ENADE 2007: curso de medicina está em 1º lugar entre as universidades privadas do Rio Grande do Sul e em 25º entre os 103 cursos do país.

O Ministério da Educação divulgou no dia 29 de março os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e do Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) dos cursos de medicina de 103 instituições públicas e privadas do país, no ano de 2007.

Nessa avaliação o curso da UCS obteve os conceitos quatro (Enade) e três (IDD), quando a pontuação mínima é um e máxima é cinco. O resultado coloca a UCS em 1ºlugar entre as instituições privadas do estado; em 5ºlugar entre a totalidade das universidades gaúchas; em 6ºlugar entre as privadas do país e na 25ª posição no ranking nacional.

Veja a relação divulgada pelo MEC

Resultado reflete mudanças implantadas no curso


O coordenador do curso, professor Dagoberto Vanoni de Godoy explica que o bom desempenho dos acadêmicos na prova do Enade deve-se a alguns fatores, "principalmente ao novo desenho do projeto político-pedagógico do curso, que coloca o aluno como sujeito ativo da aprendizagem, e ao novo currículo, menos teórico, com 70% de carga horária prática, menos fragmentado, com as Unidades de Ensino Médico numa configuração que permite ao aluno uma visão integral do ser humano". O coordenador também destaca o cenário de ensino onde o curso se realiza. "Nossos acadêmicos têm atividades no Ambulatório Central da UCS, no Hospital Geral e nas Unidades Básicas de Saúde do município. Eles têm acesso às bases de dados informatizadas, mantendo-se assim atualizados perante o avanço do conhecimento científico".

O professor Dagoberto, na sua avaliação, lembra ainda da valiosa contribuição das ferramentas pedagógicas e da atuação do Núcleo de Pedagogia Universitária para a capacitação dos docentes do curso. "Um excelente médico pode não ser um bom professor. Às vezes é necessário orientação sobre como utilizar produtivamente as ferramentas pedagógicas disponíveis".

O professor Paulo Eugênio Gedoz de Carvalho, diretor de Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, ao qual o curso de Medicina está ligado, também comemora o desempenho dos estudantes e o posicionamento do curso, no estado e no país. Na sua avaliação, o novo currículo, as políticas educacionais da Instituição e os investimentos em infra-estrutura, bibliografia e em capacitação do corpo docente influíram para a performance dos estudantes da UCS. "O novo currículo foi implantado paulatinamente e só agora começam a aparecer mais concretamente os resultados das mudanças na gestão acadêmica implementadas anos atrás."

Para a pró-reitora de Graduação, professora Nilva Rech Stedile, "o resultado do ENADE confirma que a mudança curricular do curso foi acertada. Os alunos saem mais preparados do que antes. O mérito também deve ser creditado aos professores que acreditaram na proposta e atuam para aprimorá-la".

40 anos
O Curso de Medicina da UCS foi implantado em março de 1968. Neste semestre tem 357 alunos matriculados e, nestes 40 anos, já formou 1.871 profissionais.

Versão ampliada no dia 2 de maio, às 15h40min.