Thomas Kesselring lança no Brasil obra, da EDUCS, sobre Jean Piaget.
O filósofo suíço Thomas Kesselring está no Brasil para o
lançamento de sua obra Jean Piaget, que
aborda a vida do grande psicólogo, seu trabalho
científico e a repercussão que teve e ainda tem no
mundo inteiro. Durante o mês de agosto, o autor faz
o lançamento nas cidades de Campinas, Brasília,
Curitiba, Florianópolis, Campo Grande, Cuiabá, Ouro Preto e
Porto Alegre. De 1º a 3 de setembro, ele estará em Caxias
do Sul, e depois segue para Recife, João Pessoa e Fortaleza.
Publicado pela Editora da Universidade de Caxias do Sul, a obra
oferece uma síntese dos mais de 50 livros que Piaget escreveu
durante 50 anos e reconstrói os caminhos da pesquisa
incentivada por Piaget até o
final do século XX. Apesar da sua fama de ser um
especialista na psicologia da criança e na pedagogia,
Piaget não teve formação de psicólogo nem de pedagogo:
doutorou-se em biologia e entusiasmou-se por questões
filosóficas sobre o conhecimento humano. Assim, tentou
reconstruir a gênese das capacidades cognitivas humanas,
partindo das funções biológicas, e examinar com métodos
empíricos as múltiplas epistemologias filosóficas disponíveis.
Dessa forma, sua obra mostra bem mais o caráter de uma
teoria filosófica de que empírica. Esta obra, aliás,
foi enciclopédica e exerce influência nas mais diversas
áreas e disciplinas científicas. Em muitos países ajudou
a revolucionar o sistema de formação.
Jean Piaget, o psicólogo mais conhecido do século XX
depois de Sigmund Freud
O pensamento da criança tem sua própria racionalidade.
Com suas indagações sobre esta forma particular de
racionalidade, sem jamais ter estudado psicologia,
Jean Piaget (1896-1980) tornou-se o psicólogo mais
conhecido do século XX, depois de Sigmund Freud.
Sua obra revolucionou o conhecimento sobre a inteligência
humana. Além disso, influenciou profundamente a pedagogia no
Brasil, bem como em todo o mundo. "O que se ensina à criança,
ela mesma não pode mais inventar ou descobrir". Com essas
palavras, Piaget resumiu a sua principal idéia pedagógica.
Como já o fizera Platão, ao apresentar o mito da caverna,
Piaget descreveu a formação do espírito humano como um
processo que passa por várias reviravoltas. No entanto,
como bem mostrou, não é o educador que leva a criança a fazer
essas reviravoltas, mas a própria criança que produz
as mudanças em sua consciência. É ela mesma quem constrói
o seu próprio saber, por isso do processo da abstração
reflexionante. A obra de Piaget teve muito êxito e também
suscitou muitas críticas. No entanto, boa parte delas
está baseada em mal-entendidos. O núcleo da teoria
piagetiana não foi falsificado nem superado. Ao contrário,
essa teoria mostra indícios claros de ter se tornado
um paradigma fecundo, que favorece múltiplas indagações
até mesmo em novas áreas do conhecimento, como aquela que
trata do desenvolvimento dos sentimentos ou aquela
que indaga pelo sentido da atitude religiosa.
O autor
Thomas Kesselring é filósofo suíço,
formado na Alemanha. Ensina ética, ecologia e
multiculturalidade na Escola Superior de Pedagogia de
Berna (Suíça) e filosofia na Universidade de Berna.
É professor convidado da Universidade de Caxias do Sul (UCS)
e da Universidade Pedagógica em Maputo (Moçambique).
Obras principais: Entwicklung und Widerspruch (Frankfurt, 1981),
DieProduktivität der Antinomie (Frankfurt, 1984),
[[Jean Piaget (Munique, 1999)]], Ethik der Entwicklungspolitik
(Munique, 2003), traduzido para o português: Ética,
política e desenvolvimento humano (Caxias do Sul: Educs 2007),
eHandbuch Ethik für Pädagogen [Manual de ética para pedagogos]
(Darmstadt:Wissenschaftliche Buchgesellschaft, no prelo).
Ficha Técnica
Editora: EDUCS - educs@ucs.br
ISBN: 978-85-7061-475-9
Formato: 21 x 14cm
Páginas: 337
Preço: 32 reais
Texto enviado pela EDUCS
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