Universidade recebe cerca de 4 mil novos acadêmicos. Veja o que dizem os veteranos sobre o primeiro dia de aula.

Cerca de 4 mil estudantes ingressam, no dia 1º de março, na UCS. Entrar na universidade, além de marcar o início da preparação para uma carreira profissional, tem muitos outros significados relacionados não somente à busca da autonomia e da independência dos pais, mas também à grande incógnita sobre o futuro, profissional e pessoal. Sonhos e preocupações. Alegria e apreensão. Sentimentos contraditórios que invadem um calouro às vésperas de seu primeiro dia de aula, mas passados os anos, este será um momento sempre lembrado.

Você lembra do seu primeiro dia de aula da UCS? Como você se sentiu? Fizemos esta pergunta a alguns alunos, professores e profissionais formados na UCS. Sim. Todos se lembram, e com emoção.

Ao publicar alguns dos depoimentos, pensamos que eles podem animar e incentivar os 4 mil calouros que a UCS recebe nesta quinta-feira, dia 1º de março, contribuindo para que para eles este também seja uma data inesquecível.

Leia os depoimentos




Acolhida e integração
Dúvidas e preocupações quanto às aulas, aos professores, aos novos colegas e até sobre como será a recepção organizada pelos veteranos, acompanham os calouros e cabe à comunidade universitária acolher e apoiar aqueles que chegam, facilitando sua integração na vida acadêmica.

Com relação às atividades de recepção dos novos alunos, o Conselho Universitário publicou em junho de 2006 uma Resolução que deve ser observada em todas as unidades universitárias, garantindo aos calouros o tratamento digno e respeitoso nas atividades de integração. [Leia a Resolução]

Por sua vez, os diretórios acadêmicos, o DCE, os cursos e os departamentos assumem o papel acolhedor através da programação de aulas inaugurais, palestras e semanas acadêmicas destinadas a integrar corpo discente e docente de um mesmo curso. Como sugeriu a pró-reitora de Graduação, professora Nilva Lucia Rech Stédile, em seu depoimento, "os calouros devem curtir cada momento, pois tudo isso fará parte da memória de cada um para o resto da vida".

Volta às Aulas 2007