Sob coordenação do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade de Caxias do Sul - TecnoUCS e orientação da Direção Técnica do Hospital Geral, um grupo de engenheiros voluntários desenvolveu o ventilador pulmonar mecânico FRANK 5010, destinado ao atendimento emergencial de pacientes da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.
O equipamento funciona com pressão controlada, sendo indicado a pacientes que tenham indicação de entubação, necessitando ventilação invasiva. As condições de performance, confiabilidade e segurança foram confirmadas em avaliações técnicas feitas no HG e em laboratórios aferidos pelo INMETRO.
O projeto foi apresentado ao Ministério da Saúde e ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e encaminhado para avaliação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão responsável por autorizar a fabricação em série.
A meta inicial é de fabricação de 300 unidades para serem doadas ao sistema de Saúde da região. A produção e a distribuição serão definidas conforme a demanda, podendo se estender a todo o país.
Acrilys, Akeo Industrial, Continental Ferramentas, Domo House, D'Zainer, Eberle Motores, Empresas Randon, Fadanelli Atelier, Ícone Projetos Design, Grendene, Mantova, Marcopolo, Metalúrgica Usitec, New Tech Company, SEI Informática, Sildre, Indústria Schumacher, Sulmax, Upaccess, Viezzer Engenharia, VSI Systems, Frion Ltda, Turmina Serviços, Mecânica Cecconi, Eng. Marcio Cattani, Eng. Ricardo Pastore, Refrigeração Gregolon, Gerry A. Schmitd, Felipe Luis Malvestido, Ceccilia Callai, Claudio Zardo, Leonardo Bortoluz, Tiago Boreli, Padre Diego Bettoni e JAK Fotogravuras.