Professores do PLE utilizam podcast para dinamizar o ensino de línguas

Professores do Programa de Línguas Estrangeiras (PLE) estão utilizando podcasts –arquivo de áudio MP3, parecido com um programa de rádio, com vinhetas e locução– como ferramenta para dinamizar o ensino. Criada e atualizada pelos próprios professores do Programa, a podcast é utilizada para exercitar a pronúncia e a conversação. A proposta, segundo as idealizadoras, é oferecer uma atividade extra para os alunos de nível intermediário a avançado de algumas turmas regulares. Com isso, eles podem ouvir várias pessoas não-nativas falando a língua que estão aprendendo. "A podcast é importante instrumento porque estimula o exercício da oralidade e da pronúncia", explica a professora de Língua Inglesa, Cristina Pescador.

A iniciativa tem apoio da coordenação do PLE, que aposta cada vez mais na utilização dos recursos midiáticos disponíveis no laboratório multimídia. "Temos um laboratório sem igual em Caxias do Sul, equipado com o que há de mais moderno que funciona como auxiliar no conteúdo que o professor está trabalhando", explica a coordenadora, Magda Mônica Cordeiro Custodio. Um dos softwares utilizados permite que o aluno grave sua fala e ouça a gravação antes de salvar o arquivo em formato mp3 para alimentar as podcasts ou gravar em alguma mídia digital.

A podcast da professora Cristina pode ser acessada pelo link http://www.pleucs.podomatic.com.