Universidade lança, em parceria com instituições norte-americanas, programa de capacitação sobre parâmetros éticos em pesquisa com seres vivos

Foi lançado na tarde desta sexta-feira, dia 8, o Programa CITI-Brasil (Collaborative Institutional Training Initiative), através do qual a Universidade de Caxias do Sul se associa à Universidade de Miami e ao Fred Hutchinson Câncer Research Center dos Estados Unidos, para realizar ações na área de ensino, na modalidade a distância, com a finalidade de capacitar pesquisadores na condução de estudos que envolvem seres vivos. O Laboratório de Pesquisa em HIV/AIDS coordenará o projeto de implantação do programa e atuará como interlocutor da UCS junto à Universidade de Miami.

Ética na Pesquisa
Durante a cerimônia de lançamento do Programa, a profa. Dra. Carla Tessari de Souza, coordenadora do Laboratório, apresentou o cronograma de atividades que culminarão com a oferta de curso, via Internet, em português, acessível a diferentes públicos, abrangente em conteúdo e aplicabilidade, condizente com as regulamentações nacionais e internacionais, que abordará os temas relacionados aos preceitos éticos e legais a serem observados durante a realização de atividades de pesquisa com seres vivos.

Dr. Paul G. Braunschweiger e Dr. Sergio Litewka, representando a Universidade de Miami e o CITI Course para América Latina, participaram da cerimônia e falaram sobre a Construção da ética na pesquisa. O professor Celso Piccoli Coelho, também falou em nome do Comitê de Ética e Pesquisa da UCS, parceiro na implantação do projeto.

Inserção internacional da Universidade
Ao saudar a iniciativa dos pesquisadores do Laboratório, da pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, e do Comitê de Ética em Pesquisa da UCS, o reitor Isidoro Zorzi destacou a importância do programa porque ele "atende a uma das metas da nossa administração, que é voltar o foco da Universidade para o ensino e para a pesquisa". Para o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, José Clemente Pozenato, esta iniciativa é mais um passo na direção da inserção internacional da UCS, pois cerca de 600 instituições são filiadas ao programa, que é responsável pela capacitação de milhares de pesquisadores em diversas partes do mundo.

A parceria pretende tornar a UCS uma referência no que se refere aos parâmetros éticos e legais que devem conduzir as pesquisas que envolvem seres vivos. Desta forma, a Universidade estará contribuindo para que haja uma maior rigor no cumprimento dos preceitos éticos e legais na condução da pesquisa científica que envolve seres vivos.

Cronograma
Ainda, segundo o cronograma apresentado pela Dra. Carla, a versão em inglês do conteúdo universal do programa já está disponível e, até abril, deverá estar concluída a sua versão em português, adaptada à realidade da legislação brasileira e às necessidades dos pesquisadores locais.

O curso reúne 12 módulos básicos para investigadores na área biomédica, 11 módulos preparados especialmente para investigadores que conduzem pesquisas na área sócio-comportamental e cinco módulos de interesse geral. A obrigatoriedade de cada módulo será determinada pelas instituições afiliadas ao programa.

Veja a versão completa do programa em inglês e versões parciais em português, espanhol, chinês e francês, em: www.irbtraining.org e em www.citiprogram.org.

Fotos: o reitor Isidoro Zorzi, acompanhado pelos representantes das instituições norte-americanas (foto superior) e os professores Celso Picolli Coelho e Carla Tessari Souza (foto inferior)