Tire suas dúvidas

Redação

O candidato só fica sabendo do tema, no momento que recebe sua Prova. Serão propostos três temas de Redação para Medicina. O candidato deverá escolher SOMENTE um para dissertar.

Dicas importantes
- Todos têm algo a dizer, lembre-se disso!
- Leia as instruções que aparecem na Prova.
- São propostos três temas: leia-os e escolha aquele com o qual você mais se identifica; sobre o qual você TEM algo a dizer.
- Prepare um "Plano de texto" (para isso serve a folha onde está escrito "Rascunho da Redação").
- Assuma um posicionamento crítico (esta será sua tese).
- Apresente, pelo menos, dois argumentos capazes de sustentar esse ponto de vista.
- Junte a eles exemplos, dados estatísticos, alguma citação, uma reportagem, enfim, alguma evidência que ajudem a confirmar o quão verdadeiros e contundentes são seus argumentos (outras "vozes"; só não vale "copiar" o que foi usado no mote para contextualizar), use sua imaginação.
- Finalize, de preferência, trazendo algum dado novo que surpreenda quem estiver lendo seu texto; O propósito do texto argumentativo é convencer o leitor (no caso o avaliador) de que o que você está escrevendo é de fato verdadeiro; convença-o com seus argumentos! É isso que queremos!
- Passe a limpo e entregue sua Redação.

ATENÇÃO
- Inserções indevidas (receitas, recados, marcações, assinaturas, etc.) invalidam e "zeram" o texto.
- Olha a letra! Lembre-se, os avaliadores não têm "decifrômetros" nos olhos.
- Cuide das rasuras! Os parênteses não foram inventados para guardar rasuras. Veja lá como proceder!

A atribuição de ponto para a Redação é feita de acordo com itens postos em uma "Matriz de Correção" que envolve Tese, Argumentos, Evidências, Nova Tese e Título.

É importante que você saiba como os corretores, apoiados em suporte teórico, entendem cada um desses critérios.

Cada proposta termina com uma pergunta direta. Pois bem, responda-a! Assuma uma posição, de forma explícita. Sim ou não? Concorda ou não? Essa será sua TESE, isto é, seu posicionamento crítico.

Depois disso, é o momento de você abstrair, dizer "PORQUE" você assumiu aquele ponto de vista. Os argumentos envolvem o que você pensa sobre a proposta formulada. O propósito é convencer quem lê seu texto de que, o que você pensa, é, de fato, correto.

Entretanto, é preciso buscar apoio para ilustrar/demonstrar a força de seus argumentos, ou seja, buscar evidências - exemplos, autores, dados estatísticos, etc. - que confirmem o que você está afirmando. O bom é que para cada argumento você encontre uma evidência diretamente relacionada a ele.

Para finalizar existem pelo menos dois caminhos; um que é decorrência natural do processo argumentativo, leva a uma conclusão; e outro, que sai do lugar-comum, do óbvio, sem comprometer a coerência: essa é a NOVA TESE. É uma alternativa diferente, uma perspectiva de fechamento diferente da usual, é um dado novo, por isso, NOVA TESE.

E, finalmente, a busca pelo título deve levar em consideração a capacidade de ele anunciar e/ou sintetizar o que foi escrito. Por essa razão, ele deve ser feito depois de o texto ter sido escrito, a fim de ele representar o grau máximo de síntese.

Uma dissertação é caracterizada pela defesa de um ponto de vista (posicionamento crítico). É aqui que você pensa sobre os fatos, por isso, é abstrato e requer boa organização do pensamento, a fim de garantir a coerência e a coesão.

NÃO. As informações apresentadas junto às propostas têm o propósito de contextualizar a pergunta feita. Da mesma forma, os textos das provas objetivas não devem ser utilizados, nem como evidências.

A letra é uma característica pessoal, e traz consigo traços da personalidade de quem escreve. Por isso, pedimos apenas que a letra seja LEGÍVEL, e que você diferencie uma da outra.

SIM! O título deve ser pensado no final, depois de o texto ter sido escrito. O bom título é aquele que se constitui em síntese do texto.

Não. E qualquer outro tipo de corretor (fita, borracha para caneta, etc.). Se utilizar, você será eliminado do processo, pois esses materiais não são permitidos.

A UCS, além de treinar seus corretores em oficinas mensais, nas quais são alinhados os critérios de correção, utiliza uma MATRIZ DE CORREÇÃO, digitalizada - disponibilizada na próxima página cujo propósito é tornar o mais objetivo possível esse processo.

É importante que se esclareça que o mais valorizado é a capacidade de produção do candidato - ele sai ganhando pontos, se tiver escrito um texto dissertativo e abordado um dos temas propostos.

Dessa forma, a avaliação da Redação é feita a partir de critérios estabelecidos na MATRIZ, conforme se especifica a seguir.

Há uma parte eliminatória, que se refere tanto à tessitura (construção) do texto (1.1), quanto à observância do tema (2.1).

Na sequência, inicia-se a parte classificatória que privilegiará - com a atribuição de pontos - o processo de produção.

O item da MATRIZ (3.1) pontuará o texto a partir da consistência/coerência textuais, bem como da utilização de elementos/mecanismos de articulação nos níveis super, macro e microestruturais (sequenciação, paragrafação, coordenação/subordinação, definitivização, pronomização, nominalização, uso de operadores argumentativos, seleção lexical, grau de informatividade, seleção e hierarquização dos argumentos).

Para fins didáticos, a pontuação será atribuída seguindo o grau de explicitude de cada um dos itens que seguem:
(3.1.1) TESE: EXPRESSÃO DE POSICIONAMENTO CRÍTICO
(3.1.2) ARGUMENTO(S): PRESENÇA
(3.1.3) EVIDÊNCIA(S): DEMONSTRAÇÃO/ILUSTRAÇÃO
(3.1.4) NOVA TESE: COM RATIFICAÇÃO/REELABORAÇÃO DO POSICIONAMENTO DESENVOLVIDO
(3.2) TÍTULO COMO ELEMENTO CONTEXTUALIZADOR EM RELAÇÃO AO TEXTO PRODUZIDO

Os eventuais erros de superfície - ortografia, acentuação, concordância, etc. - representarão descontos menores, pois o que conta é o candidato ser capaz de defender uma posição assumir EXPLICITAMENTE - uma tese e, para tal, reunir argumentos que comprovem essa posição. Além disso, trazer evidências que corroborem - que sejam acopladas aos argumentos - e, que consiga apresentar uma nova tese - aquela que não seja uma decorrência natural do processo argumentativo - e um título que antecipe/sintetize o texto em si.

A equipe de corretores de Redação da UCS é constituída por professores de português de Caxias do Sul e Região, com ampla experiência na produção/correção de textos dissertativos-argumentativos.

A Equipe participa de Oficinas de Treinamento mensal, nas quais se estudam e afinam os critérios de correção de acordo com a Matriz de Correção da UCS.

Se o avaliador tiver parente, de 1°, 2° e/ou 3° graus realizando o Vestibular, fica automaticamente impedido de participar do Processo de Correção.

A utilização de uma Matriz de Correção, bem como o treinamento feito com os corretores busca otimizar e tornar o mais objetivo possível, um processo que tende a ser subjetivo.

Assim, a opinião do corretor não tem lugar no Processo, pois ele deve seguir, à risca, o que rege a Matriz.

A Redação recebe ZERO em oito (8) casos.

  • fuga do tema
  • fuga do gênero (em vez de uma dissertação-argumentativa, escreve uma poesia ou uma narração, por exemplo).
  • inserções indevidas no texto
  • marcações (traços, bolinhas) ou assinatura
  • texto com menos de vinte (20) linhas
  • letra ilegível
  • texto escrito a lápis
  • utilizar templates

A Matriz de Correção está dividida em duas partes: na primeira, você ganha pontos distribuídos conforme TESE, ARGUMENTOS, EVIDÊNCIAS, NOVA TESE e TÍTULO sobre dez (10); na segunda ele sofre penalidades quando incorrem em erros de "superfície", quais sejam: ortografia, acentuação (Novas Regras Ortográficas), pontuação, concordância verbal e nominal, colocação pronominal, etc., podendo chegar a (-1,5).

Primeiramente, é uma determinação do Ministério da Educação (MEC) que as universidades realizem como forma de seleção, uma Redação.

Além disso, estamos convencidos de que uma Redação permite que se avaliem muitos aspectos: (1) a organização do pensamento - através das orações construídas -; (2) o repertório que cada um acumulou - que se verá na seleção vocabular, na ausência de termos repetidos; (3) o conhecimento da estrutura superficial da língua - ortografia, acentuação, pontuação, etc. -; (4) a defesa das ideias - afinal espera-se um posicionamento crítico diante da proposta feita - a progressão temática e a construção de um texto dissertativo-argumentativo, que pressupõe abstração, isto é, as ideias que advêm dos fatos, o que, em última análise, demonstra conhecimento.

E, finalmente, a abordagem do tema permitirá que se verifique o que você sabe, como vê o mundo e como organiza essas ideias de forma lógica e coerente.