Universidade apresenta relatório da auto-avaliação institucional em seminário para a comunidade acadêmica
Foi realizado, na tarde do dia 24 de agosto, no salão de Atos
do Bloco A, o Seminário de
apresentação do
relatório da auto-avaliação institucional da UCS. O
processo de
Auto-Avaliação Institucional, iniciado formalmente em dezembro
de 2004, envolveu, segundo a professora
Gelça Regina Lusa Prestes, coordenadora da
Comissão Própria da Avaliação cerca de 15 mil pessoas,
direta e indiretamente.
O processo de Auto-Avaliação Institucional, do qual resultou o
relatório que deverá ser
encaminhado ao MEC até 31 de agosto, integrou várias práticas
de avaliação e auto-avaliação,
desenvolvidas pela Universidade, em diferentes momentos da sua
trajetória. Os primeiros resultados que compõem o relatório foram
obtidos através da coleta, sistematização, análise e
cruzamento dos dados dessas práticas, destacando-se entre elas:
a avaliação da regionalização; a avaliação on line
e as avaliações externas, realizada pelas comissões do MEC,
dos cursos de graduação e seqüenciais; os resultados do
Exame Nacional de Desempenho de Estudantes; e o processo de
auto-avaliação, conduzido por várias
equipes dentro da Universidade, que ouviu a comunidade
interna e externa sobre vários temas propostos pelo
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES/MEC)
O processo de Auto-Avaliação Institucional da UCS vem,
assim, responder
às orientações do Ministério da Educação, que instituiu, através da
Lei nº 10.861 de 14 de abril de 2004, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação
Superior (SINAES/MEC).
"Agora estamos concluindo uma etapa
do processo de Auto-Avaliação Institucional e
o relatório a ser encaminhado
ao MEC espelha este momento. No entanto, em educação,
todo processo avaliativo deve ser permanente e contínuo,
pois é a partir da avaliação que podem ser pensadas e
implementadas novas políticas e ações
capazes de dar conta dos objetivos e finalidades da
Instituição. Desta forma, a avaliação e a auto-avaliação
institucional, como parte importante do Planejamento
Estratégico, são processos que continuam em
curso dentro da Instituição". Assim, a professora Ana
Cristina Fachinelli, da Comissão Própria de Avaliação,
explica a importância do processo avaliativo e da sua
continuidade.
O relatório apresentado à comunidade acadêmica está em fase
de revisão e últimas correções. Com cerca de 700 páginas, ele
constitui uma síntese avaliativa que aborda 10 itens
de avaliação, denominados "dimensões". "Este documento
representa o cenário interno da Instituição,
seus pontos fortes e fracos, suas oportunidades e ameaças. Ele é mais um passo na direção da consolidação da
qualificação institucional". Assim o vice-reitor, José
Carlos Avino, agradeceu o trabalho dos professores,
gestores e alunos que participaram das comissões de avaliação".
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Auto-Avaliação Institucional
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