UCS e Prefeitura Municipal assinam convênio para realização de projeto na área da educação
Com a finalidade de executar o projeto de pesquisa
interinstitucional Leitura e
escrita em sala de aula com base na teoria dos gêneros
de textos, a Universidade
de Caxias do Sul e a Prefeitura Municipal de Caxias do Sul
assinaram convênio
nesta terça-feira, dia 31 de outubro.
A pesquisa terá por base os resultados de uma avaliação externa do
rendimento
escolar realizada no ano passado, que revelou desempenho
deficiente em algumas
escolas da rede municipal de ensino, especialmente nas
quintas séries. A
pesquisa objetiva testar uma nova metodologia de ensino,
abrangendo três
áreas (não somente a Língua Portuguesa), que capacite o
aluno a interpretar
diferentes textos que circulam socialmente, a assumir a
palavra e, como
cidadão, a produzir textos eficazes nas mais variadas situações.
A pesquisa vai contemplar 16 turmas da quinta série, sendo oito
de controle e oito de
experimento. Os professores das séries de experimento irão
freqüentar oficinas
pedagógicas coordenadas pela equipe de pesquisadores.
Caberá à UCS exercer a coordenação administrativa e acadêmica
do projeto e a
Secretaria Municipal de Educação (SMED) dará apoio logístico e
administrativo
na seleção das escolas, no trabalho com os professores da rede
municipal
integrantes da pesquisa na realização das sucessivas etapas
da investigação.
Assinatura do convênio
O convênio foi assinado pelo prefeito José Ivo Sartori e pelo
reitor Isidoro
Zorzi. A importância desta parceria foi ressaltada por eles.
Segundo o
professor Zorzi, “esperamos que a Universidade possa responder
às demandas do
município, como esta, que visa melhorar o ensino nas escolas da rede
municipal”. O prefeito enfatizou a preocupação de que as
crianças não sabem o
que estão lendo. “Precisamos fazer uma avaliação de como está
o desempenho do
aluno e do professor que trabalha na área. Parcerias como esta,
com a UCS, tem
que existir e estamos satisfeitos com esta caminhada”.
Para o coordenador da pesquisa, professor Normelio
Zanotto, “a assinatura do
convênio reveste-se de importância por, pelo menos, dois motivos:
por
representar um gesto concreto de aprimoramento na integração
das ações entre as
duas instituições e por efetivar-se pela realização de uma
pesquisa que tem por
objetivo aprimorar o fazer pedagógico no ensino fundamental”.
Já para a secretária municipal, Mariza de Abreu, “esta
ação é uma das que mais dará visibilidade à SMED atualmente”.
Foto: Luis Chaves
|