Indicador do MEC classifica a UCS, entre as universidades particulares, como a 2ª do Rio Grande do Sul e a 4ª do país.
O Índice Geral dos Cursos da Instituição (IGC), divulgado
pelo
Ministério da Educação no início da semana, classifica
a UCS na 44ª
posição entre as 173 universidades avaliadas no país
e a a oitava no Rio Grande do Sul. Com 313 pontos e
conceito 4, entre as instituições particulares, a UCS é a
segunda universidade entre as gaúchas e a quarta entre
as brasileiras.
O índice é construído com base numa média ponderada dos
conceitos dos cursos de graduação e pós-graduação de
cada instituição. Ao todo, 173 universidades, 131 centros
universitários e
1.144 faculdades isoladas,
integradas e outros tiveram seu IGC divulgado, em valores
contínuos (que vão de 0 a 500) e em faixas (de 1 a 5).
São utilizados no cálculo do IGC a média dos Conceitos
Preliminares de Curso (CPCs) da instituição,
para o conceito da graduação, e o conceito fixado pela CAPES
para a pós-graduação stricto sensu. A média dos
conceitos dos cursos
é ponderada, de acordo com o número de matrículas dos alunos
entre os diferentes níveis de ensino (graduação, mestrado e
doutorado). O indicador é um novo índice implantado pelo
MEC para avaliação das IES. Para esta primeira
divulgação do IGC, foram utilizados os CPCs referentes
ao ENADE (de 2005 a 2007) e a nota da CAPES da avaliação
do triênio 2004-2006. Para a ponderação das
matrículas da graduação, foram usados os dados dos
Censos da Educação Superior
de 2005 e de 2006.
"Este resultado coloca a UCS numa posição de
destaque no estado e no país e reflete o esforço da
Instituição em manter uma regularidade das avaliações
dos cursos de graduação e
a qualidade dos programas de pós-graduação.
É uma vitória para a UCS que deixa a comunidade
universitária satisfeita e orgulhosa",
observa a pró-reitora de Graduação, professora Nilva Rech
Stedile.
Várias ações, de acordo com a pró-reitora,
estão sendo desenvolvidas na busca da melhoria da qualidade
dos processos de
ensino e aprendizagem. Um dos pontos fortes, explica a
pró-reitora,
é a reestruturação de todos os currículos, dos projetos
de curso da Universidade. Isso já está
sendo implementado em vários cursos e até 2010 todos
passarão por essa inovação curricular.
A pró-reitora também destacou as ações empreendidas pela
Instituição
na qualificação pedagógica dos docentes. "Nós temos certeza
que o fazer
pedagógico é decisivo para a qualidade do ensino
oferecido pela
Instituição e precisamos aprimorá-lo constantemente,
no sentido de maximizar a aprendizagem do acadêmico, facilitando
ao máximo o seu desenvolvimento".
Outra diretriz apontada pela pró-reitora é melhoria da
infra-estrutura de ensino, pesquisa e extensão. "Quanto
mais o estudante puder participar de projetos de pesquisa, por
exemplo, mais ele terá oportunidades para qualificar
sua aprendizagem". E essas melhorias, salienta a pró-reitora,
podem ser percebidas na biblioteca e
nos laboratórios, por exemplo. Neste ano, a UCS estará
próxima de ter um milhão
de exemplares no seu sistema de bibliotecas. Este é um
dado que coloca a biblioteca da UCS entre as melhores do país.
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