Suzana De Conto, docente do Mestrado em Turismo, estuda os impactos ambientais no Turismo e na Hotelaria e acredita que para tornar o turismo mais competitivo, é indispensável a formação de recursos humanos qualificados.
Suzana De Conto integra o corpo docente do Mestrado em Turismo
e orientou os estudos de Gisele Silva Pereira. Engenheira química, pela UCS, mestre
em Engenharia Civil - Hidráulica e Saneamento, pela
USP, e doutora em Educação pela UFSCar, Suzana é pesquisadora
no Instituto de Saneamento Ambiental da UCS. No mestrado,
coordena a disciplina Gestão de Impactos Ambientais em
Turismo e Hotelaria.
Ainda comemorando a conquista de Gisele, a professora destaca que
"o projeto de Gisele foi aceito pela universidade inglesa
antes mesmo da conclusão do processo de seleção da Capes, o que
indica a aceitação das nossas linhas de investigações no mestrado em Turismo,
uma vez que o problema proposto por Gisele decorre de uma
pesquisa iniciada no nosso programa". Como tutora, Suzana
acompanhará o desempenho de Gisele, repassando informações
à Capes.
Como você avalia os estudos que envolvem o turismo e meio ambiente
em nosso país?
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"As relações entre turismo e meio ambiente precisam ser
permanentemente construídas. O planejamento de qualquer
atividade turística deve ser construído contabilizando-se
a variável ambiental. Nosso país precisa tornar o turismo
mais competitivo, formando recursos humanos qualificados
para atuar na academia e nos diferentes empreendimentos
turísticos. Porém, a competitividade pressupõe a preocupação com a
conservação do meio ambiente e, nesse sentido ainda precisamos
evoluir muito na área do saneamento ambiental nos municípios
turísticos, no sentido de oferecer um destino turístico
competitivo, tratando, por exemplo, o esgoto e os resíduos
sólidos gerados nesses municípios.
Não é possível conceber atividades turísticas em municípios que
não estejam preparados para evitar, ou minimizar,
os impactos ambientais negativos decorrentes dessas atividades.
Ao analisar os requisitos ambientais para o turismo sustentável,
com bastante clareza evidenciam-se as responsabilidades de
toda a sociedade em relação às políticas que devem ser
estabelecidas na implantação de atividades turísticas:
cumprimento da legislação ambiental; conservação de áreas
naturais; minimização de impactos da implantação e operação
dos empreendimentos (impactos da construção);
planejamento do paisagismo; controle de emissões, efluentes e
de resíduos sólidos; planejamento e implementação de medidas
para minimizar o consumo de água e de energia; e seleção de
insumos".
Que perfil de profissional procura o Mestrado da UCS? Em
que medida o nosso mestrado responde às demandas regionais,
nacionais e até internacionais nessa área do conhecimento?
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"Profissionais de diferentes áreas do conhecimento
procuram o Mestrado em Turismo. Por ser
um setor relevante da economia de um país, o turismo
necessita de um planejamento estratégico e sistêmico,
construído por profissionais oriundos de diferentes áreas
do conhecimento: educação, administração, engenharia,
antropologia, comunicação, economia, além do turismo e
da hotelaria. O Mestrado da UCS, em sua sétima turma,
procura responder às demandas regionais, nacionais e
internacionais, produzindo conhecimentos a partir de
problemas concretos da sociedade.
O mestrado recebe alunos de diferentes estados e até de
outros países. Isso contribui para a
diversificação dos temas e problemas a serem investigados
no Mestrado, uma vez que, em geral, eles buscam em suas
investigações, responder a questões de sua comunidade de origem.
Um exemplo da inserção internacional do mestrado são os convênios com
instituições estrangeiras, a participação no Programa
ALFA e o Seminário de Pesquisa em Turismo do Mercosul –
SEMINTUR, que congrega diferentes profissionais, principalmente
do Mercosul.
Como você avalia a aprovação da Gisele para o doutorado
no exterior com bolsa da Capes? Você será a sua tutora
no Brasil, como se dará essa relação?
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"Como educadora, professora e orientadora é gratificante ver
um orientando dar continuidade aos estudos, buscando a
qualificação profissional. Acompanhei todas as etapas do
processo de avaliação da Capes. O fato do projeto submetido à
Capes ser aprovado com mérito, já demonstra a sua relevância
para o Brasil, pois temos ainda muitas lacunas
relacionadas à produção do conhecimento sobre a variável
ambiental no planejamento dos empreendimentos turísticos e
há uma carência de doutores em Turismo na academia.
Para a Universidade são muito importantes as relações
que estão sendo construídas com a Oxford Brookes University, pois
elas podem significar o início de convênios de cooperação entre as duas
instituições.
Assumi o compromisso com a Capes de contribuir
como tutora da Gisele. Tenho a responsabilidade de efetuar o
acompanhamento acadêmico das atividades a serem desenvolvidas
durante o seu doutorado, prestando informações à
Capes, além de realizar a análise dos seus relatórios
anuais. Também tenho o compromisso de auxiliá-la no sentido
de que o doutorado seja concluído no período estabelecido
pela Capes, que é de quatro anos".
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