Acadêmicos realizam atividade teatral, em LIBRAS, para alunos da escola Hellen Keller
A partir do decreto nº 5626 de dezembro de 2005, que torna
obrigatório o ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)
nos cursos de formação de professores, o curso de
Licenciatura em Computação, ofereceu, pela segunda vez, no semestre passado,
a disciplina de Língua de Sinais, LET0552A, obrigatória
nesse curso e eletiva para os demais. Nesta edição,
participaram da disciplina os acadêmicos de licenciatura em Computação, Matemática e do Bacharelado
de Psicologia. A proposta da disciplina, além de atender
a uma política governamental de inclusão social, possibilita
ao futuro professor desenvolver conhecimentos sobre a surdez,
sobre a identidade surda e a língua de sinais, apropriando-se
de recursos pedagógicos e tecnológicos que contribuam para
viabilizar o acesso do surdo à comunicação, à informação e à
educação formal.
Ministrada pela professora Carla Beatris Valentini e pela
instrutora de LIBRAS, Natacha Perazzolo, a disciplina, ao
tratar ensino de LIBRAS, terminou por conduzir os acadêmicos
para o mundo do surdo. Neste sentido, a interação com
alunos e professores da escola Helen Keller foi um
elemento que enriqueceu o processo de ensino aprendizagem
dos acadêmicos e abriu espaço para uma reflexão
de temas pertinentes ao processo.
Na noite de segunda-feira, dia 9, os acadêmicos fizeram
uma apresentação teatral de dois textos muito conhecidos:
Chapeuzinho Vermelho e O Mágico de Oz, utilizando apenas
LIBRAS e os recursos do teatro. Foi um desafio para os
acadêmicos, que tiveram que adaptar o texto e se
esmerar na comunicação em LIBRAS. Para a platéia, formada
por alunos, professores e coordenação da escola foi um
momento importante de integração e de valorização da LIBRAS
da comunidade surda. Os alunos surdos da escola Helen Keller
ao avaliarem a apresentação dos acadêmicos expressaram
sua admiração e emoção com o empenho dos estudantes,
ouvintes, em aprenderem LIBRAS.
Na avaliação da professora Carla, a experiência da
disciplina e a integração com a comunidade escolar
foram fundamentais para sensibilizar o futuro professor
para as necessidades especiais e qualificar o
aprendizado de LIBRAS.
A próxima oferta da disciplina será no primeiro semestre de
2008.
Na foto, os acadêmicos e a coordenadora (a primeira, de pé, à esquerda), momentos antes da
apresentação na Escola Helen Keller
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