Professores do PLE utilizam podcast para dinamizar o ensino de línguas
Professores do Programa de Línguas Estrangeiras (PLE)
estão utilizando podcasts –arquivo de
áudio MP3, parecido com um programa de rádio, com vinhetas e
locução– como ferramenta para dinamizar o ensino.
Criada e atualizada pelos próprios professores do Programa,
a podcast é
utilizada para exercitar a pronúncia e a conversação. A
proposta, segundo as idealizadoras, é oferecer uma atividade
extra para os alunos de nível intermediário a avançado de
algumas turmas regulares. Com isso, eles podem ouvir várias
pessoas não-nativas falando a língua que estão
aprendendo. "A podcast é importante instrumento porque
estimula o exercício da oralidade e da pronúncia", explica a
professora de Língua
Inglesa, Cristina Pescador.
A iniciativa tem apoio da coordenação do PLE, que aposta
cada vez mais na utilização dos recursos midiáticos disponíveis
no laboratório multimídia. "Temos um laboratório sem igual em
Caxias do Sul, equipado com o que há de mais
moderno que funciona como auxiliar no conteúdo que o
professor está trabalhando", explica a coordenadora,
Magda Mônica Cordeiro Custodio. Um dos softwares utilizados
permite que o aluno grave sua fala e ouça a gravação
antes de salvar o arquivo em formato mp3 para alimentar
as podcasts ou gravar em alguma mídia digital.
A podcast da professora Cristina pode ser acessada pelo link
http://www.pleucs.podomatic.com.
|