Grupos de Trabalho

O evento aceitará trabalhos para os seguintes GTs:


Grupo de Trabalho 1: Educação Freiriana, Política e Decolonialidade

Coordenação: Maria Elisabete Fernandes e Danúbia Bianchi Menegat
Monitora: Janaina Dorigo dos Santos

Ementa: O eixo tem por objetivo discutir a analisar a educação como atividade política dentro de uma realidade na qual as relações desiguais de poder e de saber são identificadas como colonialidade. Destaca-se a importância do tema no ano do centenário do nascimento de Paulo Freire, quando é importante compartilhar experiências educativas que revelam como sua obra é reinventada em contextos escolares e não escolares.



Grupo de Trabalho 2: Educação, História, Memória e Patrimônio

Coordenação: Cristian Giacomoni e Mariana Lisbôa de Oliveira
Monitora: Samanta Vanz

Ementa: Inserido no âmbito de pesquisas que abordam a História da Educação, este GT pretende acolher pesquisas que exploram diferentes tipologias de fontes, temáticas e abordagens teórico-metodológicas que versem sobre Educação, História, Memória e Patrimônio em âmbitos escolares ou não. Tais investigações possibilitam compreender, analisar, discutir e refletir acerca de instituições, espaços, tempos, sujeitos, práticas e culturas imbricadas em determinada conjuntura histórica. Esperamos estabelecer o diálogo entre pesquisas que apresentem diferentes abordagens teórico-metodológicas, com objetos dos mais variados espaços e temporalidades, de modo a realçar as distintas perspectivas sobre o campo da Educação, da História, da Memória e do Patrimônio, com intuito de ampliar o debate em torno das dimensões pedagógicas, históricas, sociais, culturais, políticas, econômicas e religiosas que cercam estes campos.
Desse modo, são aceitas pesquisas em desenvolvimento ou finalizadas relacionadas à Educação, História(s), Memória(s), Patrimônio(s), bem como suas interrelações e distanciamentos.



Grupo de Trabalho 3: Educação, Gênero, Diversidade e questões Étnicos-Raciais

Coordenação: Maria Eduarda Ribeiro da Silva e Daiane Dala Zen
Monitora: Milena Hoffmann Signorelli

Ementa: O presente grupo de trabalho tem como objetivo promover diálogos entre estudantes, pesquisadores/as e professores/as de instituições que desenvolvem pesquisas ou práticas na área da educação que convirjam com temáticas envolvendo gênero, diversidade e questões étnicos-raciais. Acolheremos trabalhos acadêmicos, práticas pedagógicas e relatos de experiências sob perspectivas teórico-metodológicas interdisciplinares que promovam a discussão através das interações entre feminismos nas suas múltiplas vertentes, LGBTQIA+, relações étnico-raciais, classe e interseccionalidade.



Grupo de Trabalho 4: Educação e Filosofia

Coordenação: Altemir Schwarz e Daiane Ramos Borges
Monitora: Thainá Cristina Guedes

Ementa: Educação e Filosofia acolhe pesquisadores discentes e egressos UCS e outras instituições de ensino com temas pertinentes à filosofia da educação. Pretende discutir temas relacionados a Ética, Alteridade, Diálogo, Instersubjetividade, Subjetividade, Acolhida, Filosofia da Diferença, Estética, Cultura e Sociedade em autores que abordem diretamente ou que sejam mobilizados ao diálogo relativo à filosofia da educação.



Grupo de Trabalho 5: Inovação Pedagógica e Tecnologias relacionadas à Cultura Digital

Coordenação: Daniela Pelissari e Gislaine Zanoto Rech
Monitora: Maria Nelma Marques da Rocha

Ementa: Este grupo de trabalho tem por objetivo a divulgação de pesquisas relacionadas ao redimensionamento e/ou transformações do processo de ensino e aprendizagem, centrado nos estudantes, professores e/ou sociedade como um todo. Parte-se do pressuposto que em meio ao contexto atual, a tecnologia é imprescindível e está presente na educação em suas diversas dimensões. A educação, por sua vez, está em constante transformação. O objetivo do Grupo de Trabalho é refletir sobre as inovações pedagógicas, no sentido de melhorias e transformações que agreguem valor aos sujeitos envolvidos, bem como explorar as potencialidades da inserção das tecnologias como possibilidade de aprimoramento, otimização e contribuição nos processos educativos. Os trabalhos submetidos neste GT devem contemplar reflexões teóricas e/ou contribuições práticas acerca da temática da inovação pedagógica e tecnologias relacionadas à Cultura Digital, pertinente à inserção das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem nos diversos níveis de ensino, bem como investigações que abordem inovações que contribuam para o cenário educacional contemporâneo.



Grupo de Trabalho 6: Educação e Linguagens

Coordenação: Melina Sauer Giacomin e Daniela Dal Pozzo
Monitora: Mariane Fruet de Mello

Ementa: Este grupo de trabalho visa a divulgação de pesquisas voltadas para a investigação de processos educacionais vinculados às múltiplas linguagens. Entendemos que é pelas linguagens que o indivíduo se constitui como sujeito e, por meio delas e pelas interações, experienciam e expressam sua própria subjetividade, culturas, desejos, curiosidades, desenvolvendo-se de forma crítica, criativa, emancipatória, humanizada e sensível. As linguagens aparecem em diversas áreas do conhecimento, portanto, consideramos a amplitude desta temática em diferentes manifestações e investigações. As comunicações submetidas para este GT devem contemplar reflexões teóricas e/ou contribuições práticas acerca das linguagens e da educação.



Grupo de Trabalho 7: Educação Especial e Inclusão

Coordenação: Monique Neckel Bueno e Paula Marchesini
Monitora: Alana de Souza Ferreira

Ementa: O GT 7 acolhe resumos que dialogam com questões que direcionam o olhar para aspectos históricos, políticos, culturais, educativos e sociais acerca da temática Educação Especial e Inclusão, bem como, inquietações a respeito de práticas e debates vigentes que obstaculizam o reconhecimento do outro como um ser individual. Em um momento em que as discussões a respeito do reconhecimento do outro em sua individualidade se intensificam, o grupo se propõe a promover diálogos, fomentar reflexões e compartilhar saberes e experiências entre pesquisadores, docentes e discentes de diferentes níveis acadêmicos e áreas de atuação a respeito do outro enquanto sujeito social, marcado historicamente, mas também que marca essa história e esse mundo.



Grupo de Trabalho 8: Educação, Gerações e Processos Educacionais

Coordenação: Daiane Lotes e Marcela Fabrícia Velho Pezzi
Monitor: César Machado do Amaral

Ementa: O presente Grupo de Trabalho Educação, Gerações e Processos Educacionais, procura acolher pesquisas científicas tecidas no contexto da educação, entrelaçando os processos educacionais e gerações através do diálogo que se constitui nas relações, produzindo conhecimentos e saberes que impulsionem a reflexão sobre a temática. Assim, tenciona-se o diálogo sobre Educação, Gerações e Processos Educacionais com rigor ético, estético e político nas submissões, evidenciando o compromisso social da pesquisa acadêmica. Segundo (FREIRE, 2021), "o sujeito que se abre ao mundo e aos outros inaugura com seu gesto a relação dialógica em que se confirma como inquietação e curiosidade, como inconclusão em permanentemente movimento da história." Tendo como pressuposto as palavras de Freire (2021), o Grupo de Trabalho Educação, Gerações e Processos Educacionais convida pesquisadores, docentes e discentes dos diversos níveis acadêmicos para partilhar conhecimentos e experiências sobre a temática do GT.