Envie seu trabalho para o e-mail do eixo temático escolhido, informando no campo "assunto" a sua modalidade de submissão (trabalho completo em formato de artigo, resumo expandido, carta pedagógica ou resumo simples indicando outras formas de expressão).
Coordenadores: Thiago Ingrassia Pereira - UFFS e Danilo Streck - UNISINOS
Articuladora: Debora Peruchin - Doutoranda UCS
Dentro do pensamento Pedagógico de Paulo Freire caberia às universidades serem um espaço de articulação entre as dimensões do ensino e da pesquisa, integrando de forma dinâmica o que denomina de "ciclo gnosiológico". Além disso, ciente do papel social das instituições de ensino, aposta na comunicação (extensão) como uma ação social, política e educativa que potencializa a relação entre a universidade e a comunidade, gerando e promovendo, inclusive, espaços educativos não formais. Nesse sentido, a partir do tema gerador "Educação Superior" faz-se necessária a reflexão sobre os desafios presentes no prolongamento dos estudos das classes populares, as políticas de acesso e permanência estudantil, as ações formativas de caráter crítico e libertador no âmbito universitário, bem como estratégias de pesquisa ensino-aprendizagem que valorizem os saberes populares em diálogo com os saberes científicos. Além disso, abordagens acerca da ideia da universidade popular, tanto em perspectiva histórica, a partir do trabalho do Serviço de Extensão Cultural (SEC) da Universidade do Recife nos anos 1960, como as experiências recentes de universidades que buscam ser populares, potencializam o escopo analítico desse Eixo de diálogo. Em suma, no atual contexto político e acadêmico é, sobretudo, relevante colocar-nos a pergunta sobre o papel do legado da obra de Paulo Freire para enfrentar os desafios da Educação Superior em termos de políticas, de currículo e de metodologias de ensino e de pesquisa.
Envie seu trabalho: eixo1fpfreire@gmail.com
Coordenadores: Jaime José Zitkoski - UFRGS e Fernanda dos Santos Paulo - UNOESC
Articuladora: Ingrid Bays - Mestranda UCS
A discussão contempla a Educação Popular e profissionais inseridos em diferentes contextos educativos, como: educadores sociais, professores, educadores populares, pesquisadores, artistas, lideranças comunitárias, etc., na promoção de práticas que visem à justiça social. A Educação Popular e seus aspectos conceituais, metodológicos, políticos e epistemológicos da pedagogia de Paulo Freire na produção de conhecimentos emancipatórios. Aborda, discute e problematiza a construção coletiva de alternativas ao modelo de sociedade vigente visando o fortalecimento dos processos de lutas sociais via espaços escolares e não escolares (institucionalizados e não institucionalizados); Além da área da educação, aprecia outras áreas (Cultura, Saúde, Assistência Social, Direito, etc.) as quais se fundamentam em Paulo Freire a partir da concepção de Educação Popular como processo de emancipação.
Envie seu trabalho: eixo2fpfreire@gmail.com
Coordenadores: Cheron Zanini Moretti - UNISC e Geraldo Antônio da Rosa - UCS
Articuladora: Joanne Cristina Pedro - Doutoranda UCS
Compreende a cultura popular e a educação popular em diálogo com movimentos sociais. Trata de discussões sobre práticas sociais educativas em diferentes contextos da sociedade brasileira e latino-americana, e busca abordar questões relativas às mediações educativas e pedagógicas imbricadas em processos emancipatórios de sujeitos outros (mulheres, diversidade de gênero e sexual, ecologia, diversidade étnica-racial e antirracismo, economia justa e solidária, povos do campo, das águas e das florestas, juventudes, trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade, e etc). Relaciona teoria e prática dos movimentos sociais para compreender a atualidade e a reinvenção de Paulo Freire. Interessa conhecer mais e melhor a pedagogia do oprimido - e da oprimida através da práxis dos movimentos sociais.
Envie seu trabalho: eixo3fpfreire@gmail.com
Coordenadores: Conceição Paludo - UFRGS e Silvana Maria Gritti - UNIPAMPA
Articuladora: Eveline Fischer - Mestranda UCS
Envolve concepções e práticas da educação do campo. Aborda questões atuais da educação do campo frente ao contexto social, econômico, político e cultural. A educação do campo como instrumento de luta e transformação social. Paulo Freire e a educação do campo, contribuições e importância.
Envie seu trabalho: eixo4fpfreire@gmail.com
Coordenadores: Sandro Pitano - UFPel e José Edimar de Souza - UCS
Articuladora: Mariana Parise Brandalise Dalsotto - Doutoranda UCS
Carregamos conosco a memória de nossas experiências, como sujeito protagonista de nossa história, de nossa cultura. Ao buscar nossas memórias, atualizamos nosso saber sobre nossa trajetória e atualizamos a história. Desejamos provocar a curiosidade e o desejo de realização de pesquisas que contribuam para o cultivo da memória, especialmente, de Paulo Freire, antes e depois de sua morte. A projeção e o impacto do seu pensamento, expresso em vasta bibliografia traduzida para dezenas de idiomas, nas mais diversas áreas do conhecimento, manifestam a relevância de estudar a sua obra e o seu legado. Contudo, a memória, a história e o patrimônio estão presentes nos mais diferentes fenômenos da realidade. No jeito de ser, de transformar a realidade, de fazer e de "ser mais". Na leitura de mundos possíveis, na diversidade de nossos pensamentos, de nossas práticas, nos registros orais e escritos, no patrimônio histórico-social edificado. Pretende-se ainda estimular a recriação crítica do pensamento freireano, tarefa fundamental no momento em que o Brasil atravessa um dos períodos mais difíceis de sua história. Transcorridos mais de vinte anos de sua partida, o legado do pensamento de Freire tem se revelado inesgotável, permitindo que possamos adensar, criticamente, a ação e a reflexão em torno do fazer pedagógico contemporâneo. E para isso, a análise histórica, comprometida com a radicalidade e o respeito pela verdade, se destaca como tarefa fundamental diante do vasto e rico patrimônio político, pedagógico, histórico e cultural que herdamos de Paulo Freire. Cabe a nós, portanto, o desafio permanente da reinvenção.
Envie seu trabalho: eixo5fpfreire@gmail.com
Coordenadores: Ana Lúcia Souza de Freitas - UNISINOS e Tânia Maris de Azevedo - UCS
Articulador: Itamar Ferretto Comarú - Doutorando UCS
Estudos que proponham a aproximação teórico-prática do legado freireano com outras construções teóricas, clássicas ou contemporâneas. Com os objetivos de problematizar e dialogar, buscamos convergências e/ou divergências que possam contribuir para a atualização da pedagogia de Freire.
Envie seu trabalho: eixo6fpfreire@gmail.com
Coordenadores: Sérgio Haddad - UCS e Rafael Arenhaldt - UFRGS
Articuladora: Cineri Fachin Moraes - Doutoranda UCS
O eixo de trabalho acolherá estudos teóricos, descrição e análises de práticas, e outras atividades relacionadas à temática Educação de Jovens e Adultos, tanto no campo das políticas públicas, como no das ações coletivas realizadas no contexto da sociedade civil por meio de movimentos sociais, ongs, sindicatos, num amplo panorama dessa modalidade da educação básica. Sob a inspiração dos estudos freirianos, os trabalhos podem traçar diagnósticos da situação educativa da população jovem e adulta, percorrer a história, apresentar e analisar experiências, elaborar estudos teóricos dialogando com correntes de pensamento relacionadas a esse campo educativo, analisar a legislação vigente e as políticas públicas recentes, assim como a atuação e o movimento da sociedade civil por meio de suas ações coletivas.
Envie seu trabalho: eixo7fpfreire@gmail.com
Coordenadores: Cenio Back Weyh - URI e Andréia Morés - UCS
Articuladora: Vialana Ester Salatino - Doutoranda UCS
O eixo acolhe escritos e experiências que dialogam com a educação profissional enquanto processo de formação humana para o mundo do trabalho; que discutem a função político-pedagógica e social das práticas docentes e currículos de cursos de formação técnica e tecnológica, nas Escolas Técnicas e dos Institutos Federais, no contexto brasileiro contemporâneo; estudos que fundamentam e dialogam com a questão da politecnia; que problematizam as técnicas utilizadas como ferramental instrumental desconectada do mundo da vida dos jovens; que oportunizam o aprofundamento de debates sobre o papel do Estado enquanto ente político responsável pela formulação e indução de políticas públicas; que abordam as possibilidades e limites das novas tecnologias no âmbito da formação profissional dos educadores, na perspectiva freireana, do campo popular, tendo no horizonte a construção da sociedade democrática.
Envie seu trabalho: eixo8fpfreire@gmail.com
Coordenadoras: Ana Felicia Guedes Trindade e Flávia Brocchetto Ramos - UCS
Articuladora: Fabiana Kaodoinski - Doutoranda UCS
Este eixo acolhe trabalhos que estabeleçam diálogos entre o pensamento de Paulo Freire, a arte e a cultura popular, considerando as múltiplas linguagens, performances, estilos, modos de criação, de expressão e discursos emergentes nos processos e produtos artísticos e culturais. Abrange relatos de experiências nos quais o fazer artístico enfatiza a luta social e a democracia. Incluem-se a socialização de resultados de projetos sociais e educacionais, a análise de narrativas de resistência, estudos sobre movimentos culturais e artísticos, a discussão acerca de centros populares de cultura, folclore, patrimônio, alfabetização e (multi)letramento.
Envie seu trabalho: eixo9fpfreire@gmail.com
Coordenadores: Eliana Sacramento Soares - UCS e Onorato Jonas Fagherazzi - IFRS
Articuladora: Simone Corte Real Barbieri - Doutoranda UCS
Paulo Freire, em seus estudos, aborda o aspecto ético da Educação, na medida em que um de seus objetivos é constituir o horizonte de experiência humana com justiça, liberdade e autonomia. Para esse notório pensador da educação, o próprio ato de ensinar exige Ética. Sendo assim, um aspecto que pode ser evidenciado para discutir os processos educativos a partir dos estudos freireanos é a reflexão sobre a finalidade ética da Educação nos tempos atuais. Para tanto, propomos algumas ideias do pensamento freireano relacionadas ao diálogo, ao voluntariado, à solidariedade, a alteridade, a acolhida do diferente, à tolerância, à reflexão do empoderamento e à conscientização, a fim de conceber práticas educativas/pedagógicas com potencial para a emergência de convivência pacífica, respeito mútuo, que enalteça o ser e o incentive a se expressar de forma livre, com consciência de si e do outro. Cientes de que: "o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico" (LDB, artigo 35) é uma das finalidades do Ensino Médio; e, mediante as reverberações dos discursos freireanos de que não é possível separar o conteúdo da formação ética dos seus educandos, o objetivo do Eixo de Trabalho 10, Paulo Freire: ética e cultura da paz, é problematizar e refletir acerca do ensino da ética, da paz e da cultura de não violência em nossos ambientes educacionais. Destaca-se, em especial, às práticas pedagógicas voltadas para intencionalidades e possibilidades efetivas, como investigação e possível realização dessas condições supracitadas que subjazem as reflexões no contexto educacional atual. Nessa perspectiva, convidamos à discussão e reflexão acerca dos seguintes temas: (1) O Horizonte Ético da Educação; (2) Educação para Paz/ Cultura de não violência; (3) Práticas pedagógicas inspiradas no diálogo e no respeito mútuo; (4) Ensino de ética; (5) Ensino por meio de Círculos de Paz/ Cultura da Paz; (6) Ensino de práticas de voluntariado.
Envie seu trabalho: eixo10fpfreire@gmail.com
Coordenadores: Lucio Hammes - UNIPAMPA e Cristiane Backes Welter - UCS
Articuladora: Caroline Caldas Lemons - Doutoranda UCS
Ousando seguir os ensinamentos freireanos, o eixo de trabalho "Paulo Freire: políticas públicas e resistência" reafirma o diálogo como princípio pedagógico, ao redimensionar nosso olhar para as políticas públicas contemporâneas. À luz de Paulo Freire, ao analisar a educação política, voltamos a atenção para o essencial do ato educativo: "o ato de conhecer". Como toda a ação humana, o ato de conhecer está situado no tempo e no espaço que exige atitudes de resistência, evidenciando limitações e possibilidades. Dessa forma, ao fazer a leitura de mundo antes da leitura da palavra ao considerarmos abordagens que evidenciam os contextos de influência, da produção de texto e da prática das políticas públicas, tendo como referência as lições de Paulo Freire.
Envie seu trabalho: eixo11fpfreire@gmail.com
Coordenadores: Celso Igo Henz - UFSM e Lui Nörnberg - UFPel
Articuladora: Valdete Gusberti Cortelini - Doutoranda UCS
Envolve os processos de formação inicial e continuada de educadorxs em diferentes espaços de formação, abrangendo conteúdos e temáticas de ensino/aprendizagem mediados pelos saberes docentes, a epistemologia da prática e a construção de cooperação pedagógica articulada aos pressupostos da educação libertadora.
Envie seu trabalho: eixo12fpfreire@gmail.com
Coordenadores: Balduíno Andreola e Vanderlei Carbonara - UCS
Articuladora: Sirlei Tedesco - Doutoranda UCS
O contexto educacional da atualidade traz como um de seus grandes desafios a construção de efetivos espaços de diálogo. É importante lembrar que nem todo o falar e deixar falar geram um autêntico diálogo. Muitas dessas experiências de conversação limitam-se a oportunidades de manifestação, porém ainda sem que haja uma disposição de abertura e acolhimento do outro. Freire é um dos importantes autores a reivindicar o diálogo com protagonismo nas relações. Em seu Pedagogia do Oprimido, ele posiciona o diálogo como condição existencial em que o refletir e o agir se solidarizam. Ele enfatiza o amor como fundamento do diálogo. O compromisso com a libertação é um ato de amor e, por isso, dialógico. Não podemos pensar o diálogo como método ou técnica de conversação para se chegar a um fim preestabelecido, mas diálogo como experiência existencial, fruto do amor. Nesse contexto, o eixo temático visa reunir em conversação dialógica as reflexões que se baseiam nas concepções freireanas de dialogicidade e amorosidade, enquanto categorias constituintes de sua obra, e desdobramentos necessários à educação na contemporaneidade. É desejável que essas reflexões e o diálogo entre os interlocutores deste eixo constituam uma experiência dialógica profícua que produza pistas para as ações educativas do nosso tempo.
Envie seu trabalho: eixo13fpfreire@gmail.com
Coordenadores: Luis Carlos Trombetta - UCS / FACCAT e Vilmar Alves Pereira - FURG
Articuladora: Patrícia Noll - Doutoranda UCS
Este eixo convida a todas e todos a apresentar reflexões e vivências a partir da Fecundidade do Pensamento freiriano em relação aos Movimentos Sociais como espaço de reivindicação e lutas pelos Direitos Humanos. A Educação Popular como espaço de reinvenção e de luta em favor de um modelo de sociedade. As Ações Afirmativas como horizonte da diversidade e suas decorrências na Educação em favor da ampliação de direitos e de um novo desenho de Escola e Universidade e sociedade. A necessidade da garantia dos Direitos Humanos em tempos de fundamentalismos, conservadorismos e de encolhimento da democracia. Reflexões sobre os dilemas enfrentados pelos militantes favoráveis aos Direitos Humanos na atual conjuntura nacional.
Envie seu trabalho: eixo14fpfreire@gmail.com
Coordenadores: Telmo Marcon - UPF e Daianny Madalena Costa - UNISINOS
Articuladora: Carla Roberta Sasset Zanette - Doutoranda UCS
Considerando as pesadas investidas do governo atual, especialmente o Ministério da Educação, para eliminar (expulsar) Paulo Freire da Educação brasileira, especialmente da educação básica, pretende-se discutir no âmbito do eixo 15, questões fundamentais na formação de crianças críticas e em condições de viver em sociedade com base nas contribuições de Paulo Freire que tangenciam, de alguma forma, os diferentes níveis da educação básica, especialmente a educação infantil e o ensino fundamental. Parte-se do pressuposto que Paulo Freire é um clássico da educação e esse lugar precisa estar assegurado. Nesse sentido, são propostos vários temas que fazem parte do cotidiano das escolas de educação básica que podem dialogar com as reflexões de Freire. Nesse sentido, as discussões do eixo 15 deverão estar focadas nos seguintes núcleos temáticos: Paulo Freire e o papel do professor-educador (professora sim, tia, não); Paulo Freire e a compreensão de alfabetização como leitura de mundo e não como reprodução de sons (método fonético); Paulo Freire e a educação como ato amoroso versus imposição disciplinar (educação bancária); Paulo Freire e a formação da criança autônoma: potencial da pedagogia do oprimido; Paulo Freire e a educação básica na formação cidadã; Paulo Freire e o currículo da educação infantil: Base nacional curricular comum; Paulo Freire e a gestão democrática na educação básica, um diálogo freireano: pluralidade, ideologia de gênero e diversidade cultural na educação básica.
Envie seu trabalho: eixo15fpfreire@gmail.com