Reitoria faz balanço de dois anos de gestão universitária

O reitor Isidoro Zorzi falou, esta manhã, em coletiva de imprensa, sobre os dois primeiros anos da sua gestão à frente da Universidade de Caxias do Sul. E iniciou a conversa lembrando das duas grandes polêmicas instaladas na época em que assumiu a Reitoria: o esporte de alto rendimento patrocinado pela UCS e a gestão do Hospital Geral de Caxias do Sul. Segundo o reitor, "duas polêmicas traduzidas agora em boas notícias". Ao explicar o que foi feito em ambas as situações, o reitor deu o tom da atual gestão: fazer as mudanças necessárias para adequar a estrutura acadêmica e administrativa às finalidades institucionais.

Leia em seguida, uma síntese dos principais temas abordados pelo reitor na sua fala aos representantes dos principais veículos de comunicação da cidade e região.

Esportes de alto rendimento


"Nós não eliminamos os esportes de alto rendimento. Procuramos outras alternativas, estabelecemos parcerias com a iniciativa privada para poder continuar com essas modalidades de uma forma que fosse viável para a Universidade. O Futsal tem patrocínio e durante o mês de maio vamos definir o que fazer com o vôlei em 2008. Continuamos com as categorias de base. Ao assumir encontramos 17 modalidades de esporte de alto rendimento e elas foram mantidas até a realização dos campeonatos. A partir de avaliações, algumas foram encerradas, outras continuam porque conseguiram patrocínio externo, e algumas serão mantidas até as Olimpíadas de Pequim. Todas as essas mudanças resultaram na redução, em 2007, na Vila Olímpica, de mais de um milhão de reais".

Hospital Geral de Caxias do Sul


"Havia e há o consenso de que o Hospital Geral é importante para a UCS, especialmente para a qualificação de seus cursos. Por outro lado, a presença da UCS no HG transformou o hospital numa instituição de pesquisa e qualificou o atendimento ao usuário do Sistema Único de Saúde. As finanças do HG estão saneadas. A Universidade se benficia com isso pois mais de 500 acadêmicos atuam no Hospital Geral. O estado se beneficia com isso porque o hospital que é público conta com uma gestão de credibilidade, rigor e competência".

Filantropia


"A UCS é reconhecida de Utilidade Pública pelo município, pelo estado e pela união e cumpre a legislação com pertinência. Podemos garantir que hoje estamos rigorosamente dentro da legislação e aplicamos parte dos nossos recursos em educação, saúde e assistência social".

"Temos mais de mil alunos com bolsas do ProUni e nossa meta é chegar a mais de três mil. Nós nos adequamos rigorosamente à legislação. Temos duas pendências referentes à aprovação pelo Conselho Nacional de Assistência Social(CNAS) de relatórios de 94/96 e 2001/2003, mas temos todas as condições para que isso venha a acontecer".

Graduação


"Na graduação houve a racionalização das atividades do sistema de programação de disciplinas e conseguimos uma taxa de ocupação acadêmica de 70%, a maior de todos os tempos. Reduzimos a nossa capacidade ociosa e, este ano, o aluno faz em média 13 créditos por semestre. Esse resultado contribui para o desempenho econômico-financeiro da Instituição e serve para qualificar os cursos. Nossos cursos no ENADE em média mantiveram-se com nota 4 e nas avaliações das comissões do MEC obtivemos conceitos A e B".

Matrícula on-line


Foi amplamente discutido entre a comunidade acadêmica e está sendo implementada neste semestre o processo de matrícula on-line. Com isso o aluno passa a ter mais vantagens porque poderá ver na tela do seu computador toda a oferta de disciplinas e atividades. A idéia é promover a flexibilização do currículo e uma formação interdisciplinar."

Metas para os próximos anos

"Atento ao cenário nacional e internacional em relação ao ensino superior, temos como meta, reforçar a formação geral do estudante e fazer com que ele fique o menor tempo possível na graduação. Para isso foram feitos estudos de adequação de currículos. A partir de agosto já estaremos implementando um novo formato de currículo que dividirá as disciplinas em três categorias: um grupo comum a todos os cursos, independente da área; um grupo de gerais para a formação básica, comuns aos cursos da mesma área do conhecimento; e um grupo de específicas a cada curso, focadas na formação profissional".

"Nos próximos anos vamos redefinir e readequar a estrutura acadêmica e administrativa da Universidade, com a eliminação do figura do "departamento" como instância administrativa. Vamos descentralizar funções e as pró-reitorias passarão a ter um perfil mais estratégico, de planejamento e controle, enquanto que as unidades acadêmicas passam a ter um caráter mais operacional".

"Sobre alterações nos estatutos da Instituição, há dois grupos trabalhando, um no âmbito do Consuni e outro no âmbito do Conselho Diretor da FUCS. Cabe a eles encaminhar propostas para a construção da agenda de transição. E, ainda no decorrer desta gestão, pretendemos definir com clareza as competências do Conselho Diretor da FUCS e da Reitoria. Também é nossa intenção definir, com a participação de toda a comunidade universitária, o processo sucessório na reitoria. Pelos estatutos esta é uma competência do Conselho Diretor, mas a comunidade universitária quer participar, assim como quer discutir a composição do Conselho Diretor da FUCS".

"Dentro das ações voltadas para a auto-avaliação institucional, na segunda quinzena de maio, iremos tornar público o processo de avaliação do desempenho dos docentes de tempos integrais e em 2009 estenderemos essa avaliação a todos os docentes".