Lasier Martins participa da aula inaugural do Mestrado em Administração
"Os desafios para uma região que entende de crescimento". Veio
de um comunicador de renome no Rio Grande do Sul o tema da aula
inaugural do Mestrado em Administração, realizada
na noite da última quarta-feira, dia 19. Lasier Martins,
jornalista da RBS, conduziu a aula e teve a companhia dos
empresários Jones Mariani, da Pigozzi Indústria de
Engrenagens e Transmissões, e Plínio Mioranza, da
MP Estruturas Metálicas Ltda., e ainda
do coordenador da Pós-Graduação e Pesquisa, professor
Mauricio Moura da Silveira. O reitor Isidoro Zorzi, o
vice-reitor José Carlos Avino, o pró-reitor de Pós-Graduação e
Pesquisa, José Clemente Pozenato, também participaram do
evento que deu início às atividades da 3ª turma de
ingressantes no Programa de Pós-Graduação em
Administração da UCS.
A riqueza do tema e a habilidade do palestrante e dos
debatedores no encaminhamento
das questões atraiu a atenção do público e levou o
coordenador do Programa, professor Eric Dorion, a
concluir que "as questões levantadas nesta aula prestam-se a
temas de estudo e continuaremos a debatê-las durante os
dois anos de estudo no Mestrado".
Universidades, iniciativa privada e governos
Ao relatar suas viagens a centros tecnológicos do Canadá,
Irlanda, Inglaterra e França, onde se deparou com modelos de
instituições que realizam ensino e pesquisa de maneira
integrada como a iniciativa privada e o governo, Lasier
traçou um painel comparativo entre a realidade das
universidades brasileiras e estrangeiras, destacando o
papel da universidade como geradora de
conhecimento e inovação tecnológica, elementos
indispensáveis para o desenvolvimento de todas as nações.
Tratou Caxias do Sul como uma "ilha de excelência industrial",
dona de "taxas chinesas de crescimento", com boas
prerrogativas para tornar-se um "grande centro de inovação",
podendo contar para isso com a Universidade de Caxias
do Sul como um dos protagonistas nessa empreitada.
Na sua avaliação, o "bom momento da economia brasileira", com
o crescimento do PIB, o aumento do consumo, e o Programa de Aceleração do Crescimento
abre novas perspectivas, tanto para o Estado que poderá
cumprir melhor seu papel na promoção do "bem estar social", como
para os cidadãos e a iniciativa privada, que encontrarão
mais segurança para empreender em áreas de inovação. Não
deixou de criticar a falta de investimentos dos governos
em pesquisa e formação de profissionais em áreas de ponta.
Falou da globalização dos mercados, da ineficiência do
Estado em vários setores,
da necessidade de saber empreender para vencer no mundo
dos negócios, e da importância do gestor nesse contexto.
Em suas intervenções, os empresários mostraram-se favoráveis
quanto à necessidade das empresas de investir, cada vez mais,
em conhecimento, tecnologia e gestão. "A indústria caxiense
formou-se, com os empresários tocando de ouvido,
agora precisamos saber ler a partitura". A metáfora
utilizada pelo empresário Plínio Mioranza explica de uma
maneira criativa o papel da Universidade, como fonte
geradora de novas idéias, seja para para a criação
ou aperfeiçoamento de produtos e processos, seja para a
qualificação da gestão.
Por sua vez, o coordenador da Pós-Graduação e Pesquisa
enfatizou os poucos investimentos do governo, em seus
diferentes níveis, na pesquisa feita pelas universidades e
centros de pesquisa, mas lembrou que, no que se refere à
formação de pesquisadores,
o governo brasileiro vem investindo fortemente na formação
de mestres e doutores, muitos deles em centros de pesquisa
de excelência fora do país. No entanto, paradoxalmente,
estes mesmos
profissionais, extremamente capacitados, encontram muitas
dificuldades para serem absorvidos pelo setor produtivo,
quando retornam ao Brasil.
Pelo que se ouviu, durante mais de duas horas, todos concordaram
que o tripé universidade, iniciativa privada e governo é
mesmo essencial e necessário para impulsionar crescimento e
desenvolvimento. No entanto, como compor esse
modelo ainda é assunto para muitas discussões. Talvez
seja mesmo uma tarefa para os futuros mestres em Administração.
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