativas. Os trabalhos submetidos para este GT devem contemplar reflexões teóricas e/ou contribuições práticas acerca da temática de ciência e tecnologia a partir da vida para o mundo da vida.
E-mail para envio dos resumos: cedu2020gt5@gmail.com

GT6 - A Educação em tempos de Pandemia
Coordenadores: Aline Marques de Freitas - Mestranda em Educação e Rudson Adriano Rossato da Luz - Mestrando em Educação
Ementa: Qual é o novo panorama da educação e da pesquisa em educação em tempos de pandemia? Nossa realidade mudou completamente, por isso este GT visa a aproximar pesquisadores que se debruçam nesse cenário de incertezas, para discutir, a partir das reflexões que estão sendo feitas acerca das pesquisas e das vivências educativas. Forçosamente nos deparamos com um horizonte que não é mais o de expectativas que imaginávamos e realizávamos no nosso presente, e o espaço de experiências precisa ser revisitado para que possamos estabelecer novos caminhos para a educação, em um momento que não cabem prescrições, visto a diversa realidade social.
E-mail para envio dos resumos: cedu2020gt6@gmail.com

GT7 - Educação e Linguagens
Coordenadoras: Amanda Khalil Suleiman Zucco - Mestranda e Educação e Lilibth Wilmsen - Mestranda em Educação
Ementa: Este grupo de trabalho tem como objetivo a divulgação de pesquisas voltadas à investigação de processos educacionais vinculados às diferentes linguagens. Parte-se do pressuposto de que é na/pela linguagem que o indivíduo se constitui como sujeito e também é capaz de produzir e vivenciar a cultura, bem como que ela é necessária em qualquer área do conhecimento. Compreende-se que a linguagem é possibilidade constitutiva do sujeito, dessa forma, considera-se a amplitude desta temática em diferentes manifestações e investigações. Os trabalhos submetidos para este GT devem contemplar reflexões teóricas e/ou contribuições práticas acerca dos objetos de linguagem e educação.
E-mail para envio dos resumos: cedu2020gt7@gmail.com

GT8 - História da Educação Regional
Coordenadores: Cristian Roberto Antunes de Oliveira - Doutorando em Educação e Dilnei Abel Daros - Doutorando em Educação
Ementa: Os contextos regionais na história da educação são campo profícuo para estudos na compreensão não apenas dos ambientes internos das instituições escolares, mas também das comunidades onde essas escolas estão localizadas. Este GT contempla produções que tenham em seu escopo aspectos como culturas escolares, processos formativos, arquitetura, historicidade, acervos escolares, festividades comunitárias, costumes e hábitos locais, entrelaçamentos políticos, religiosos, sociais, antropológicos, étnicos, políticas educacionais, fontes documentais, práticas, narrativas de discentes e docentes sobre memórias da transformação da paisagem, espaço escolar e espaço urbano, clima organizacional do ambiente escolar regional e conceito de comunidade.
E-mail para envio dos resumos: cedu2020gt8@gmail.com

GT9 - Educação e o Cotidiano Escolar
Coordenadoras: Adriana Aparecida De Almeida Marcolin - Doutoranda em Educação e Caroline Kloss - Doutoranda em Educação
Ementa: Os estudos e as pesquisas que versam sobre a educação e o cotidiano escolar constituem uma dimensão de análise fundamentalmente relevante aos atores que compõem o espaço educativo. Por isso, o eixo temático Educação e o Cotidiano Escolar tem como objetivo o compartilhamento das narrativas sobre as experiências que tematizam a proposta deste grupo de trabalho, fomentando diálogos e reflexões, a partir da pluralidade de pensamentos e de ações que permeiam os ambientes educativos, corroborando significativamente a tessitura acadêmica, por meio das apresentações e dos registros de pesquisas desenvolvidas em diferentes áreas.
E-mail para envio dos resumos: cedu2020gt9@gmail.com

GT10 - Gênero, Sexualidade e Educação
Coordenadoras: Elen Lemaire Pedri - Mestranda em Educação e Daiane Dala Zen - Doutoranda em Educação
Ementa: O GT Gênero, Sexualidade e Educação tem como objetivo promover diálogos entre pesquisadores/as e professores/as de diferentes instituições que desenvolvem pesquisas ou práticas na área de estudos de gênero que convirjam com temáticas envolvendo feminismo, História das Mulheres, sexualidade e educação. Acolheremos trabalhos acadêmicos, práticas pedagógicas e relatos de experiências sob perspectivas teórico-metodológicas interdisciplinares que promovam a discussão através das interações entre políticas, movimentos sociais e a interseccionalidade que definem os padrões de gênero, de normalidade, de cidadania e da democracia.
E-mail para envio dos resumos: cedu2020gt10@gmail.com

GT11 - Inclusão e Educação
Coordenadores: Rafael Jaques - Doutorando em Educação e Tatiele Bolson Moro - Doutoranda em Educação
Ementa: O GT intitulado Inclusão e Educação busca propiciar um espaço de compartilhamento de saberes relacionados a aspectos inclusivos, associados a contextos históricos, políticos, sociais, culturais e educativos. Em uma sociedade em que se intensificam os debates acerca do reconhecimento do outro em sua individualidade, o grupo se propõe a fomentar discussões entre pesquisadores, docentes e discentes, de diferentes níveis acadêmicos e áreas de atuação, que busquem aprofundar e compartilhar conhecimentos e experiências acerca das diferentes formas de pensar os processos inclusivos e o relacionamento com o outro em suas especificidades. São bem-vindos os trabalhos acerca de questões como Inclusão, Exclusão, Acessibilidade, Ética e Alteridade.
E-mail para envio dos resumos: cedu2020gt11@gmail.com

GT12 - Filosofia e Educação
Coordenadores: Andressa Vieira - Mestranda em Educação e Onorato Jonas Fagherazzi - Doutor em Educação
Ementa: O Grupo de Trabalho Filosofia e Educação propõe-se a aproximar acadêmicos da UCS e outras instituições de ensino, através de um espaço acolhedor e possibilitador de tensionamentos, deslocamentos e provocações. Balizado pela interlocução entre os processos de pensar e formar, enquanto dimensões profundamente humanas, se engendra na potência dos territórios da Educação, das relações humanas, seus pressupostos e fatores correlatos: Ética; Intersubjetividade; Altruísmo; Alteridade; Política; Cultura; Ideologia; Axiologia; Epistemologia; Voluntariado; Círculos de Paz; Felicidade e o sentido existencial; Pensadores da Educação: de Platão a Zygmunt Bauman e suas interfaces com a educação; Linguagem (escrita e leitura) na perspectiva da Filosofia da diferença.
E-mail para envio dos resumos: cedu2020gt12@gmail.com

GT13 - Educação e Tecnologias Digitais (TD)
Coordenadores: Daiana Domeneghini - Mestranda em Educação e Paulo Pasqual Júnior - Doutorando em Educação
Ementa: O presente GT tem como objetivo refletir sobre o novo contexto educacional relacionado ao uso das tecnologias digitais, analisar os diversos recursos tecnológicos como mediadores para o ensino e para a aprendizagem no cenário contemporâneo, além de discutir as concepções formativas que as novas tecnologias trazem para o indivíduo na sociedade. Assim, serão aceitos diversos estudos relacionados às tecnologias digitais na educação tendo como foco o desenvolvimento do pensamento computacional, o ensino e a aprendizagem de programação, a inteligência artificial, o desenvolvimento de jogos digitais aplicados à educação, bem como as diversas interfaces da Educação 4.0.
E-mail para envio dos resumos: cedu2020gt13@gmail.com

GT14 - Educação e Diferença
Coordenadores: Altemir Schwarz - Mestrando em Educação e Diogo da Silva Corrêa - Mestrando em Desenvolvimento Regional
Ementa: O GT Educação e Diferença pretende discutir temas pertinentes à educação no contexto da diferença em seus aspectos sociais, políticos, culturais e históricos. Diante de um contexto global no qual tem se intensificado os debates acerca das diversidades, é necessário refletir os efeitos dessa movimentação nos processos educacionais, no que tange às críticas à "homogeneização" que exclui culturas, saberes e práticas. Olhar o humano a partir de um "desinteressamento" e outra alteridade, em uma postura de acolhida e de responsabilidade, atentos às possibilidades de existência e das diversas práticas educativas. Tem caráter interdisciplinar e acolhe pesquisas e trabalhos de todas as áreas que discutam os processos de inclusão social, diferença, acolhida e alteridade.
E-mail para envio dos resumos: cedu2020gt14@gmail.com