Hospital Geral anuncia baixo índice de infecção hospitalar e participa de campanha nacional de combate ao câncer infanto-juvenil

O Hospital Geral de Caxias do Sul, hospital de ensino e assistência médica da Universidade de Caxias do Sul, registrou, no último mês de junho, a taxa de 1,3% de indicador no controle de infecção hospitalar, superando o índice exigido pela Organização Mundial da Saúde, que é de 8,5%. A meta proposta pelo HG no início do ano, de 3%, foi atingida graças ao trabalho de uma comissão coordenada pela infectologista, Lessandra Michelin, auxiliada pela enfermeira Aline Eberle e pela técnica de Enfermagem, Roberta Pola. A equipe desenvolve atividades de prevenção em infecção hospitalar e atua na conscientização de funcionários e pacientes. Segundo Lessandra Michelin, o controle de infecção está diretamente relacionado a uma conduta ética do hospital e é o componente básico de qualquer programa de garantia da qualidade. Algumas práticas podem causar ou facilitar a infecção, como o uso de material contaminado, o uso desnecessário de antibióticos, o tempo prolongado de internação e a falta de hábitos de higiene da equipe de saúde, de pacientes e das visitas.

Entre as principais ações da comissão, destacam-se medidas simples como: orientar as pessoas a não tomar antibióticos sem receita médica, não compartilhar alimentos com pacientes, não levar comida ao hospital e fazer a separação adequada de resíduos. "Somente ações como estas podem ajudar a reduzir a incidência do problema. No nível em que se encontram, atualmente, os índices de infecção hospitalar, o HG passa a oferecer maior segurança aos seus pacientes", explica a infectologista. Ela também lembra a importância de um hábito simples de higiene: a lavagem das mãos. "As mãos são a principal via de transmissão de microrganismos. Num ambiente hospitalar, as roupas de cama, as grades da maca e até mesmo as maçanetas das portas dos banheiros podem estar contaminados. A higienização constante das mãos dos profissionais é mais que uma necessidade", conclui a infectologista.

Oncopediatria
O volante do Esporte Clube Juventude, Lauro Antônio Ferreira da Silva, visitou, na manhã desta segunda-feira, dia 6, o setor de Oncopediatria do HG para promover o McDia Feliz 2007, campanha nacional de combate ao câncer infanto-juvenil, que será realizada no próximo dia 25. Este ano, os recursos arrecadados pela campanha, em Caxias do Sul, serão utilizados para criar a Casa de Apoio aos Pacientes do Serviço de Oncologia Pediátrica.

Lauro que é pai de um menino de um ano e nove meses, saudável e brincalhão, tirou fotos com os pacientes e se emocionou com a visita. "É muito bom saber que podemos trazer um pouco de alegria para essa gurizada. Eles são os verdadeiros campeões", disse.

Nesta quarta-feira, dia 8, durante o jogo do Juventude contra o Fluminense, voluntários do HG estarão identificados no Alfredo Jaconi vendendo tickets, camisetas e pulseiras do McDia Feliz 2007.